A história da Busscar, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil, é marcada por inovação, superação de crises e, sobretudo, por uma profunda ligação com a evolução do transporte rodoviário no país.
Desde sua fundação, em 1946, como uma marcenaria em Joinville, Santa Catarina, a Busscar trilhou um longo caminho até se tornar referência nacional e internacional no segmento de ônibus.
Esse artigo mergulha em alguns dos detalhes da história da empresa, passando por momentos de glória e desafios, até o renascimento da marca.
A Fundação: De Marcenaria a Encarroçadora de Ônibus
A história da Busscar começa em 17 de setembro de 1946, quando os irmãos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson, descendentes de suecos, fundaram uma marcenaria chamada Nielson & Irmão. Inicialmente, a empresa produzia móveis de madeira, mas logo surgiria uma oportunidade que mudaria o rumo dos negócios: em 1947, os irmãos foram contratados para reformar a carroceria de um ônibus. Esse trabalho abriu portas, e em 1949, eles construíram sua primeira jardineira – uma carroceria de madeira sobre um chassi Chevrolet Gigante. Nascia assim o primeiro modelo de transporte de passageiros feito pela Nielson & Irmão.
A partir de 1956, com a entrada de Harold Nielson, filho de Augusto Bruno, a empresa decidiu focar totalmente na fabricação de carrocerias de ônibus. Sob a gestão de Harold, a Carrocerias Nielson começou a se destacar no mercado com a produção de modelos rodoviários. Foi nesta época que a empresa desenvolveu um dos seus ônibus mais icônicos: o Diplomata.
Nielson Diplomata: Um Ícone do Transporte Rodoviário
Em 1961, a Nielson lançou o Diplomata, um modelo de ônibus rodoviário que se tornaria símbolo de qualidade e inovação no transporte de longa distância no Brasil.
Com um design arrojado para a época, o Diplomata se destacava pelo teto em dois níveis e a icônica grade de alumínio que adornava a traseira, inspirada nos ônibus norte-americanos Flxible.
Esse design diferenciado, aliado ao conforto das poltronas, fez do Diplomata um sucesso imediato. Ao longo das décadas, o modelo passou por diversas atualizações, adaptando-se às necessidades do mercado e se consolidando como um dos mais reconhecidos do país.
A Transição para Busscar e Expansão Internacional
Em 1989, a empresa passou por uma grande transformação. A marca Busscar foi oficialmente adotada, e junto com ela vieram mudanças significativas no design e nos processos de fabricação. Os novos modelos, como o Jum Buss, o Vissta Buss e o Panorâmico DD romperam com a tradição de design americano e passaram a seguir uma linha mais europeia, com linhas mais modernas e arrojadas.
O Jum Buss 380 foi o primeiro modelo lançado nessa nova fase, seguido pelas versões 360 e 340. A Busscar passou a utilizar materiais como fibra de vidro e tubos galvanizados em suas carrocerias, aumentando a durabilidade e a resistência dos veículos.
Esse período também marcou o início da expansão internacional da Busscar, que conquistou mercados na América Latina, como México, Colômbia e Chile. Em 1999, a empresa fechou um grande contrato com Cuba, para o fornecimento de 1.400 ônibus. Foi nessa época que a Busscar começou a adotar chassis próprios para exportação, desenvolvidos por sua subsidiária HVR.
Modelos Marcantes e Inovações da Busscar
A Busscar se destacou por desenvolver modelos que se tornaram clássicos no transporte rodoviário e urbano. Abaixo estão alguns dos mais notáveis:
Busscar Jum Buss
- Jum Buss: Introduzido em 1989, com design arrojado e inovações como a estrutura em fibra de vidro. Este modelo consolidou a marca Busscar no segmento de ônibus de turismo e rodoviário.
Busscar Panorâmico DD
- Lançado em 1998, foi concebido para disputar com a Marcopolo e trazia em um modelo de Ônibus Double Decker (ônibus de dois andares) um design moderno e diferenciado para a época, além de vários opcionais que eram considerados de conforto e luxo.
O modelo Panorâmico DD foi relançado na linha NB1, trazendo novidades como faróis Full LED, diminuição do coeficiente aerodinâmico e um layout interno totalmente reformulado otimizado.
Busscar Urbanuss Pluss
- No segmento urbano, o Urbanuss e o Urbanuss Pluss foram amplamente utilizados no transporte público brasileiro e foram vendidas em todas as configurações comerciais possíveis, desde Trólebus, Ônibus articulados e Ônibus Double Decker.
