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Marcopolo Nomade. A Aposta da Marca Para Faturar ALTO

    Marcopolo Motorhome

    O Marcopolo Nomade é a mais nova aposta da maior fábrica de ônibus do Brasil, a Marcopolo, que busca expandir seu horizonte no setor de mobilidade com uma decisão estratégica: , uma divisão focada exclusivamente no mercado de motorhomes.

    Alinhada ao seu propósito de se tornar uma provedora de soluções completas para transporte e mobilidade, a Marcopolo através do Marcopolo Nomade enxerga no motorhome uma oportunidade de fortalecer sua presença em um segmento de alto valor agregado, tanto no Brasil quanto na América Latina.

    Esse movimento representa mais que uma simples diversificação; ele ilustra uma visão arrojada de futuro, onde a empresa busca maximizar lucros através de veículos sofisticados e com forte apelo ao consumidor final.


    O Mercado de Motorhomes no Brasil

    O mercado de motorhomes no Brasil ainda é incipiente se comparado ao de mercados maduros, como a Europa e os Estados Unidos, onde as vendas anuais de veículos deste tipo são significativamente maiores.

    Estima-se que, enquanto no Brasil são comercializados cerca de quatro mil motorhomes por ano, na Europa esse número chega a 140 mil unidades, e nos Estados Unidos, a 50 mil unidades.

    No entanto, o crescente interesse do brasileiro por experiências de viagem mais autênticas e conectadas à natureza está impulsionando o setor, que movimentou mais de R$ 1,5 bilhão em 2023, com um crescimento expressivo de 30% em relação ao ano anterior e com cada vez mais adeptos pelo Brasil afora.

    É nesse contexto que a Marcopolo pretende aproveitar sua expertise em fabricação e assistência técnica para oferecer produtos exclusivos, projetados especificamente para esse nicho com maior valor agregado.

    Ao invés de competir em um mercado saturado de veículos mais simples e de menor valor, a empresa está investindo em um nicho premium, onde cada venda representa uma margem de lucro substancialmente mais alta.

    A divisão Marcopolo Motorhome surge como uma resposta à crescente demanda por veículos projetados exclusivamente para o campismo e o caravanismo, atendendo o consumidor que prefere um motorhome de fábrica, em vez de adaptações feitas a partir de ônibus usados.

    Galeria de Imagens – Marcopolo Motorhome
    Marcopolo Motorhome
    Marcopolo Motorhome
    Marcopolo Motorhome
    Marcopolo Motorhome
    Marcopolo Nomade
    Marcopolo Nomade
    Marcopolo Nomade
    Marcopolo Nomade



    Marcopolo em processo de Transformação

    Nos últimos anos, a Marcopolo tem se transformado de uma fabricante tradicional de ônibus para uma provedora de soluções de mobilidade, investindo em inovação e tecnologia de ponta para oferecer produtos que vão além do transporte convencional que estamos habituados.

    “A experiência e tecnologia desenvolvidas ao longo dos 75 anos como fabricante de ônibus foram fundamentais para a criação da Marcopolo Motorhome e são um importante diferencial competitivo”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

    Essa mudança de foco é claramente observada na escolha de expandir seu portfólio para o mercado de motorhomes, onde a confiabilidade e o suporte técnico são diferenciais decisivos.

    Para João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo, a nova divisão reforça o posicionamento da marca como uma referência em inovação e excelência.


    Alto Valor Agregado Marcopolo Nomade

    O movimento estratégico da Marcopolo para o segmento de motorhomes não é isolado. A empresa já demonstrou seu interesse em modelos de maior valor agregado com o sucesso dos Ônibus Double Decker, que oferecem experiências de transporte premium e são um dos produtos mais lucrativos da marca.

    Assim como os motorhomes, os Ônibus Double Decker atendem a um público específico, disposto a investir mais em conforto e sofisticação.

    A produção de veículos como esses permite que a Marcopolo mantenha uma operação mais enxuta, produzindo “menos”, mas com um valor final mais elevado e sem a necessidade de dispor de um contingente “inchado” de mão de obra para atendimento de uma produção elevada, onde as margens de lucro sempre são muito mais apertadas.

    Essa estratégia visa maximizar a rentabilidade por unidade vendida, reduzindo a necessidade de competir nos segmentos de menor valor, onde as margens são mais estreitas

    Ao focar nesses nichos premium, o Marcopolo Nomade busca um posicionamento de mercado que privilegia a rentabilidade a longo prazo, optando por não competir diretamente em faixas onde o valor agregado é menor, como micro ônibus, ônibus para fretamento ou ônibus urbanos básicos.

    Em vez disso, a empresa direciona sua força produtiva e criativa para um público que valoriza a qualidade e está disposto a pagar mais por um produto que ofereça experiência, segurança e confiabilidade.


    A Expo Motorhome 2024 | Lançamento do Marcopolo Nomade

    Marcando o início dessa nova fase, O Marcopolo Nomade foi apresentado na Expo Motorhome 2024, maior evento do setor na América Latina, que ocorreu entre os dias 13 e 17 de novembro em Pinhais, Paraná.

    Com uma engenharia avançada e design cuidadosamente elaborado, o modelo promete revolucionar o mercado com diferenciais em segurança, conforto e conectividade. Alexandre Cruz, head da Marcopolo NEXT, adiantou que o novo Marcopolo Nomade seria um exemplo de inovação, destacando-se pelos rigorosos padrões de construção e pelas tecnologias de ponta que atendem às demandas dos consumidores mais exigentes.

    “Temos uma forte e avançada área de engenharia que desenvolve produtos de ponta e homologados nos mais rigorosos padrões. Vamos apresentar um modelo de motorhome que vai introduzir o que há de mais moderno em tecnologia e características de segurança, conforto e conectividade”, comenta Cruz.


    O Futuro da Marcopolo: Sofisticação e Rentabilidade

    Parte do foco em veículos com maior agregado como o Marcopolo Nomade e em Ônibus Double Decker ilustra uma visão clara do futuro da Marcopolo: uma empresa que se posiciona como líder em soluções de mobilidade sofisticadas e de alto valor agregado.

    Ao investir em segmentos que oferecem margens de lucro mais altas, a empresa sinaliza uma mudança de foco que poderá impactar suas decisões de produção no longo prazo e que podem impactar no mercado de Ações da Marcopolo perante ao mercado.

    Isso levanta uma questão interessante: será que a Marcopolo, no futuro, irá priorizar ainda mais os veículos premium e sofisticados em detrimento dos modelos mais simples, com menor valor agregado?

    Com essa estratégia, a empresa poderá se consolidar em um mercado menos saturado, onde a concorrência é limitada e os consumidores estão dispostos a pagar mais por qualidade e inovação.

    A Marcopolo visa assegurar um futuro mais rentável e sustentável para seus objetivos e negócios de longo prazo.


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