Gontijo Marcopolo G7 toco de 38 Lugares completaram 10 anos.

Marcopolo Viaggio G7 Scania K310 Gontijo

Os ônibus da Gontijo Marcopolo G7 toco de 38 Lugares, causaram espanto e chamaram a atenção de diversas pessoas ligadas ao transporte no ano de 2014.

O tempo passa tão rápido que mal pudemos perceber que já se passaram 10 anos desde a compra desses 18 exemplares com tração 4×2 e que inicialmente foram incorporados à frota para atendimento dentro dos estados da Bahia e do Ceará, em rotas ligando o interior até as capitais Salvador e Fortaleza.

Gontijo Marcopolo G7 toco em Salvador

Todas as fotos de minha autoria foram realizadas no estado da Bahia, no mês de dezembro de 2017.

Com aproximadamente 1200 ônibus em operação, sendo a grande maioria trucado de 14 metros e configuração padrão de 46 poltronas, é sempre de se admirar ver um Gontijo diferente e com apenas 38 lugares e nesse caso com utilização de motor abaixo de 400 cavalos, já que esses Marcopolo G7 toco utilizam chassi Scania K310 Euro 5.

Configuração do salão com 38 poltronas
    Empresa Gontijo de Transportes | Marcopolo Viaggio G7 – Scania K310

A Gontijo é considerada a maior operadora de ônibus Scania do mundo e foi fundada em 1943 por Abílio Gontijo. A história da empresa é marcada por inovação, crescimento e dedicação ao atendimento ao cliente.

Abílio Gontijo, nascido em 1917, começou sua jornada empresarial com uma pequena frota de caminhões para transporte de cargas em Carmo do Paranaíba, Minas Gerais. Com uma visão empreendedora, ele percebeu a necessidade de transporte de passageiros na região e, em 1949, adquiriu seu primeiro ônibus. Este foi o ponto de partida para a criação da Gontijo Transportes, que rapidamente se expandiu para atender a demanda crescente.

Nos anos 1950 e 1960, a Gontijo ampliou suas rotas e modernizou sua frota, estabelecendo uma forte presença em Minas Gerais e estados vizinhos. A empresa investiu em tecnologia e infraestrutura, construindo garagens e pontos de apoio em diversas cidades. Abílio Gontijo, sempre atento às necessidades do mercado, focou na qualidade do serviço e na segurança dos passageiros, o que se tornou um diferencial competitivo da empresa.

A década de 1970 foi um período de grande expansão para a Gontijo. A empresa consolidou sua rede de rotas interestaduais e começou a operar em todo o Brasil. Abílio Gontijo liderou a empresa com uma gestão eficiente e um olhar visionário, estabelecendo parcerias estratégicas e adotando inovações tecnológicas, como a compra de ônibus mais modernos e confortáveis.

Nos anos seguintes, a Gontijo continuou a crescer, incorporando outras empresas de transporte e expandindo suas operações. A empresa tornou-se uma referência no setor, conhecida pela pontualidade, segurança e qualidade dos serviços prestados. Abílio Gontijo, apesar de sua morte, deixou um legado de excelência e dedicação, que continua a ser seguido por seus sucessores que vêm desenvolvendo um trabalho de renovação na empresa.

Pra você que deseja viajar de Gontijo e quer ter uma viagem tranquila, recomenda-se comprar as passagens com antecedência, especialmente em períodos de alta demanda, como feriados e fins de semana. Além disso, esteja atento às regras de cancelamento e remarcação, que garantem flexibilidade em casos de imprevistos. Planeje sua viagem, compare preços e escolha o serviço que melhor se adapta ao seu conforto e orçamento.

Para mais informações detalhadas sobre horários, tarifas e serviços, visite o site da Gontijo e procure estar na plataforma de embarque com antecedência de no mínimo 30 minutos, não esqueça de levar consigo os pertences mais importantes durante a viagem e sempre deixe o documento de identificação RG, CNH ou Carteira de Trabalho, de forma a facilitar na hora do embarque.

Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube

Marcações: