Pular para o conteúdo

CAIO Apache S21. O Sucessor do Lendário CAIO Alpha

    Caio Apache S21 Curitiba

    Lançado em 1999 e produzido até 2007, o CAIO Apache S21 foi um simpático modelo de ônibus urbano no portfólio da Caio Induscar, sucedendo o Caio Alpha e tendo a referência como um modelo eficiente da nova era da CAIO, quando se tornou CAIO Induscar.

    O nome Apache S21 tem dois signifcados:

    O nome “Apache” foi adotado pela fabricante para fazer referência direta à força, resistência e agilidade, características atribuídas ao povo Apache, um grupo indígena da América do Norte.

    Conhecidos por suas táticas de sobrevivência e notável habilidade em enfrentar desafios no ambiente hostil do deserto, os Apaches se tornaram um símbolo de resiliência e coragem.

    Ao associar o nome a sua linha de ônibus urbanos, a CAIO buscou transmitir esses mesmos atributos de robustez, durabilidade e eficiência em seus veículos, projetados para enfrentar as exigências do transporte urbano, garantindo desempenho, confiabilidade e conforto aos passageiros.

    Muitos comentam que o sufixo “S21” traz a referência ao século 21, visto que o modelo foi lançado na transição que marcava o final do século 20 ao início do século 21.

    O Caio Apache S21 é lembrado por seu design simples e funcional, um dos motivos de sua durabilidade e popularidade, especialmente em grandes centros urbanos.

    Ele representou a continuidade de uma tradição de qualidade, herdando o sucesso do Caio Alpha e abrindo o caminho para o Caio Apache VIP, que se tornou um dos modelos mais vendidos da empresa e é produzido até os dias atuais.

    Caio Apache S21 Traseira Curitiba
    Caio Apache S21 Articulado
    Versão do modelo com motor central Volvo
    Chassi B12M articulado

    Conheça a Loja do Clube do Ônibus

    Loja do Clube do Ônibus Camiseta Caio Alpha, CMA Flecha Azul
    CONHEÇA AGORA NOSSA LOJA

    Caio Apache S21 Estrutura Externa e Revestimentos

    Externamente, o Apache S21 manteve as linhas retas e simples que já eram uma característica da marca nos anos 90, mas com melhorias em termos de redução de peso e facilidade de manutenção que foram pontos marcantes do modelo.

    Novos materiais de revestimento foram aplicados, resultando em um veículo mais leve e com menor propensão à corrosão. Isso foi importante para garantir a longevidade das frotas das empresas em cidades com condições climáticas adversas, como alta umidade e exposição intensa ao Sol.

    Além disso, a carroceria oferecia revestimentos mais resistentes nos balaústres e forros internos, que facilitavam a limpeza e a manutenção, sendo uma melhoria que ainda se vê em alguns modelos atuais da fabricante.

    Caio Apache S21 Novas Poltronas e Conforto Interno

    Outra grande inovação do Apache S21 foi a introdução de novas poltronas, desenhadas para oferecer maior conforto aos passageiros. As poltronas eram mais ergonômicas, proporcionando uma experiência mais agradável para o transporte urbano, que frequentemente envolve longos períodos de viagem em tráfego pesado.

    A Caio Induscar também introduziu novos revestimentos para os assentos, mais resistentes ao desgaste, aumentando a durabilidade interna do veículo.

    Essas melhorias no interior não apenas aumentaram o conforto dos passageiros, mas também reduziram os custos operacionais para as empresas de transporte, uma vez que a manutenção e a substituição dos materiais de revestimento eram menos frequentes.

    Caio Apache S21 Versões com Motor Dianteiro, Traseiro e Articulado

    Embora a maioria dos Apache S21 fosse fabricada com motor dianteiro, devido à sua ampla adoção em sistemas de transporte urbano, a Caio também montava o modelo em versões com motor traseiro para operadoras que necessitavam de ônibus com essas características.