Os Anos 2000: Crise da Busscar e Falência
Apesar do sucesso e das inovações, os anos 2000 trouxeram desafios imensos para a Busscar.
Após a morte de Harold Nielson, em 1998, a empresa enfrentou dificuldades administrativas e começou a enfrentar problemas financeiros.
Em 2008, a crise financeira global agravou ainda mais a situação da empresa, que já estava com dificuldades de pagamento de salários e direitos trabalhistas.
Em setembro de 2012, a Justiça decretou a falência da Busscar, encerrando temporariamente suas operações. Esse período foi marcado por tentativas frustradas de recuperação e leilões de ativos. A produção parou, e as portas da fábrica foram lacradas, encerrando assim um ciclo de sucesso que durou décadas.
A Morte de Harold Nielson e Seu Legado
Harold Nielson, presidente do Grupo Busscar e uma figura central na história do transporte rodoviário brasileiro, perdeu a vida tragicamente em um acidente aéreo em 1998.
Ele estava a caminho de Joinville, retornando de um encontro da Associação Nacional de Transportes Públicos no Rio de Janeiro, quando o bimotor em que viajava colidiu com o Morro Caju, em Garuva, próximo à Baía de Babitonga.
A morte de Harold representou uma grande perda para a Busscar e para o setor de transporte no Brasil, pois ele era o principal responsável pela expansão e modernização da empresa.
Sob sua liderança, a Busscar lançou modelos emblemáticos e tornou-se uma referência em design e inovação de carrocerias, conquistando não só o mercado nacional como o internacional.
A ausência de Harold foi um dos fatores que precipitaram as crises subsequentes da empresa, dado seu papel fundamental na visão estratégica e no desenvolvimento de produtos que marcaram a trajetória da Busscar no setor de ônibus.
Modelos produzidos pela Busscar antes da Falência
Ônibus Urbanos
- Nielson Urbanus (1987-1989)
- Urbanus (1990-1994)
- Urbanus II
- Urbanus SS (1995-1999)
- Urbanuss (1998-2008)
- Urbanuss II (2010-2012)
- Urbanuss Pluss (1999-2008)
- Urbanuss Pluss II (2009-2012)
- Urbanuss Ecoss (2007-2008)
- Urbanuss Ecoss II (2008-2012)
Micro Ônibus e Mini Ônibus
- Micruss (1999-2012)
- Mini Micruss (2000-2012)
- Microbuss (2001-2012)
Ônibus Rodoviários e intermunicipais
- Nielson Diplomata (1961-1974)
- Diplomata JO (1974-1977)
- Diplomata 2.40 / 2.50 / Articulado / Pioneiro / Airbus / BR (1977-1981)
- Diplomata 2.60 / 260 Super (1979-1984)
- Diplomata Série 300 (1984-1990)
- Diplomata 310 / 330 / 350 / 380
- Série 1 (1990-1993)
- El Buss (320 / 340 / 360)
- Jum Buss (340 / 360 / 380)
- Série 2 (1993-1996)
- El Buss (320 / 340)
- Jum Buss (340 / 360 / 380)
- Série 2T – Vidros colados (1994-1996)
- Jum Buss 360T / 380T
- Série 3 (1995-1998)
- El Buss (320 / 340 / 360) (montados em Scania F-113 6×2 para exportação e alguns para o Brasil)
- Jum Buss (360 / 380 / 400 Panorâmico)
- Interbus
- Série 4 (1998-2001)
- El Buss (320 / 320 Baby / 340)
- Jum Buss (360 / 380 / 400 Panorâmico)
- Vissta Buss
- Panorâmico DD S1 (1998-2009)
- Interbus
- Série 5 (2001-2007)
- El Buss (320 / 320FT / 340)
- Jum Buss (360 / 380 / 400)
- Vissta Buss LO / HI
- Panorâmico DD S1 (1998-2009)
- Interbuss
- Miduss
- Série 6 (2007-2010)
- El Buss (320 / 340)
- Jum Buss (360 / 380 / 400)
- Vissta Buss HI / LO
- Panorâmico DD S1 (1998-2009)
- Panorâmico DD S2 (2009-2012)
- Elegance 360
- Miduss
- Série 7 (2010-2012, descontinuada)
- El Buss 320
- Elegance (340 / 360 / 380 / 400)
- Panorâmico DD S2 (2009-2012)
- Urbanuss Pluss S2 / S3
Busscar Ônibus Aquisição pela Caio e Retomada da Produção
Em 2017, um novo capítulo se abriu na história da Busscar. O grupo Caio, um dos principais fabricantes de ônibus urbanos do Brasil, adquiriu a massa falida da Busscar e iniciou um processo de revitalização da marca. A produção foi retomada em 2018, com o relançamento de modelos clássicos, como o Vissta Buss e o El Buss, que passaram por uma revisão técnica e estética para atender aos padrões atuais de mercado.
