Joaquim Constantino. Um dos Herdeiros da Família de Nenê Constantino. Na história do transporte rodoviário brasileiro, poucos nomes são tão significativos quanto o da família Constantino.
Enquanto Nenê Constantino, o patriarca que começou com uma simples jardineira transportando mercadorias e passageiros no interior de Minas Gerais, construiu as bases do que viria a ser um império, coube a seu filho Joaquim Constantino consolidar e expandir esse legado, transformando o Grupo Comporte na maior holding de transportes do país.
O Gigante dos Transportes: O Legado de Nenê Constantino
A história do Grupo Comporte começa nos anos 1950, quando Nenê Constantino (Pai de Joaquim Constantino), fundou o Expresso União em Patrocínio (MG).
Com visão estratégica e trabalho árduo, ele expandiu gradualmente suas operações, adquirindo empresas regionais e estabelecendo um modelo de gestão familiar que priorizava eficiência e crescimento orgânico.

Joaquim Constantino: A Transição para um Império Multimodal
Joaquim Constantino não herdou apenas uma empresa – assumiu a missão de modernizar e diversificar o Grupo Comporte, mantendo os valores do pai, mas adaptando-se às novas demandas do mercado.

O Marco do Grupo Comporte
- Aquisição da Breda Turismo (anos 1990) – uma das maiores empresas de fretamento do ABC Paulista, que mais tarde se tornaria a espinha dorsal do grupo, sendo rebatizada como Breda Serviços e, posteriormente, incorporada à Viação Piracicabana, que hoje é considerada a maior empresa de ônibus do Brasil.

Principais Contribuições para o Grupo Comporte
- Consolidação da Viação Piracicabana como a maior operadora de ônibus do Brasil (frota de mais de 2.500 veículos)
- Ampliação do mapa de atuação. Atualmente o Grupo Comporte possui linhas rodoviárias em quatro das cinco regiões brasileiras e especialmente nas regiões sul e sudeste detém grande parte do mercado com a Piracicabana e com a Empresa Nossa Senhora da Penha.
- Expansão para o transporte urbano e logístico (BR Mobilidade, Penha Express)
- Entrada no setor ferroviário (Futuras operações do Metrô de Belo Horizonte e Conquista das linhas CPTM 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em São Paulo).
- Inovação tecnológica (rastreamento avançado, aumento da frota de ônibus elétricos ou ônibus menos poluentes).
“Meu pai me ensinou que transporte é sobre conectar pessoas. Hoje, conectamos também oportunidades.” – Joaquim Constantino em entrevista ao Valor Econômico.
O Grupo Comporte Hoje: Um Gigante com DNA Familiar
Sob a gestão de Joaquim e seus irmãos, o grupo mantém:
- + de 10 empresas ativas (rodoviárias, urbanas e logísticas)
- Frota de 7.000+ veículos (ônibus urbanos, ônibus rodoviários, micro ônibus, vans, veículos de apoio)
- Presença em 4 regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte)
- Novas frentes: VLT da Baixada Santista e trem SP-Campinas
Destaques Recentes:
- Operação unificada da Viação Piracicabana S.A (incorporação de marcas como Breda, Expresso de Prata e Empresa Cruz)
- Foco em fretamento corporativo (clientes como Embraer, Scania e Mercedes-Benz)
- Expansão ferroviária (preparação para novas licitações de trens regionais)

Desafios: Grupo Comporte Do Passado ao Futuro
Assim como Nenê enfrentou obstáculos em sua trajetória, Joaquim Constantino lida com:
- Pressão regulatória nas concessões de transporte público
- Concorrência acirrada com grupos como JSL e CCR
- Sustentabilidade (transição energética da frota)
- Sucessão geracional (preparação da terceira geração da família)
O Paradigma de Joaquim Constantino
“Como manter o DNA familiar enquanto o grupo se profissionaliza para enfrentar mercados cada vez mais complexos?”
Executivos Não-Familiares: 40% do board já é composto por profissionais externos
Desafio: Manter o controle familiar enquanto o grupo se profissionaliza para lidar com:
- Concorrência de fundos de investimento,
- Complexidade das concessões ferroviárias,
- Pressão por ESG (o grupo ainda não tem meta de carbono zero)
O Que Esperar do Futuro do Grupo Comporte
Joaquim Constantino já sinaliza os próximos passos:
- Maior integração tecnológica (aplicativos, pagamentos e transações digitais)
- Frota sustentável (veículos com menor impacto ao meio ambiente)
- Consolidação ferroviária (novos trechos de trens metropolitanos)

Joaquim Constantino: Um Estrategista
Joaquim Constantino, não é apenas o filho de Nenê, é o arquiteto que transformou um grupo rodoviário em um império multimodal.
Seu maior desafio, porém, pode ser garantir que a próxima geração mantenha o mesmo tino empresarial que fez do Grupo Comporte uma referência nacional.
“Transporte é um setor de ciclos longos. Estamos construindo para os próximos 50 anos.” – Joaquim Constantino em reunião de acionistas (2024).
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