    A CAIO ainda disponibilizou ao longo da jornada a versão SC (Série Compacta) e a versão STD (Standard) que traziam altura ainda menor da carroceria (75mm) e na versão STD o frotista tinha à disposição, o chamado básico do básico para operação de ônibus urbano.

    Caio Apache 21 SC (Série Compacta)
    Versão mais baixa que o S21 convencional

    Sucessão e Importância do Caio Alpha

    O Caio Alpha, lançado antes do Apache S21, foi um dos modelos de relativo sucesso na CAIO, mas o pouco produção (04 anos) “1995-1999”, deixou uma lacuna sobre como seria o caminho da CAIO ao se trasnformar em CAIO Induscar. O Alpha tinha um design inovador para a época, com linhas redondas e marcantes e era muito diferente de seu antecessor o CAIO Vitória e também muito diferente do seu principal concorrente, o Marcopolo Torino.

    Quando o CAIO Apache S21 foi lançado, a CAIO remodelou por completo seu conceito urbano e optou por linhas mais retas e simplificadas no S21. O CAIO Apache S21 trouxe melhorias em termos de conforto, ergonomia e eficiência, consolidando-o como um modelo de entrada com grande sucesso no mercado.

    O Sucesso do Caio Apache VIP

    Após o Apache S21, a Caio Induscar lançou o Caio Apache VIP, que rapidamente se tornou um dos ônibus urbanos mais populares do Brasil. Com base na experiência adquirida com o Apache S21, o Apache VIP trouxe inovações ainda mais significativas, especialmente em termos de design universal e peças que podiam ser aproveitadas no CAIO Millennium e vice versa.

    Ainda que o Apache VIP fosse um modelo produzido em paralelo com o S21, a CAIO manteve o projeto do S21 como um modelo de entrada e com construção mais simplificada, posteriormente lançando o S22 (2007 – 2011) para dar continuidade ao seu produto de entrada no segmento de ônibus urbano.

    Pouco tempo depois, o S22 foi descontinuado e a CAIO manteve apenas o Apache VIP como opção para os empresários de ônibus do segmento urbano, podendo o Apache VIP receber acabamentos mais simples ou até mesmo redução no tamanho da altura da carroceria, atendendo a todos os tipos de pedidos, desde os mais robustos, aos mais econômicos.

    O Impacto do Caio Apache S21 no Mercado de Ônibus

    O lançamento do Caio Apache S21 trouxe um desafio para a “Nova CAIO Induscar” que precisava oferecer soluções de transporte com uma excelente relação custo-benefício para empresas de ônibus, ao mesmo tempo que pudesse ser um produto rentável e com bom valor agregado em termos de produção.

    A resistência estrutural e a facilidade de manutenção também foram fatores importantes que contribuíram para o sucesso desse modelo. Muitos CAIO Apache S21 continuaram em operação por anos após o fim de sua produção, demonstrando a durabilidade e a longevidade que a Caio buscava com esse modelo.

    Destaques do Apache S21

    • Lançamento: 1999
    • Término da produção: 2007
    • Sucessor: Caio Apache S22
    • Características: Novas poltronas, revestimentos, opções de motor dianteiro, traseiro e articulado
    • Contribuição: Início da jornada da Caio Induscar como referência no mercado de ônibus urbanos

    Conheça a Loja do Clube do Ônibus

    Loja do Clube do Ônibus Camiseta Caio Alpha, CMA Flecha Azul
    CONHEÇA AGORA NOSSA LOJA

    Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos esse artigo sobre o Caio Apache S21. Obrigado pela visita.

    Veja nossas categorias: HistóriaAjudaNovidadesÔnibus a venda, e muito mais assuntos.

    Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube

    Siga o Clube do Ônibus no Instagram e Facebook

    2 comentários em “CAIO Apache S21. O Sucessor do Lendário CAIO Alpha”

    1. Pingback: Caio Alpha. Sucessor do Caio Vitória e Ícone dos anos 90

    2. Pingback: Caio Apache VIP: O Ônibus Urbano Mais Vendido do Brasil

    Deixe um comentário