Além de reintroduzir modelos consagrados, a nova Busscar investiu na modernização industrial, na construção de um novo centro técnico em Guarulhos (SP) e em parcerias para expandir a capacidade produtiva.
Hoje, a empresa tem planos ambiciosos de crescimento e inovação, contando com a força da marca e a experiência do grupo Caio.
O Futuro da Busscar em Joinville
Hoje, a Busscar continua a expandir sua presença, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2023, a empresa alcançou a marca de 500 ônibus exportados para o Chile e realizou sua primeira exportação para a Bolívia.
A Busscar também anunciou a ampliação da capacidade produtiva em Joinville e novos planos para aumentar o quadro de funcionários, acompanhando a demanda crescente por ônibus rodoviários modernos.
A nova família NB1, que inclui modelos como o Vissta Buss 345 e 365, conquistou o prêmio internacional IF Design Award 2024 graças a inovações no design, espaço do motorista e eficiência aerodinâmica.
Na retomada da marca com o grupo CAIO, os novos modelos Vissta Buss da linha NB1 trouxeram melhorias significativas em aerodinâmica, com redução de pelo menos 10% no coeficiente aerodinâmico para os modelos Single Decker e algo em torno de 5% para o Double Decker, além de novas linhas externas e layout interno totalmente remodelado e modernizado.
Esses lançamentos mostram que a Busscar está focada em trazer o que há de mais moderno e eficiente para o mercado.
Busscar Uma Marca Que Vive no Coração dos Brasileiros
A história da Busscar é uma jornada de perseverança, inovação e paixão pelo transporte rodoviário. Desde a criação da primeira jardineira de madeira até o renascimento da marca com os modelos da família NB1, a Busscar se manteve fiel ao seu compromisso com qualidade e excelência.
Hoje, sob a liderança do grupo Caio Induscar, a marca está mais forte e preparada para continuar sua trajetória, levando conforto e segurança aos passageiros de todo o Brasil e além.
Seja em um Diplomata clássico, em um moderno Panorâmico DD NB1, a Busscar continua a deixar sua marca nas estradas e cidades brasileiras, proporcionando a cada viagem uma experiência única e especial. A Busscar é mais do que uma marca de ônibus – é parte da história do transporte no Brasil e uma referência para o futuro.
Compartilhe esse artigo sobre a Busscar com seus amigos.
Acompanhe em nossa página Notícias Sobre Ônibus e muito mais assuntos.
Conheça Nossas Lojas: Loja de Camisetas de Ônibus | Loja de Quadros de Ônibus
Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube
Pingback: Eucatur Ônibus Passagens. Frota Double Decker Ampliada
Pingback: Busscar NB1 DD. O Double Decker Projetado para Economia
Pingback: O Que é o iF Design Award e Sua Importância para o Brasil
Pingback: Fim da linha. A Caiense PASSOU suas Linhas para a Caxiense
Pingback: Busscar Urbanuss Pluss: O Ônibus Urbano Premium da Busscar
Pingback: Viação Porto Rico. Novidade com Ônibus Double Decker Busscar
Pingback: Nenê Constantino: O Criador do Maior Império de Ônibus do Brasil
Pingback: Volvo B10M. O Lendário Chassi com motor Central da Volvo
Pingback: Volvo B58. História e Ficha Técnica do 1º Volvo no Brasil
Pingback: Ônibus de Banda. Muito Conforto e Luxo para os Gigantes das Turnês
Pingback: Marcopolo. Prêmio Melhor Empresa de Carrocerias de Ônibus
Pingback: Piracicabana Ônibus, Renovação com Premiado Modelo Busscar
Pingback: Como é um Ônibus Leito por dentro. Descubra Antes de Viajar
Pingback: Tipos de Ônibus: Tudo o Que Você Precisa Saber - Clube do Ônibus | Ônibus é Para Todos
Não é possível comentar.