Pular para o conteúdo

Ciferal Citmax: Um Ícone da Era Marcopolo

    Ciferal Citmax Viação Piracicabana Ônibus Municipal cidade de Santos

    O Ciferal Citmax foi um dos modelos que marcaram a história da indústria de ônibus no Brasil. Lançado em 2003, teve um curto ciclo de vida comparado a outras carrocerias e foi descontinuado em 2008 pela Marcopolo.

    A conceito da Carroceria do Ciferal Citmax, foi idealizada em um período em que a Marcopolo já havia assumido o controle da fábrica da Ciferal no Rio de Janeiro, o Citmax se destacou no segmento urbano especialmente por ser uma carroceria leve e de fácil condução para trânsito urbano.

    A União entre parte da tradição ainda remanescente da Ciferal e os novos conceitos que estavam sendo implementados pela Marcopolo, trouxe ao mercado um modelo que atendia as necessidades do transporte coletivo em várias cidades brasileiras.

    Características Gerais do Ciferal Citmax

    O Citmax foi projetado para ser um veículo de fácil manutenção, robusto, e adequado para o tráfego intenso dos centros urbanos. Algumas de suas principais características incluíam:

    • Estrutura Leve e Resistente: O chassi leve ajudava a melhorar a eficiência do combustível, ao mesmo tempo em que oferecia durabilidade em condições de uso intenso. A carroceria foi construída com materiais leves e resistentes à corrosão, garantindo uma maior vida útil, especialmente nas cidades litorâneas, onde a maresia é um problema comum.
    • Conforto e Capacidade: O interior do Ciferal Citmax foi desenvolvido para ser simples e permitir bom fluxo de passageiros. O modelo acomodava até 90 passageiros, dependendo da configuração, e oferecia assentos anatômicos, espaços bem planejados para circulação interna e uma boa ventilação, sendo ideal para cidades de climas mais quentes.
    • Design Moderno: O visual do Ciferal Citmax foi pensado para ser moderno e funcional. A frente era limpa e bem achatada, transmitindo uma imagem de agilidade e eficiência.
    • Painel e Cabine: Para os motoristas, o painel do Ciferal Citmax foi desenhado para ser ergonômico, com todos os comandos de fácil acesso. A cabine também foi pensada para proporcionar maior visibilidade, reduzindo os pontos cegos e aumentando a segurança nas vias urbanas.
    • Chassis e motorização: O modelo foi desenvolvido para montagem apenas com chassis de motor dianteiro, tendo sido montado principalmente nos modelos Mercedes Benz OF-1417, OF-1418 e OF-1722M.
    Ciferal Citmax BH
    Ciferal Citmax (2)
    Ciferal Citmax Goiânia Treinamento, Foto: Carlos Junior
    Ciferal Citmax Painel motorista
    Ciferal Citmax Salão
    Ciferal Citmax Breda
    Ciferal Citmax Reginas

    Conheça a Loja do Clube do Ônibus

    Loja do Clube do Ônibus Camisetas de Ônibus Canecas de Ônibus Casacos de Ônibus
    CONHEÇA AGORA NOSSA LOJA

    O Contexto da Aquisição da Ciferal pela Marcopolo

    Em 2001, a Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil e do mundo, adquiriu a Ciferal, que já tinha um legado significativo no setor de ônibus. A fábrica da Ciferal, situada no Rio de Janeiro, manteve sua operação sob o nome de Ciferal Indústria de Ônibus Ltda., mas com o controle acionário da Marcopolo. A partir dessa aquisição, a produção de ônibus na planta carioca começou a se alinhar com os padrões da Marcopolo, incorporando tecnologias e processos avançados.

    O modelo Ciferal Turquesa, em suas últimas unidades chegou a ser produzido com as características gerais internas dos ônibus Marcopolo, mas foi descontinuado no ano seguinte após a incorporação da Ciferal pela Marcopolo.

    Foi nesse cenário que o Ciferal Citmax foi desenvolvido, consolidando a integração entre as duas empresas e a expertise em atender o mercado urbano. O modelo surgiu como uma resposta à crescente demanda por veículos de transporte coletivo eficientes, com maior capacidade e conforto para os passageiros, mas mantendo a simplicidade e a durabilidade características dos produtos Ciferal.

    Marcopolo Torino segue Legado do Ciferal Citmax

    Com o passar dos anos, a Marcopolo continuou a evoluir seus modelos urbanos, incorporando inovações tecnológicas e novos designs. O Citmax, embora não seja mais produzido, abriu caminho para uma nova geração de ônibus urbanos que se beneficiaram da experiência adquirida com o suas características, especialmente o Marcopolo Torino.

    O legado do Citmax pode ser visto até hoje em diversas cidades brasileiras, onde algumas unidades continuam em operação, mesmo após anos de uso intenso.

    O Citmax teve uma recepção muito positiva no mercado, especialmente no segmento de transporte urbano. Muitas empresas de transporte adotaram o modelo por sua versatilidade e confiabilidade, e ele foi visto nas ruas de grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Acarajú e muitas outras cidades.

    Além disso, o Citmax também foi utilizado em frotas de transporte escolar e em serviços de fretamento urbano rural. Sua robustez e a facilidade de manutenção o referenciaram como uma escolha barata para diversas aplicações.


    A História da Ciferal e os Ícones Dinossauro da Viação Cometa

    A Ciferal (Companhia Industrial de Ferro e Alumínio) foi uma das fabricantes de carrocerias de ônibus mais respeitadas no Brasil, com uma trajetória que se estendeu por décadas, marcada por inovações e a criação de modelos icônicos. Fundada em 1955 no Rio de Janeiro por Italo Mazzilli, a Ciferal tinha como foco inicial a produção de carrocerias para ônibus e veículos de transporte coletivo.

    Ao longo dos anos, a empresa se consolidou como uma das principais fornecedoras de ônibus no país, e uma de suas criações mais notáveis foi a linha de ônibus apelidada de “Dinossauro”, desenvolvida especialmente para a Viação Cometa.

    O Contexto da Fundação e Crescimento da Ciferal

    Desde o início, a Ciferal buscou se diferenciar no mercado brasileiro de ônibus através da inovação e da qualidade de seus produtos. A empresa começou com carrocerias em aço e, posteriormente, foi uma das pioneiras no uso de alumínio, que proporcionava uma carroceria mais leve e resistente, ideal para o transporte de passageiros em longas distâncias.

    Nos anos 1960 e 1970, a Ciferal se destacou pela parceria com grandes empresas de transporte rodoviário no Brasil, principalmente a Viação Cometa, que na época era uma das maiores e mais influentes operadoras do país. Essa parceria resultou no desenvolvimento de alguns dos ônibus mais memoráveis da época, incluindo os famosos ônibus Ciferal Dinossauro, o ônibus antigo mais famoso do Brasil.

    Os Dinossauros da Viação Cometa

    Os ônibus conhecidos como Dinossauros foram desenvolvidos pela Ciferal em conjunto com a Viação Cometa e ficaram marcados por sua imponência e estilo único. Esses ônibus foram inspirados em modelos americanos de longa distância e representavam o auge do transporte rodoviário de luxo no Brasil durante as décadas de 1960 e 1970.

    Os Dinossauros ganharam esse nome por sua aparência robusta e tamanho superior ao dos ônibus convencionais. Eles eram conhecidos pela robustez e leveza da carroceria. O modelo se tornou um verdadeiro ícone das estradas brasileiras e é lembrado lembrado até hoje por empresários e entusiastas.

    Ciferal Dinossauro com a característica de Cores da Cometa
    Painel do Ciferal Dinossauro com chassi Scania
    Ciferal Dinossauro preservado pela Antiga Viação Itapemirim
    O primeiro Tribus do Brasil

    Conheça a Loja do Clube do Ônibus

    Loja do Clube do Ônibus Camisetas de Ônibus Canecas de Ônibus Casacos de Ônibus Viação Itapemirim
    CONHEÇA AGORA NOSSA LOJA

    Ciferal GLS Bus o último Urbano 100% Ciferal

    Podemos dizer que o GLS Bus foi o antecessor de maior sucesso do Ciferal Citmax, sendo um modelo de ônibus urbano produzido pela Ciferal entre 1994 e 1998. Podemos ainda considerar como o último modelo de relevância 100% produzido pela marca antes da incorporação pela Marcopolo, sendo projetado para atender as necessidades do transporte coletivo em grandes centros urbanos, oferecendo uma combinação de durabilidade e eficiência.

    Com um design funcional, o GLS Bus era conhecido por sua robustez e por suportar o uso intensivo típico do tráfego nas cidades.

    O modelo se destacou em uma época em que as cidades estavam em franca expansão, tendo sua maior característica, a capacidade de acomodar um grande número de passageiros sem “torcer” a carroceria. O GLS Bus podia ser montado sobre diferentes tipos de chassis, fossem com motor dianteiro, central ou motor traseiro.

    Ciferal GLS Bus – O Avô do Ciferal Citmax
    Ciferal GLS Bus Volvo B10M
    Viação Garcia

    Modelos de sucesso da Ciferal

    Com exceção ao Dinossauro, GLS Bus e ao próprio Ciferal Citmax, a fabricante nunca esteve voltada para produção de carrocerias de ônibus em larga escala, mas dentre as carrocerias de sucesso da marca, podemos citar os modelos:

    • Cisne
    • Dinossauro
    • Flecha de Prata
    • GLS Bus
    • Líder
    • Minimax
    • Padron Alvorada
    • Padron Cidade I
    • Padron Cidade II
    • Padron Rio
    • Papo Amarelo
    • Tapajós
    • Tocantins
    • Turquesa

    Considerações Finais sobre o Ciferal Citmax

    O Ciferal Citmax foi um modelo que marcou a transição da Ciferal para o controle da Marcopolo, representando o início de uma nova fase na produção de ônibus urbanos no Brasil. Sua combinação de robustez, acessibilidade e design moderno o tornaram um dos veículos mais populares em sua categoria. Até hoje, ele é lembrado como um símbolo de eficiência e inovação no transporte coletivo.

    Embora não esteja mais em produção, o Citmax deixou um legado importante para a indústria de ônibus brasileira, influenciando futuros desenvolvimentos e estabelecendo novos padrões para o transporte urbano. Seja pela sua longevidade nas frotas ou pelo impacto que teve no setor, o Ciferal Citmax é um exemplo do que acontece quando tradição e inovação se encontram.



    Conheça a Loja do Clube do Ônibus

    Loja do Clube do Ônibus Camisetas de Ônibus Canecas de Ônibus Casacos de Ônibus
    CONHEÇA AGORA NOSSA LOJA

    Compartilhe com seus amigos esse conteúdo sobre o Ciferal Citmax com seus amigos.

    Obrigado pela visita e boa viagem.

    Veja nossas categorias: HistóriaAjudaNovidadesÔnibus a venda, e muito mais assuntos.

    Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube

    Siga o Clube do Ônibus no Instagram e Facebook

    Deixe um comentário