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Busscar: A Jornada de Uma Lenda das Carrocerias de Ônibus no Brasil

    Ônibus Busscar História

    A história da Busscar, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil, é marcada por inovação, superação de crises e, sobretudo, por uma profunda ligação com a evolução do transporte rodoviário no país.

    Desde sua fundação, em 1946, como uma marcenaria em Joinville, Santa Catarina, a Busscar trilhou um longo caminho até se tornar referência nacional e internacional no segmento de ônibus.

    Esse artigo mergulha em alguns dos detalhes da história da empresa, passando por momentos de glória e desafios, até o renascimento da marca.


    A Fundação: De Marcenaria a Encarroçadora de Ônibus

    A história da Busscar começa em 17 de setembro de 1946, quando os irmãos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson, descendentes de suecos, fundaram uma marcenaria chamada Nielson & Irmão. Inicialmente, a empresa produzia móveis de madeira, mas logo surgiria uma oportunidade que mudaria o rumo dos negócios: em 1947, os irmãos foram contratados para reformar a carroceria de um ônibus. Esse trabalho abriu portas, e em 1949, eles construíram sua primeira jardineira – uma carroceria de madeira sobre um chassi Chevrolet Gigante. Nascia assim o primeiro modelo de transporte de passageiros feito pela Nielson & Irmão.

    A partir de 1956, com a entrada de Harold Nielson, filho de Augusto Bruno, a empresa decidiu focar totalmente na fabricação de carrocerias de ônibus. Sob a gestão de Harold, a Carrocerias Nielson começou a se destacar no mercado com a produção de modelos rodoviários. Foi nesta época que a empresa desenvolveu um dos seus ônibus mais icônicos: o Diplomata.


    Nielson Diplomata: Um Ícone do Transporte Rodoviário

    Em 1961, a Nielson lançou o Diplomata, um modelo de ônibus rodoviário que se tornaria símbolo de qualidade e inovação no transporte de longa distância no Brasil.

    Com um design arrojado para a época, o Diplomata se destacava pelo teto em dois níveis e a icônica grade de alumínio que adornava a traseira, inspirada nos ônibus norte-americanos Flxible.

    Esse design diferenciado, aliado ao conforto das poltronas, fez do Diplomata um sucesso imediato. Ao longo das décadas, o modelo passou por diversas atualizações, adaptando-se às necessidades do mercado e se consolidando como um dos mais reconhecidos do país.


    A Transição para Busscar e Expansão Internacional

    Em 1989, a empresa passou por uma grande transformação. A marca Busscar foi oficialmente adotada, e junto com ela vieram mudanças significativas no design e nos processos de fabricação. Os novos modelos, como o Jum Buss, o Vissta Buss e o Panorâmico DD romperam com a tradição de design americano e passaram a seguir uma linha mais europeia, com linhas mais modernas e arrojadas.

    O Jum Buss 380 foi o primeiro modelo lançado nessa nova fase, seguido pelas versões 360 e 340. A Busscar passou a utilizar materiais como fibra de vidro e tubos galvanizados em suas carrocerias, aumentando a durabilidade e a resistência dos veículos.

    Esse período também marcou o início da expansão internacional da Busscar, que conquistou mercados na América Latina, como México, Colômbia e Chile. Em 1999, a empresa fechou um grande contrato com Cuba, para o fornecimento de 1.400 ônibus. Foi nessa época que a Busscar começou a adotar chassis próprios para exportação, desenvolvidos por sua subsidiária HVR.


    Modelos Marcantes e Inovações da Busscar

    A Busscar se destacou por desenvolver modelos que se tornaram clássicos no transporte rodoviário e urbano. Abaixo estão alguns dos mais notáveis:

    Busscar Jum Buss

    • Jum Buss: Introduzido em 1989, com design arrojado e inovações como a estrutura em fibra de vidro. Este modelo consolidou a marca Busscar no segmento de ônibus de turismo e rodoviário.

    Busscar Panorâmico DD

    • Lançado em 1998, foi concebido para disputar com a Marcopolo e trazia em um modelo de Ônibus Double Decker (ônibus de dois andares) um design moderno e diferenciado para a época, além de vários opcionais que eram considerados de conforto e luxo.


