O Ciferal Citmax foi um dos modelos que marcaram a história da indústria de ônibus no Brasil. Lançado em 2003, teve um curto ciclo de vida comparado a outras carrocerias e foi descontinuado em 2008 pela Marcopolo.
A conceito da Carroceria do Ciferal Citmax, foi idealizada em um período em que a Marcopolo já havia assumido o controle da fábrica da Ciferal no Rio de Janeiro, o Citmax se destacou no segmento urbano especialmente por ser uma carroceria leve e de fácil condução para trânsito urbano.
A União entre parte da tradição ainda remanescente da Ciferal e os novos conceitos que estavam sendo implementados pela Marcopolo, trouxe ao mercado um modelo que atendia as necessidades do transporte coletivo em várias cidades brasileiras.
Características Gerais do Ciferal Citmax
O Citmax foi projetado para ser um veículo de fácil manutenção, robusto, e adequado para o tráfego intenso dos centros urbanos. Algumas de suas principais características incluíam:
- Estrutura Leve e Resistente: O chassi leve ajudava a melhorar a eficiência do combustível, ao mesmo tempo em que oferecia durabilidade em condições de uso intenso. A carroceria foi construída com materiais leves e resistentes à corrosão, garantindo uma maior vida útil, especialmente nas cidades litorâneas, onde a maresia é um problema comum.
- Conforto e Capacidade: O interior do Ciferal Citmax foi desenvolvido para ser simples e permitir bom fluxo de passageiros. O modelo acomodava até 90 passageiros, dependendo da configuração, e oferecia assentos anatômicos, espaços bem planejados para circulação interna e uma boa ventilação, sendo ideal para cidades de climas mais quentes.
- Design Moderno: O visual do Ciferal Citmax foi pensado para ser moderno e funcional. A frente era limpa e bem achatada, transmitindo uma imagem de agilidade e eficiência.
- Painel e Cabine: Para os motoristas, o painel do Ciferal Citmax foi desenhado para ser ergonômico, com todos os comandos de fácil acesso. A cabine também foi pensada para proporcionar maior visibilidade, reduzindo os pontos cegos e aumentando a segurança nas vias urbanas.
- Chassis e motorização: O modelo foi desenvolvido para montagem apenas com chassis de motor dianteiro, tendo sido montado principalmente nos modelos Mercedes Benz OF-1417, OF-1418 e OF-1722M.
Conheça a Loja do Clube do Ônibus
CONHEÇA AGORA NOSSA LOJAO Contexto da Aquisição da Ciferal pela Marcopolo
Em 2001, a Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil e do mundo, adquiriu a Ciferal, que já tinha um legado significativo no setor de ônibus. A fábrica da Ciferal, situada no Rio de Janeiro, manteve sua operação sob o nome de Ciferal Indústria de Ônibus Ltda., mas com o controle acionário da Marcopolo. A partir dessa aquisição, a produção de ônibus na planta carioca começou a se alinhar com os padrões da Marcopolo, incorporando tecnologias e processos avançados.
O modelo Ciferal Turquesa, em suas últimas unidades chegou a ser produzido com as características gerais internas dos ônibus Marcopolo, mas foi descontinuado no ano seguinte após a incorporação da Ciferal pela Marcopolo.
Foi nesse cenário que o Ciferal Citmax foi desenvolvido, consolidando a integração entre as duas empresas e a expertise em atender o mercado urbano. O modelo surgiu como uma resposta à crescente demanda por veículos de transporte coletivo eficientes, com maior capacidade e conforto para os passageiros, mas mantendo a simplicidade e a durabilidade características dos produtos Ciferal.
Marcopolo Torino segue Legado do Ciferal Citmax
Com o passar dos anos, a Marcopolo continuou a evoluir seus modelos urbanos, incorporando inovações tecnológicas e novos designs. O Citmax, embora não seja mais produzido, abriu caminho para uma nova geração de ônibus urbanos que se beneficiaram da experiência adquirida com o suas características, especialmente o Marcopolo Torino.
O legado do Citmax pode ser visto até hoje em diversas cidades brasileiras, onde algumas unidades continuam em operação, mesmo após anos de uso intenso.
O Citmax teve uma recepção muito positiva no mercado, especialmente no segmento de transporte urbano. Muitas empresas de transporte adotaram o modelo por sua versatilidade e confiabilidade, e ele foi visto nas ruas de grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Acarajú e muitas outras cidades.
Além disso, o Citmax também foi utilizado em frotas de transporte escolar e em serviços de fretamento urbano rural. Sua robustez e a facilidade de manutenção o referenciaram como uma escolha barata para diversas aplicações.
