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Max Tour Assume Operação de Linhas Rodoviárias no Sul de Minas, Substituindo o Expresso Gardênia

    Expresso Gardenia Belo Horizonte Pouso Alegre

    O Expresso Gardenia deixará de operar várias linhas intermunicipais no estado de Minas Gerais.

    A empresa Max Tour Fretamentos e Turismo, assumirá a operação, a mudança ocorre após autorização judicial, que faz parte do processo de recuperação judicial da Gardênia, empresa que enfrenta dificuldades financeiras desde 2020. A transferência também inclui outra empresa, a SC Minas, do Grupo Santa Cruz.

    Para atender às novas rotas, a Max Tour adquiriu uma frota de 10 ônibus zero quilômetro com carroceria Marcopolo, com o objetivo de oferecer um serviço mais moderno e eficiente aos passageiros.

    Segundo Claudio Moreira, CEO do Grupo Mimo, “essa mudança marca um salto na qualidade dos serviços, com uma frota significativamente mais nova e bem equipada.

    ” A empresa espera melhorar a experiência de viagem dos usuários, que há tempos enfrentam problemas com a frota defasada da Gardênia.

    Ônibus Max Tour no lugar do Expresso Gardenia
    A Max Tour vem investindo em aumento de frota e novos ônibus

    Expresso Gardenia Linhas Transferidas para a Max Tour

    As linhas que passarão para a Max Tour, após aprovação final da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) do Governo de Minas Gerais, incluem:

    • Prefixo 1075: Belo Horizonte/MG x Poços de Caldas/MG
    • Prefixo 1119: Belo Horizonte/MG x São Sebastião do Paraíso/MG
    • Prefixo 1050-1: Belo Horizonte/MG x Passos/MG
    • Prefixo 1050: Belo Horizonte/MG x Cássia/MG

    A decisão foi autorizada pela juíza substituta Cláudia Helena Batista, da 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, em setembro de 2024.

    A aprovação é vista como um passo positivo na reestruturação do transporte intermunicipal em Minas Gerais, que tem enfrentado problemas de regularidade e conservação da frota desde o agravamento da situação financeira da Gardênia.

    Como fica o transporte Intermunicipal em Minas Gerais

    A transferência das linhas para a Max Tour e a SC Minas visa solucionar as dificuldades que a Expresso Gardênia vinha enfrentando. O Expresso Gardenia teve várias de suas linhas suspensas pela Seinfra em 2024, após a realização da “Operação Ponto Final”, que identificou problemas como atrasos e falta de manutenção nos veículos. Como medida de reestruturação, a Gardênia está em processo de venda de ativos e de alienação de rotas para outras empresas, a fim de saldar dívidas e melhorar sua situação financeira.

    Claudio Moreira, da Max Tour, acredita que a experiência do Grupo Mimo no setor de transportes e a renovação da frota trarão um impacto positivo para os passageiros, promovendo um serviço de maior qualidade e segurança. Além disso, a Max Tour conta com uma ampla experiência em fretamento, oferecendo serviços para diversos setores, como indústrias, mineradoras e empresas de logística.

    Impactos para os Usuários dos Ônibus em Minas Gerais

    Para os passageiros que utilizam as rotas do Expresso Gardênia entre Belo Horizonte e as cidades do Sul de Minas, essa mudança representa um alívio e uma esperança de melhoria nos serviços, algo essencial para a qualidade de vida e a mobilidade dos mineiros.

    Expresso Gardênia: Um Triste Capítulo Final

    A Expresso Gardenia, empresa com décadas de atuação no transporte intermunicipal em Minas Gerais, enfrenta um desfecho desafiador e incerto.

    Desde 2020, a empresa está em recuperação judicial, mas sua situação financeira se deteriorou ainda mais nos últimos anos, agravada por problemas de gestão, manutenção deficiente da frota e descumprimento de horários. Esses fatores culminaram na suspensão de várias de suas linhas pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) de Minas Gerais.

    A situação do Expresso Gardenia chegou ao limite em abril de 2024, quando a Seinfra determinou a paralisação de várias rotas intermunicipais operadas pela empresa.

    A ação foi parte da “Operação Ponto Final”, que revelou um quadro preocupante de irregularidades, incluindo ônibus em más condições de conservação e atrasos frequentes. Esse cenário forçou a empresa a buscar alternativas para manter-se no mercado e cumprir seus compromissos financeiros, incluindo a venda de ativos e o arrendamento de suas rotas.

    Como medida extrema, a Justiça autorizou o Expresso Gardenia a transferir algumas de suas linhas para outras operadoras, na tentativa de assegurar a continuidade do serviço aos passageiros que dependem dessas rotas.

    A decisão foi tomada pela juíza Cláudia Helena Batista, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, que, em setembro de 2024, aprovou a transferência de linhas para as empresas Max Tour, do Grupo Mimo, e SC Minas, do Grupo Santa Cruz.

    Ônibus Expresso Gardenia péssimo estado de conservação
    Ultimamente, a frota da Gardenia já demonstrava estar mal cuidada e oferecendo riscos
    Os acidentes e problemas mecânicos se tornaram rotina no Expresso Gardenia

    Transferência de Linhas e o Futuro do Transporte em Minas Gerais

    A Max Tour, uma das empresas que assume as rotas da Gardênia, já iniciou a transição, adquirindo novos ônibus e investindo em melhorias para atender as rotas de Belo Horizonte a cidades do Sul de Minas, como Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Passos e Cássia. Com isso, os passageiros podem esperar um nível de serviço superior, após anos de dificuldades enfrentadas com a Gardênia.

    Essa transferência de operações simboliza não apenas um marco na história da Gardenia, mas também o fim de uma era para seus colaboradores e usuários, que acompanharam o lento declínio da empresa. Em seu auge, a Gardenia foi uma referência no transporte rodoviário intermunicipal, conectando diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo. Entretanto, problemas internos e a incapacidade de adaptar-se às demandas de qualidade e pontualidade selaram seu destino.

    Impacto Social e o Fim de uma História

    A crise do Expresso Gardenia não se restringe ao impacto no transporte. A empresa precisou demitir centenas de funcionários em Minas Gerais, reduzindo sua equipe de cerca de 500 para pouco mais de 300. Esse corte afeta diretamente a vida de muitas famílias e deixa uma lacuna no setor de transporte, antes ocupada pela tradicional empresa.

    O Expresso Gardenia agora enfrenta um cenário de desmembramento, onde outras empresas assumem suas rotas e tentam restaurar a confiança dos passageiros.

    A transição representa um capítulo final melancólico para uma marca que já foi sinônimo de confiança e eficiência no transporte rodoviário, mas que não conseguiu acompanhar as exigências de modernização e qualidade impostas pelo mercado.


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