Atenção!

O conteúdo deste site é protegido por direitos autorais e não pode ser copiado.

Pular para o conteúdo

Com multa de R$ 5 Mil: Adesivos de pontos cegos nos Ônibus de Santos podem se tornar obrigatórios

    Adesivos de pontos cegos nos Ônibus de Santos

    Adesivos de pontos cegos nos Ônibus de Santos. Câmara de Santos debate projeto que multa empresas de ônibus em R$ 5 mil se não instalarem adesivos de ponto cego. Entenda como a medida pode proteger toda comunidade, desde pedestres à ciclistas e motociclistas.


    Projeto para Adesivos de pontos cegos nos Ônibus de Santos

    A Câmara Municipal de Santos debate um projeto inovador que pode salvar vidas no trânsito.

    O PLC 0062/2023 prevê a obrigatoriedade de adesivos especiais em todos os ônibus da cidade, marcando claramente as chamadas “zonas cegas” – aquelas áreas ao redor do veículo onde os motoristas têm dificuldade de enxergar pedestres e ciclistas.


    Adesivos de pontos cegos nos Ônibus de Santos, na prática

    • Sinalização estratégica: Adesivos altamente visíveis deverão ser fixados nos pontos críticos dos ônibus, principalmente nas laterais e parte traseira
    • Fiscalização rigorosa: Empresas que não cumprirem a norma enfrentarão multa inicial de R$ 5 mil, valor que dobra a cada nova infração
    • Padronização técnica: O Executivo municipal definirá as especificações exatas para os adesivos.

    A iniciativa ganhou urgência após o trágico acidente em Guarujá no início de 2025, quando duas pedestres foram atropeladas por um ônibus durante uma curva – justamente numa situação onde o ponto cego pode ter sido determinante.


    Mesma prática já foi implementada na frota de São Paulo

    Enquanto Santos debate a implementação de adesivos antiponto cego em sua frota de ônibus, a medida já é realidade comprovada na cidade de São Paulo desde 2023.

    A SPTrans, responsável pelo transporte público na capital paulista, adotou a sinalização com adesivos contendo os alertas:

    “ATENÇÃO – O motorista pode não estar vendo você”

    Resultados em São Paulo que inspiram Santos:

    Aceitação positiva por parte das empresas operadoras

    Redução no número geral de acidentes.

    Melhoria na convivência entre ônibus e modais mais vulneráveis


    Benefícios Estratégicos para a Viação Piracicabana

    Embora a medida exija investimento inicial e pareça uma medida para prejudicar a empresa, a implementação dos adesivos antiponto cego oferece vantagens significativas para a Viação Piracicabana:

    Proteção Jurídica Reforçada

    • Comprovação de boas práticas: Os adesivos servem como evidência documentada de que a empresa adotou medidas preventivas de segurança
    • Defesa fortalecida: Em eventualidades judiciais, demonstra o cumprimento de normas de segurança
    • Redução de responsabilização: Comprovada a sinalização adequada, diminui o risco de ações por negligência

    Redução de Custos Operacionais

    A médio prazo, a medida gera economia através de:

    • Menos indenizações: Redução de processos com valores milionários
    • Diminuição de custos legais: Gastos menores com honorários advocatícios e perícias técnicas
    • Frota disponível: Evita apreensão prolongada de veículos para investigações

    Valorização da Marca

    A iniciativa proporciona:

    Alinhamento regulatório: Adequação antecipada a futuras exigências do setor

    Diferencial competitivo: Posiciona a empresa como referência em segurança viária para a comunidade local e para as demais cidades da região e do estado.

    Melhoria na imagem pública: Demonstra compromisso com a comunidade e usuários vulneráveis.


    Adesivos de pontos cegos nos Ônibus de Santos

    O projeto que obriga a instalação de adesivos antiponto cego nos Ônibus em Santos já percorreu parte importante de sua jornada legislativa. Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 18 de fevereiro de 2025, após superar um parecer contrário por 9 votos a 3, o texto agora aguarda votação em plenário.

    Esta versão atual (PLC 0062/2023) nasceu de uma proposta mais simples apresentada em 2022 (PL 005/2022), que precisou passar por ajustes técnicos para se transformar em lei complementar – um tipo de norma mais detalhada que complementa a legislação existente.

    Se aprovado pelos vereadores, as empresas de transporte terão um prazo de 180 dias para adequar toda a frota. Esse período de adaptação considera:

    • O tempo necessário para produção dos adesivos específicos
    • A logística de aplicação em todos os veículos, (aproximadamente 300 ônibus na frota).
    • A capacitação dos funcionários sobre a nova exigência

    Compartilhe conteúdo sobre Adesivos de pontos cegos nos Ônibus de Santos.
    Acompanhe em nossa página Notícias Sobre Ônibus, muito mais assuntos.


    Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube

    Siga o Clube do Ônibus no Instagram e Facebook


    Visite a Loja de Camisetas do Clube do Ônibus