A História da Ciferal e os Ícones Dinossauro da Viação Cometa
A Ciferal (Companhia Industrial de Ferro e Alumínio) foi uma das fabricantes de carrocerias de ônibus mais respeitadas no Brasil, com uma trajetória que se estendeu por décadas, marcada por inovações e a criação de modelos icônicos. Fundada em 1955 no Rio de Janeiro por Italo Mazzilli, a Ciferal tinha como foco inicial a produção de carrocerias para ônibus e veículos de transporte coletivo.
Ao longo dos anos, a empresa se consolidou como uma das principais fornecedoras de ônibus no país, e uma de suas criações mais notáveis foi a linha de ônibus apelidada de “Dinossauro”, desenvolvida especialmente para a Viação Cometa.
O Contexto da Fundação e Crescimento da Ciferal
Desde o início, a Ciferal buscou se diferenciar no mercado brasileiro de ônibus através da inovação e da qualidade de seus produtos. A empresa começou com carrocerias em aço e, posteriormente, foi uma das pioneiras no uso de alumínio, que proporcionava uma carroceria mais leve e resistente, ideal para o transporte de passageiros em longas distâncias.
Nos anos 1960 e 1970, a Ciferal se destacou pela parceria com grandes empresas de transporte rodoviário no Brasil, principalmente a Viação Cometa, que na época era uma das maiores e mais influentes operadoras do país. Essa parceria resultou no desenvolvimento de alguns dos ônibus mais memoráveis da época, incluindo os famosos “Dinossauros”.
Os Dinossauros da Viação Cometa
Os ônibus conhecidos como Dinossauros foram desenvolvidos pela Ciferal em conjunto com a Viação Cometa e ficaram marcados por sua imponência e estilo único. Esses ônibus foram inspirados em modelos americanos de longa distância e representavam o auge do transporte rodoviário de luxo no Brasil durante as décadas de 1960 e 1970.
Os Dinossauros ganharam esse nome por sua aparência robusta e tamanho superior ao dos ônibus convencionais. Eles eram conhecidos pela robustez e leveza da carroceria. O modelo se tornou um verdadeiro ícone das estradas brasileiras e é lembrado lembrado até hoje por empresários e entusiastas.
Conheça a Loja do Clube do Ônibus
CONHEÇA AGORA NOSSA LOJACiferal GLS Bus o último Urbano 100% Ciferal
Podemos dizer que o GLS Bus foi o antecessor de maior sucesso do Ciferal Citmax, sendo um modelo de ônibus urbano produzido pela Ciferal entre 1994 e 1998. Podemos ainda considerar como o último modelo de relevância 100% produzido pela marca antes da incorporação pela Marcopolo, sendo projetado para atender as necessidades do transporte coletivo em grandes centros urbanos, oferecendo uma combinação de durabilidade e eficiência.
Com um design funcional, o GLS Bus era conhecido por sua robustez e por suportar o uso intensivo típico do tráfego nas cidades.
O modelo se destacou em uma época em que as cidades estavam em franca expansão, tendo sua maior característica, a capacidade de acomodar um grande número de passageiros sem “torcer” a carroceria. O GLS Bus podia ser montado sobre diferentes tipos de chassis, fossem com motor dianteiro, central ou motor traseiro.
Modelos de sucesso da Ciferal
Com exceção ao Dinossauro, GLS Bus e ao próprio Ciferal Citmax, a fabricante nunca esteve voltada para produção de carrocerias de ônibus em larga escala, mas dentre as carrocerias de sucesso da marca, podemos citar os modelos:
- Cisne
- Dinossauro
- Flecha de Prata
- GLS Bus
- Líder
- Minimax
- Padron Alvorada
- Padron Cidade I
- Padron Cidade II
- Padron Rio
- Papo Amarelo
- Tapajós
- Tocantins
- Turquesa
Considerações Finais sobre o Ciferal Citmax
O Ciferal Citmax foi um modelo que marcou a transição da Ciferal para o controle da Marcopolo, representando o início de uma nova fase na produção de ônibus urbanos no Brasil. Sua combinação de robustez, acessibilidade e design moderno o tornaram um dos veículos mais populares em sua categoria. Até hoje, ele é lembrado como um símbolo de eficiência e inovação no transporte coletivo.
Embora não esteja mais em produção, o Citmax deixou um legado importante para a indústria de ônibus brasileira, influenciando futuros desenvolvimentos e estabelecendo novos padrões para o transporte urbano. Seja pela sua longevidade nas frotas ou pelo impacto que teve no setor, o Ciferal Citmax é um exemplo do que acontece quando tradição e inovação se encontram.
Conheça a Loja do Clube do Ônibus
CONHEÇA AGORA NOSSA LOJACompartilhe com seus amigos esse conteúdo sobre o Ciferal Citmax com seus amigos.
Obrigado pela visita e boa viagem.
Veja nossas categorias: História, Ajuda, Novidades, Ônibus a venda, e muito mais assuntos.
Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube