Curitiba conta com novos ônibus para o sistema interbairros e o sistema intermunicipal de Pinhais a partir do final de 2024.
O sistema de transporte coletivo de Curitiba segue em constante evolução, agora com a chegada dos novos ônibus articulados Marcopolo Torino, montados sobre o chassi Mercedes Benz O-500MA com Tecnologia Euro 6.
Os novos veículos avistados recentemente, foram inicialmente destinados à duas empresas da região: a Auto Viação São José dos Pinhais e a Expresso Azul, cada uma com papéis distintos no sistema de transporte metropolitano e municipal.
Previsão de Renovação da Frota em Curitiba para 2024
A cidade de Curitiba prevê uma significativa renovação em sua frota de transporte coletivo em 2024, com previsão de 187 novos veículos distribuídos entre diferentes consórcios. Cada consórcio receberá modelos específicos para atender às variadas necessidades das linhas municipais diretas, expressas e interbairros.
Consórcio Pontual – 58 Veículos
Os veículos planejados para o Consórcio Pontual:
- Caio Millennium B320R – Linha Direta
- Caio Millennium O500MA – Intercambiável
- Marcopolo Torino B320R – Linha Direta
- Marcopolo Torino O500M – Linha Direta
- Marcopolo Torino O500MA – Intercambiável
Consórcio Transbus – 59 Veículos
O Consórcio Transbus, as unidades previstas são para o sistema direto, interbairros e Expresso com os seguintes modelos:
- Caio Millennium O500MDA – Expresso
- Caio Millennium B320R – Linha Direta
- Caio Millennium O500MA – Interbairros
- Caio Millennium O500MA – Intercambiável
- Marcopolo Torino B320R – Linha Direta
- Marcopolo Torino O500MA – Intercambiável
- Marcopolo Torino O500MA – Interbairros
Consórcio Pioneiro – 70 Veículos
Para o Consórcio Pioneiro, as unidades previstas são para o sistema direto, intercambiável e Expresso com os seguintes modelos:
- Marcopolo Torino O500MA – Intercambiável
- Caio Millennium O500MA – Intercambiável
- Marcopolo Viale Express O500MDA – Expresso
- Marcopolo Torino B320R – Linha Direta
- Caio Millennium B320R – Linha Direta
- Caio Millennium O500MA – Intercambiável
- Caio Millennium O500M – Linha Direta
- Marcopolo Torino O500M – Intercambiável
Características dos Novos Veículos para 2024
Segundo informações preliminares, a renovação da frota incluirá veículos com as seguintes especificações:
- 10 Veículos “Padron”
- 106 Veículos para Linha Direta
- 59 Veículos Articulados de 18 metros – Intercambiável e Interbairros
- 12 Veículos Articulados de 20 metros – Expresso
Diferentes Operações, Um Objetivo Comum
A Auto Viação São José dos Pinhais, conhecida por seus serviços intermunicipais metropolitanos, conecta Curitiba e a região de São José dos Pinhais, oferecendo uma alternativa de mobilidade para quem transita entre esses pontos diariamente.
Já a Expresso Azul, que concentra suas operações no transporte municipal de Curitiba, está prevista para utilizar essas novas unidades nas linhas alimentadoras e interbairros da cidade.
Tecnologia Mercedes Benz no Marcopolo Torino
Esses novos ônibus articulados são equipados com o chassi Mercedes Benz O-500MA, um modelo amplamente utilizado em operações de alta demanda e conhecido pela robustez e eficiência.
A versão Euro 6 atende aos padrões mais modernos de controle de emissões, contribuindo para um transporte mais sustentável. Com a carroceria Marcopolo Torino, os veículos oferecem um ambiente interno espaçoso e confortável, projetado para suportar o grande fluxo de passageiros nas linhas alimentadoras e interbairros.
Ficha técnica Mercedes Benz O-500MA 2938 Euro 6
Chassi 6×2 Articulado de piso alto para uso urbano
- Motor: MB OM 460 LA (Proconve P-8 / Euro 6)
- Cilindros: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
- Potência: 381 cv (280 kW) a 1.600 rpm
- Transmissão Automática ZF ECOLIFE AP 2020 B, com retarder incorporado (6 marchas)
- Torque máximo: 1.900 Nm (193,7 mkgf) a 1.100 rpm
- Velocidade máxima: 84km/h (com limitador a 60km/h)
- Capacidade de passageiros até 173
- Quantidade de assentos até 48
Avanço na Mobilidade Urbana de Curitiba
A introdução desses novos ônibus nas linhas municipais e metropolitanas de Curitiba é um reflexo do compromisso contínuo da cidade com a modernização e eficiência do sistema de transporte.
Ao adotar veículos com tecnologia Euro 6, Curitiba reforça seu papel como líder em mobilidade urbana sustentável, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
Um Sistema Integrado e Referência em Transporte Público
O sistema de transporte de Curitiba, pioneiro com o modelo BRT (Bus Rapid Transit) desde os anos 1970, mantém sua posição de destaque com a renovação constante da frota e a incorporação de novas tecnologias.
A Auto Viação São José dos Pinhais e a Expresso Azul são exemplos de empresas locais comprometidas com essa visão de mobilidade integrada, proporcionando conexões eficazes tanto no transporte metropolitano quanto no municipal.
Essa atualização da frota, com os novos ônibus articulados Marcopolo Torino, reafirma a posição de Curitiba como um modelo de transporte público eficiente, sustentável e em constante aprimoramento, beneficiando os passageiros e colocando a cidade na vanguarda da mobilidade urbana.
O Desafio dos Ônibus Elétricos e o Futuro da Mobilidade em Curitiba
Enquanto Curitiba avança com a modernização de sua frota de ônibus a diesel, surge um questionamento relevante: por que a cidade ainda não adotou os ônibus elétricos em larga escala?
Embora os motores Euro 6 representem uma redução significativa nas emissões de poluentes, eles ainda dependem do diesel, um combustível que, mesmo em menores quantidades, libera partículas tóxicas no ar.
Essas partículas afetam a qualidade de vida da população, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, onde o transporte coletivo é muito utilizado e dependente do ônibus, já que a região não conta com sistema de metrô.
A verdade é que, apesar de os ônibus elétricos estarem no radar da prefeitura de Curitiba, a cidade, assim como a maioria das grandes cidades brasileiras, ainda não oferece o mínimo de infraestrutura para operação desse tipo de veículo de forma mais ampla.
A infraestrutura necessária para recarregar e manter uma frota elétrica é complexa e requer um investimento considerável, que inclui desde a preparação elétrica geral nas garagens, instalação de estações de recarga até o treinamento especializado das equipes de manutenção.
A transição para ônibus elétricos representa um avanço desejável e necessário, mas esbarra em desafios técnicos, políticos e financeiros.
Mas essa escolha deveria ser vista como uma solução temporária, para atender as limitações atuais, o problema é que no Brasil, gasta-se em demasiado para assuntos de interesses de curto prazo e de forma escassa para assuntos de longo prazo.
Ainda que o caminho atual seja “continuar” a renovação com ônibus a diesel, é essencial que Curitiba e outras cidades brasileiras trabalhem para que o futuro do transporte público seja, de fato, mais limpo e sustentável.
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