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Dinossauro Ônibus. O Modelo de Maior Sucesso na Cometa

    Dinossauro Ônibus Antigo Cometa

    Dinossauro Ônibus. Quando Pensamos em Ônibus Cometa antigo, um dos modelos que trazem as maiores lembranças se chama “Dinossauro”.

    O Ciferal Dinossauro ônibus é um ícone da história do transporte rodoviário no Brasil, conhecido por sua robustez, confiabilidade e capacidade de transportar grandes números de passageiros ao longo das estradas do país, em especial às rotas atendidas pela Viação Cometa, em especial a linha de Ônibus São Paulo Rio.

    O Ciferal Dinossauro é um marco notável na história da indústria de ônibus no Brasil, sendo um ícone de uma era de inovação técnica e estética na fabricação dos diversos tipos de ônibus no Brasil.

    O modelo não apenas reflete a colaboração entre a Viação Cometa e a Ciferal, mas também ilustra a evolução das necessidades de transporte rodoviário e a resposta da indústria a essas demandas.

    Ônibus Cometa Antigo_Cma Flecha Azul_Ciferal Dinossauro
    Dinossauro Ônibus

    Ônibus Cometa Antigo Dinossauro Ônibus

    A história do Ciferal Dinossauro ônibus remonta à década de 1970, um período de grande crescimento e desenvolvimento no setor de transporte rodoviário no Brasil.

    Na época, a Ciferal (Companhia Industrial de Ferro e Aço) era uma das principais fabricantes de ônibus do país, conhecida por sua qualidade e inovação e em parceria com a Viação Cometa teve a difícil missão de recriar um modelo de ônibus que trouxesse inspiração no modelo americano importado pela Viação Cometa nos anos 50 e que operaram pela frota da empresa até o início dos anos 70, sendo apelidados de “Morubixaba” que significa “Cacique” ou “Chefe da tribo”.


    O modelo GM PD 4104, importado diretamente dos Estados Unidos pela Viação Cometa, representou um período significativo na história da empresa, marcado por uma busca intensa por qualidade e sofisticação em um mercado dominado por modelos nacionais mais básicos.

    Ter em sua frota um modelo como o Morubixaba, tornava o passageiro mais exigente, o que “forçou” a Viação Cometa à busca por uma parceria para desenvolver um modelo que incorporasse a imponência do modelo americano.

    Viação Cometa Morubixaba GM PD 4104 antecessor ao Ciferal Dinossauro
    Ônibus Cometa Antigo “Morubixaba”

    Contexto Histórico e Industrial do Ônibus no Brasil

    Na época, a indústria brasileira de ônibus ainda estava em fase de desenvolvimento e majoritariamente focada em veículos utilitários simples, que, embora eficazes, não ofereciam o conforto ou a robustez necessários para as longas e muitas vezes árduas viagens intermunicipais e interestaduais.

    Características do GM PD 4104

    O GM PD 4104 era um ônibus rodoviário de alto desempenho, conhecido por sua construção durável e design inovador. Algumas de suas características mais notáveis incluíam:

    • Motorização Potente: Equipado com um motor potente que proporcionava uma condução suave e eficiente, essencial para as extensas rodovias brasileiras da época.
    • Carroceria Robusta: A carroceria de aço do GM 4104 era conhecida por sua durabilidade e capacidade de suportar as variadas condições de estradas brasileiras, desde as bem pavimentadas até as mais desafiadoras.
    • Conforto Excepcional: Internamente, o ônibus era equipado com assentos confortáveis e um layout que maximizava o espaço para as pernas, oferecendo uma experiência de viagem superior para os passageiros.

    O Design Robusto e Inovador do Ciferal Dinossauro

    O Ciferal Dinossauro foi projetado para ser um ônibus resistente, capaz de lidar com as exigências do transporte rodoviário de longa distância. Seu design robusto e imponente logo lhe rendeu o apelido de “Dinossauro”, uma referência à sua grandeza e durabilidade.

    A construção da carroceria do Ciferal Dinossauro utilizando duralumínio foi um aspecto notável que diferenciava este modelo no mercado brasileiro de ônibus, especialmente durante uma época em que a robustez e a durabilidade eram essenciais para as longas e muitas vezes desafiadoras rotas rodoviárias do país.

    Inicialmente montado sobre o chassi Scania BR 115, com 275 cv, o Ciferal Dinossauro foi concebido para combinar robustez com um design que remetia ao “Morubixaba”, no entanto, foi com a transição para o chassi Scania BR 116 de 296 cv que o modelo realmente alcançou o auge de sua performance e popularidade.

    Esse chassi não só proporcionava maior potência e confiabilidade, mas também garantia o conforto necessário para longas distâncias, característica essencial para a Cometa.

    Ciferal Dinossauro
    Dinossauro Ônibus

    Características do Duralumínio

    Duralumínio, uma liga de alumínio endurecido, é conhecido por sua leveza e alta resistência, tornando-se um material ideal para a construção de veículos que requerem tanto durabilidade quanto eficiência de combustível. Suas principais vantagens incluem:

    A utilização do duralumínio na construção da carroceria do Ciferal Dinossauro, como parte da frota da Viação Cometa, ofereceu uma vantagem competitiva significativa em termos de desempenho, especialmente em relação à velocidade e eficiência nas longas rotas rodoviárias do Brasil. Esta característica estava alinhada com a reputação da Cometa por oferecer viagens rápidas e eficientes, um aspecto altamente valorizado pelos passageiros da época.

    Ciferal Dinossauro Ônibus aos arredores da Rodoviária do Tietê
    Dinossauro Ônibus

    Leveza e Performance dos Ônibus da Cometa

    A leveza proporcionada pelo duralumínio tinha um impacto direto na performance dos ônibus:

    • Melhoria na Aceleração e Velocidade: A redução no peso total do veículo permitia que os ônibus da Cometa acelerassem mais rapidamente e atingissem velocidades maiores com mais facilidade, o que era essencial para reduzir o tempo de viagem em rotas longas.
    • Eficiência de Combustível: Ônibus mais leves consomem menos combustível, o que não só reduz os custos operacionais, mas também permite viagens mais longas sem a necessidade de reabastecimento frequente. Isso contribuía para menos interrupções e, portanto, viagens mais rápidas.
    Dinossauro Ônibus Antigo Cometa
    Dinossauro Ônibus

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    Vantagens Competitivas Dinossauro Ônibus

    A velocidade e eficiência dos ônibus da Cometa eram consideradas vantagens competitivas significativas para:

    • Atração de Clientes: Naquela época, a capacidade de chegar ao destino mais rapidamente era um grande atrativo para os passageiros, especialmente para aqueles que viajavam por motivos de negócios ou que preferiam minimizar o tempo gasto em trânsito.
    • Posicionamento de Mercado: A Cometa era conhecida por ser uma das operadoras mais rápidas, e essa reputação ajudava a fortalecer sua marca no mercado competitivo de transporte rodoviário.

    Impacto no Mercado de Transporte

    A velocidade dos ônibus Cometa, facilitada pela leveza de sua carroceria de duralumínio, redefiniu as expectativas dos passageiros e elevou os padrões para toda a indústria de transporte rodoviário:

    Mudanças na Percepção do Cliente: A valorização da velocidade das viagens transformou a maneira como os passageiros escolhiam suas opções de transporte, favorecendo empresas que podiam oferecer tempos de viagem mais curtos e esse era o grande trunfo da Viação Cometa na época.

    Pressão sobre Concorrentes: A eficiência e rapidez da Cometa pressionavam outras empresas de ônibus a melhorar seus serviços, seja através de inovações tecnológicas ou otimizações de rotas e horários.

    Dinossauro Ônibus Cometa Antigo Ciferal Dinossauro 1979 Scania BR 116
    Dinossauro Ônibus

    Ônibus Antigo Cometa Fotos


    O Sucesso e a Popularidade do Ciferal Dinossauro

    Desde seu lançamento, o Ciferal Dinossauro conquistou uma posição de destaque no mercado brasileiro de ônibus. Sua reputação de confiabilidade e desempenho permitiu à Cometa aumentar ainda mais seu status no mercado.

    O Dinossauro tornou-se uma presença familiar nas estradas de parte do Brasil, transportando passageiros de um estado para outro, conectando cidades e regiões distantes. Sua presença imponente e distintiva nas estradas logo o transformou em um símbolo do transporte rodoviário no país.

    O Ciferal Dinossauro, embora tenha sido uma criação emblemática para a Viação Cometa, também encontrou espaço no mercado mais amplo de ônibus rodoviários, com algumas unidades sendo vendidas 0km para outras empresas.

    A personalização e adaptação dessas unidades para outros operadores de ônibus refletem a flexibilidade e a ampla aplicabilidade do design do Dinossauro.

    Dinossauro Ônibus que operou pela Itapemirim

    Diferenciação de Carroceria

    Uma das diferenças distintas entre os ônibus Dinossauro vendidos para a Cometa e aqueles vendidos para outras empresas era a presença ou ausência de arrebites externos na carroceria.

    Nos modelos fornecidos para a Cometa, os arrebites eram uma característica oriunda do GM PD 4104, adicionando um elemento estético que também servia a propósitos estruturais. Em contraste, as unidades vendidas para outras empresas eram desprovidas desses arrebites, oferecendo uma superfície mais lisa e talvez uma estética mais moderna e simplificada.

    Confira um vídeo especial do Dinossauro Ônibus em nosso canal

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    Legado e Contribuições Dinossauro Ônibus

    O Dinossauro ônibus foi tão importante e representou a consolidação da Cometa em diversos mercados de ônibus rodoviários.

    O resultado disso foi o lançamento do CMA Flecha Azul, outro modelo considerado um ônibus Cometa antigo e um ícone das estradas brasileiras.

    O CMA Flecha Azul, começando sua produção nos anos 80 e continuando até o final dos anos 90, representou um avanço tanto em design quanto em tecnologia, consolidando ainda mais a posição da Cometa no mercado de transporte rodoviário e que nesse caso começou a produzir suas próprias carrocerias em parceria com a Scania para o desenvolvimento de toda a parte mecânica.

    Ônibus Antigo Cometa CMA Flecha Azul
    CMA Flecha Azul foi o Sucessor do Dinossauro Ônibus

    A decisão da Cometa de investir em capacidades de produção próprias com a CMA foi impulsionada pela necessidade de controle mais direto sobre a qualidade e especificações dos ônibus.

    Essa integração vertical permitiu à empresa responder mais rapidamente às mudanças no mercado e às preferências dos consumidores, uma vantagem competitiva importante em um setor onde conforto, segurança e confiabilidade são cruciais em tempos diferentes, onde a empresa ainda não havia sido incorporada pelo Grupo JCA.


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