    O modelo Panorâmico DD foi relançado na linha NB1, trazendo novidades como faróis Full LED, diminuição do coeficiente aerodinâmico e um layout interno totalmente reformulado otimizado.


    Busscar Urbanuss Pluss

    • No segmento urbano, o Urbanuss e o Urbanuss Pluss foram amplamente utilizados no transporte público brasileiro e foram vendidas em todas as configurações comerciais possíveis, desde Trólebus, Ônibus articulados e Ônibus Double Decker.

    Os Anos 2000: Crise da Busscar e Falência

    Apesar do sucesso e das inovações, os anos 2000 trouxeram desafios imensos para a Busscar.

    Após a morte de Harold Nielson, em 1998, a empresa enfrentou dificuldades administrativas e começou a enfrentar problemas financeiros.

    Em 2008, a crise financeira global agravou ainda mais a situação da empresa, que já estava com dificuldades de pagamento de salários e direitos trabalhistas.

    Em setembro de 2012, a Justiça decretou a falência da Busscar, encerrando temporariamente suas operações. Esse período foi marcado por tentativas frustradas de recuperação e leilões de ativos. A produção parou, e as portas da fábrica foram lacradas, encerrando assim um ciclo de sucesso que durou décadas.


    A Morte de Harold Nielson e Seu Legado

    Harold Nielson, presidente do Grupo Busscar e uma figura central na história do transporte rodoviário brasileiro, perdeu a vida tragicamente em um acidente aéreo em 1998.

    Ele estava a caminho de Joinville, retornando de um encontro da Associação Nacional de Transportes Públicos no Rio de Janeiro, quando o bimotor em que viajava colidiu com o Morro Caju, em Garuva, próximo à Baía de Babitonga.

    A morte de Harold representou uma grande perda para a Busscar e para o setor de transporte no Brasil, pois ele era o principal responsável pela expansão e modernização da empresa.

    Sob sua liderança, a Busscar lançou modelos emblemáticos e tornou-se uma referência em design e inovação de carrocerias, conquistando não só o mercado nacional como o internacional.

    A ausência de Harold foi um dos fatores que precipitaram as crises subsequentes da empresa, dado seu papel fundamental na visão estratégica e no desenvolvimento de produtos que marcaram a trajetória da Busscar no setor de ônibus.


    Modelos produzidos pela Busscar antes da Falência

    Ônibus Urbanos

    • Nielson Urbanus (1987-1989)
    • Urbanus (1990-1994)
    • Urbanus II
    • Urbanus SS (1995-1999)
    • Urbanuss (1998-2008)
    • Urbanuss II (2010-2012)
    • Urbanuss Pluss (1999-2008)
    • Urbanuss Pluss II (2009-2012)
    • Urbanuss Ecoss (2007-2008)
    • Urbanuss Ecoss II (2008-2012)

    Micro Ônibus e Mini Ônibus

    • Micruss (1999-2012)
    • Mini Micruss (2000-2012)
    • Microbuss (2001-2012)

