Gontijo desiste de linha internacional. A Gontijo, uma das principais empresas de transporte rodoviário do Brasil, anunciou em 2024 o encerramento de sua única linha internacional, que conectava Salvador, na Bahia, à capital paraguaia, Assunção.
Essa rota tinha um papel relevante na malha rodoviária da empresa até o começo dos anos 2000, mas enfrentou uma série de desafios que culminaram na decisão de descontinuidade. Vamos entender os motivos por trás dessa decisão e os impactos no setor.
Com a saída da Gontijo desse mercado, o setor precisa repensar estratégias para garantir a viabilidade de linhas internacionais e promover maior conectividade na América do Sul.
A Gontijo, por sua vez, segue consolidando sua posição como uma das líderes no transporte rodoviário nacional, reafirmando seu compromisso com os passageiros brasileiros.
Serviço Internacional é importante para a Gontijo?
Com uma história consolidada no mercado rodoviário nacional, a Gontijo também tentou expandir sua atuação para o transporte internacional. A linha Salvador-Assunção era um exemplo desse esforço, conectando passageiros de dois países em uma rota que exigia planejamento operacional e regulatório diferenciado.
Entretanto, apesar do prestígio associado a uma operação internacional, a Gontijo decidiu concentrar suas operações no mercado doméstico. A decisão de renunciar à rota foi oficializada pela ANTT por meio da Decisão SUPAS nº 2.776, publicada em novembro de 2024.
Por Que a Gontijo Encerrou a Linha Salvador-Assunção?
Demanda Insuficiente
Longo tempo de viagem: A viagem de ônibus entre Salvador e Assunção é longa e cansativa, algo que desestimula passageiros em busca de conforto e agilidade, especialmente com o transporte aéreo.
População-alvo: Salvador e Assunção têm diferenças culturais e econômicas que podem impactar o volume de passageiros. O fluxo de pessoas entre as duas cidades pode não ter atingido níveis suficientes para justificar a manutenção da linha.
Concorrência com outros meios: O transporte aéreo tornou-se cada vez mais competitivo, especialmente em voos internacionais. A oferta de voos entre Brasil e Paraguai, muitas vezes com preços acessíveis, pode ter reduzido a demanda por viagens rodoviárias.
Altos Custos Operacionais
Manter uma linha internacional exige recursos financeiros consideráveis:
- Custos de combustível: No Brasil, o preço do diesel é um dos mais elevados da América Latina.
- Manutenção: A frota precisa ser mantida em padrões rigorosos para atender às regulamentações brasileiras e paraguaias.
- Taxas alfandegárias: O transporte internacional enfrenta tarifas e taxas específicas, além de burocracias que aumentam os custos.
Mudanças no Perfil dos Passageiros
- Evolução no comportamento de consumo: Muitos passageiros que utilizavam o ônibus para viagens internacionais têm optado por transporte aéreo devido ao custo-benefício e menor tempo de viagem.
- Alternativas regionais: É possível que outros serviços, como ônibus fretados ou viagens combinadas (ônibus + avião), tenham captado parte da demanda, reduzindo ainda mais o público da Gontijo.
Mudança no Foco Estratégico
Com 282 linhas nacionais em operação, a Gontijo optou por priorizar rotas domésticas mais rentáveis. Essa decisão permite à empresa otimizar recursos e melhorar a experiência do cliente no mercado interno, onde a demanda é consistente.
A Gontijo tem mudado significativamente seu perfil de investimentos, alinhando-se às demandas modernas do transporte rodoviário, além de ter intensificado uma campanha de descontos para passagens compradas com antecedência no programa Gontijo Passsagens.
Recentemente, a empresa ampliou sua frota com novos Ônibus Double Decker equipados com motores de Tecnologia Euro 6, que atendem às mais rígidas normas ambientais e proporcionam maior eficiência energética.
Além disso, a Gontijo tem apostado na diversificação dos serviços, aumentando a oferta de ônibus leito e ônibus executivo em um único veículo, especialmente em rotas de curta distância. Essa estratégia visa atender um público que valoriza o conforto e a praticidade de viajar de ônibus, mas busca alternativas econômicas e rápidas para trajetos mais curtos.
Gontijo Desiste de linha internacional
As linhas internacionais de ônibus enfrentam uma série de dificuldades operacionais, que incluem:
- Regulamentação: As exigências legais e fiscais em dois países podem ser complexas e onerosas.
- Infraestrutura: A rota Salvador-Assunção atravessa diferentes estados e regiões com infraestrutura rodoviária variada, o que pode aumentar o desgaste da frota e os tempos de viagem.
- Perfil do Passageiro: O transporte rodoviário internacional atende a um nicho específico, que pode não ser suficiente para sustentar a operação, sendo que muitos passageiros não querem mais passar muitas horas embarcados em um ônibus para uma rota tão longa.
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