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Joaquim Constantino: O Herdeiro de um Legado nos Transportes Brasileiros

    Joaquim Constantino Grupo Comporte (2)

    Joaquim Constantino. Um dos Herdeiros da Família de Nenê Constantino. Na história do transporte rodoviário brasileiro, poucos nomes são tão significativos quanto o da família Constantino.

    Enquanto Nenê Constantino, o patriarca que começou com uma simples jardineira transportando mercadorias e passageiros no interior de Minas Gerais, construiu as bases do que viria a ser um império, coube a seu filho Joaquim Constantino consolidar e expandir esse legado, transformando o Grupo Comporte na maior holding de transportes do país.


    O Gigante dos Transportes: O Legado de Nenê Constantino

    A história do Grupo Comporte começa nos anos 1950, quando Nenê Constantino (Pai de Joaquim Constantino), fundou o Expresso União em Patrocínio (MG).

    Com visão estratégica e trabalho árduo, ele expandiu gradualmente suas operações, adquirindo empresas regionais e estabelecendo um modelo de gestão familiar que priorizava eficiência e crescimento orgânico.

    Nenê Constantino Constantino de Oliveira Grupo Comporte, Pai de Joaquim Constantino
    Nenê Constantino. Pai de Joaquim Constantino e fundador do Grupo Comporte.

    Joaquim Constantino: A Transição para um Império Multimodal

    Joaquim Constantino não herdou apenas uma empresa – assumiu a missão de modernizar e diversificar o Grupo Comporte, mantendo os valores do pai, mas adaptando-se às novas demandas do mercado.

    Joaquim Constantino Grupo Comporte (1)
    Joaquim Constantino no início dos anos 2000.

    O Marco do Grupo Comporte

    • Aquisição da Breda Turismo (anos 1990) – uma das maiores empresas de fretamento do ABC Paulista, que mais tarde se tornaria a espinha dorsal do grupo, sendo rebatizada como Breda Serviços e, posteriormente, incorporada à Viação Piracicabana, que hoje é considerada a maior empresa de ônibus do Brasil.
    Aquisição da Breda nos anos 90, mudou a trajetória do Grupo Comporte

    Principais Contribuições para o Grupo Comporte

    • Consolidação da Viação Piracicabana como a maior operadora de ônibus do Brasil (frota de mais de 2.500 veículos)
    • Ampliação do mapa de atuação. Atualmente o Grupo Comporte possui linhas rodoviárias em quatro das cinco regiões brasileiras e especialmente nas regiões sul e sudeste detém grande parte do mercado com a Piracicabana e com a Empresa Nossa Senhora da Penha.
    • Expansão para o transporte urbano e logístico (BR Mobilidade, Penha Express)
    • Entrada no setor ferroviário (Futuras operações do Metrô de Belo Horizonte e Conquista das linhas CPTM 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em São Paulo).
    • Inovação tecnológica (rastreamento avançado, aumento da frota de ônibus elétricos ou ônibus menos poluentes).

    “Meu pai me ensinou que transporte é sobre conectar pessoas. Hoje, conectamos também oportunidades.” – Joaquim Constantino em entrevista ao Valor Econômico.


    O Grupo Comporte Hoje: Um Gigante com DNA Familiar

    Sob a gestão de Joaquim e seus irmãos, o grupo mantém:

    • + de 10 empresas ativas (rodoviárias, urbanas e logísticas)
    • Frota de 7.000+ veículos (ônibus urbanos, ônibus rodoviários, micro ônibus, vans, veículos de apoio)
    • Presença em 4 regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte)
    • Novas frentes: VLT da Baixada Santista e trem SP-Campinas

    Destaques Recentes:

    • Operação unificada da Viação Piracicabana S.A (incorporação de marcas como Breda, Expresso de Prata e Empresa Cruz)
    • Foco em fretamento corporativo (clientes como Embraer, Scania e Mercedes-Benz)
    • Expansão ferroviária (preparação para novas licitações de trens regionais)
    Nenê Constantino, Joaquim Constantino e Mauro Alcaraz da Samba Bus Miniaturas em uma exposição de ônibus novos e antigos, realizado na cidade de Barueri/SP.

    Desafios: Grupo Comporte Do Passado ao Futuro

    Assim como Nenê enfrentou obstáculos em sua trajetória, Joaquim Constantino lida com:

    • Pressão regulatória nas concessões de transporte público
    • Concorrência acirrada com grupos como JSL e CCR
    • Sustentabilidade (transição energética da frota)
    • Sucessão geracional (preparação da terceira geração da família)

    O Paradigma de Joaquim Constantino

    “Como manter o DNA familiar enquanto o grupo se profissionaliza para enfrentar mercados cada vez mais complexos?”

    Executivos Não-Familiares: 40% do board já é composto por profissionais externos
    Desafio: Manter o controle familiar enquanto o grupo se profissionaliza para lidar com:

    • Concorrência de fundos de investimento,
    • Complexidade das concessões ferroviárias,
    • Pressão por ESG (o grupo ainda não tem meta de carbono zero)

    O Que Esperar do Futuro do Grupo Comporte

    Joaquim Constantino já sinaliza os próximos passos:

    • Maior integração tecnológica (aplicativos, pagamentos e transações digitais)
    • Frota sustentável (veículos com menor impacto ao meio ambiente)
    • Consolidação ferroviária (novos trechos de trens metropolitanos)
    Qual a maior empresa de Ônibus do Brasil
    Viação Piracicabana setor de fretamento.

    Joaquim Constantino: Um Estrategista

    Joaquim Constantino, não é apenas o filho de Nenê, é o arquiteto que transformou um grupo rodoviário em um império multimodal.

    Seu maior desafio, porém, pode ser garantir que a próxima geração mantenha o mesmo tino empresarial que fez do Grupo Comporte uma referência nacional.

    “Transporte é um setor de ciclos longos. Estamos construindo para os próximos 50 anos.” – Joaquim Constantino em reunião de acionistas (2024).


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    1 comentário em “Joaquim Constantino: O Herdeiro de um Legado nos Transportes Brasileiros”

    1. Pingback: Nenê Constantino: O Criador do Maior Império de Ônibus do Brasil

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