Atualmente abandonado em um desmanche, foi apresentado pela Volvo em 2009, na maior feira dedicada a negócios de Transporte e Mobilidade Urbana da América Latina (Transpublico), como mais uma opção para ônibus urbanos articulados,
A Carroceria utilizada para o conjunto geral do veículo é do fabricante Caio, modelo Mondego LA piso baixo com chassi Volvo, modelo B360S.
Sua principal característica era o motor colocado no primeiro vagão em posição vertical que gerava potência máxima de 360cv ao veículo e era equipado com transmissão automática ZF de 6 marchas.
Um dos principais pontos negativos do veículo, é o excessivo calor próximo a região do motor, que invade todo o interior do ônibus e causa desconforto à grande parte das pessoas a bordo do veículo.
Ainda que tenha operado em várias cidades ou regiões diferentes, aparentemente o veículo nunca chegou a ser de outro dono senão a própria Volvo, que o cedia para realização de testes de avaliação e desempenho e depois o cedia novamente temporariamente para outra empresa.
O veículo rodou comercialmente pelas seguintes cidades:
Campinas
São Paulo
Sorocaba
Londrina
Fortaleza
Operou também no corredor metropolitano ABD, linhas da atual Next (Antiga Metra)
A caranegem superior utilizada na carroceria para acomodação do radiador do motor, chamava muito a atenção e despertava olhares curiosos dos mais variados tipos de pessoas.
O modelo B360S era recheado de tecnologias, mas não emplacou em vendas na versão articulado, foram poucos veículos observados com operação comercial desse tipo de chassi da Volvo.
A versão biarticulada do modelo, teve algumas unidades comercializadas para a cidade de São Paulo, mas que já foram descontinuadas do sistema.
Compartilhe esse Post com pessoas próximas e comente o que achou da nova identidade visual da empresa com pintura de base prateada.
Obrigado por sua visita.
Veja nossas categorias: Clássicos, Guias, Novidades, Ônibus a venda, e muito mais assuntos.
Conheça nosso canal do Youtube