    Ônibus Rodoviários e intermunicipais

    • Nielson Diplomata (1961-1974)
    • Diplomata JO (1974-1977)
    • Diplomata 2.40 / 2.50 / Articulado / Pioneiro / Airbus / BR (1977-1981)
    • Diplomata 2.60 / 260 Super (1979-1984)
    • Diplomata Série 300 (1984-1990)
    • Diplomata 310 / 330 / 350 / 380
    • Série 1 (1990-1993)
      • El Buss (320 / 340 / 360)
      • Jum Buss (340 / 360 / 380)
    • Série 2 (1993-1996)
      • El Buss (320 / 340)
      • Jum Buss (340 / 360 / 380)
    • Série 2T – Vidros colados (1994-1996)
      • Jum Buss 360T / 380T
    • Série 3 (1995-1998)
      • El Buss (320 / 340 / 360) (montados em Scania F-113 6×2 para exportação e alguns para o Brasil)
      • Jum Buss (360 / 380 / 400 Panorâmico)
    • Interbus
    • Série 4 (1998-2001)
      • El Buss (320 / 320 Baby / 340)
      • Jum Buss (360 / 380 / 400 Panorâmico)
      • Vissta Buss
      • Panorâmico DD S1 (1998-2009)
    • Interbus
    • Série 5 (2001-2007)
      • El Buss (320 / 320FT / 340)
      • Jum Buss (360 / 380 / 400)
      • Vissta Buss LO / HI
      • Panorâmico DD S1 (1998-2009)
      • Interbuss
      • Miduss
    • Série 6 (2007-2010)
      • El Buss (320 / 340)
      • Jum Buss (360 / 380 / 400)
      • Vissta Buss HI / LO
      • Panorâmico DD S1 (1998-2009)
      • Panorâmico DD S2 (2009-2012)
      • Elegance 360
      • Miduss
    • Série 7 (2010-2012, descontinuada)
      • El Buss 320
      • Elegance (340 / 360 / 380 / 400)
      • Panorâmico DD S2 (2009-2012)
      • Urbanuss Pluss S2 / S3

    Busscar Ônibus Aquisição pela Caio e Retomada da Produção

    Em 2017, um novo capítulo se abriu na história da Busscar. O grupo Caio, um dos principais fabricantes de ônibus urbanos do Brasil, adquiriu a massa falida da Busscar e iniciou um processo de revitalização da marca. A produção foi retomada em 2018, com o relançamento de modelos clássicos, como o Vissta Buss e o El Buss, que passaram por uma revisão técnica e estética para atender aos padrões atuais de mercado.

    Além de reintroduzir modelos consagrados, a nova Busscar investiu na modernização industrial, na construção de um novo centro técnico em Guarulhos (SP) e em parcerias para expandir a capacidade produtiva.

    Hoje, a empresa tem planos ambiciosos de crescimento e inovação, contando com a força da marca e a experiência do grupo Caio.


    O Futuro da Busscar em Joinville

    Hoje, a Busscar continua a expandir sua presença, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2023, a empresa alcançou a marca de 500 ônibus exportados para o Chile e realizou sua primeira exportação para a Bolívia.

    A Busscar também anunciou a ampliação da capacidade produtiva em Joinville e novos planos para aumentar o quadro de funcionários, acompanhando a demanda crescente por ônibus rodoviários modernos.

    A nova família NB1, que inclui modelos como o Vissta Buss 345 e 365, conquistou o prêmio internacional IF Design Award 2024 graças a inovações no design, espaço do motorista e eficiência aerodinâmica.

    Na retomada da marca com o grupo CAIO, os novos modelos Vissta Buss da linha NB1 trouxeram melhorias significativas em aerodinâmica, com redução de pelo menos 10% no coeficiente aerodinâmico para os modelos Single Decker e algo em torno de 5% para o Double Decker, além de novas linhas externas e layout interno totalmente remodelado e modernizado.

    Esses lançamentos mostram que a Busscar está focada em trazer o que há de mais moderno e eficiente para o mercado.

    Galeria de Imagens – Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD
    Busscar NB1 DD



    Busscar Uma Marca Que Vive no Coração dos Brasileiros

    A história da Busscar é uma jornada de perseverança, inovação e paixão pelo transporte rodoviário. Desde a criação da primeira jardineira de madeira até o renascimento da marca com os modelos da família NB1, a Busscar se manteve fiel ao seu compromisso com qualidade e excelência.

    Hoje, sob a liderança do grupo Caio Induscar, a marca está mais forte e preparada para continuar sua trajetória, levando conforto e segurança aos passageiros de todo o Brasil e além.

    Seja em um Diplomata clássico, em um moderno Panorâmico DD NB1, a Busscar continua a deixar sua marca nas estradas e cidades brasileiras, proporcionando a cada viagem uma experiência única e especial. A Busscar é mais do que uma marca de ônibus – é parte da história do transporte no Brasil e uma referência para o futuro.

    Novo Busscar Panorâmico DD NB1 em detalhes

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