O título de Maior Ônibus do Mundo na categoria Ônibus Rodoviários ainda pertence ao lendário Neoplan Jumbocruiser, veículo que foi considerado anos 70 o maior ônibus rodoviário já produzido no mundo nos e permanece com esse título até os dias de hoje.
Lançamento do Maior Ônibus do Mundo
O Neoplan JumboCruiser foi apresentado pela primeira vez em 1975 em Hannover na Alemanha e era um veículo notavelmente incrível por suas dimensões impressionantes e pela complexidade de seu design.
Detalhes do Neoplan Jumbocruiser
Com 18 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 4 metros de altura, foi reconhecido pelo Guinness World Records como o maior ônibus rodoviário do mundo, capaz de acomodar até 170 passageiros, embora a configuração comum fosse de 80 a 110 assentos, mas vale ressaltar que outros ônibus podem ter sido construídos com diferentes características que também poderiam ser consideradas para recordes específicos, como comprimento, capacidade de passageiros ou peso.
Para informações mais recentes e específicas sobre recordes atuais, é sempre bom verificar a última edição do Guinness World Records ou o seu site oficial.
Quantas Unidades foram produzidas
A produção do Jumbocruiser foi extremamente limitada, com apenas 11 unidades produzidas desde seu lançamento até o seu encerramento em 1992.
O Jumbocruiser foi projetado não apenas como um meio de transporte, mas como um símbolo de luxo com grande capacidade técnica e operacional, tendo iniciado sua jornada em uma rota rodoviária saindo da Bélgica com destino à Espanha.
O modelo enfrentou diversos desafios técnicos, principalmente devido ao seu tamanho e configuração articulada, a montagem da estrutura de foi pensada com instalação do motor no final do primeiro carro, o que restringia o acesso à parte traseira do piso inferior, que era usado para serviços e bagagem.
A grande dificuldade de criação da estrutura do modelo, dificultava uma produção do Jumbocruiser em série, onde cada veículo era feito sob encomenda, com permissão de modificações específicas para atender às necessidades de cada comprador de acordo com o tipo de operação.
Apesar do design inovador e da impressionante capacidade de passageiros, o Jumbocruiser não emplacou, devido a preocupações com a segurança e praticidade em estradas europeias, especialmente em países como a França, que consideravam esse tipo de veículo como extremamente inseguro para operação nas rodovias velho do continente.
Viagens de Trens e Avião pela Europa
Outro fator que contribuiu para um resultado ruim nas vendas do modelo, foi o declínio da visão do conceito de luxo em viagens internacionais com ‘ônibus e a preferência crescente por voos e trens de passageiros que também contribuíram para a redução da popularidade do modelo ao longo do tempo.
No entanto, o legado do Neoplan Jumbocruiser ainda é lembrado como um marco na engenharia de ônibus, trazendo a busca por soluções de transporte massivo e luxuoso que desafiavam os padrões da época.
Ficha técnica Geral Neoplan Jumbocruiser
Os ônibus Neoplan Jumbocruiser foram equipados com motores Mercedes-Benz.
As primeira unidades do modelo utilizavam o motor OM404, um V12 de 19 litros e com 394 cavalos e que vinham equipados com transmissão automática Alisson de 5 marchas.
Segundo infornações, as últimas 4 unidades produzidas, utilizavam um motor V10 no lugar do v12 que rendia até 420 cavalos o OM442LA turbo de 14,6 Litros que mesmo subdimensionado em relação à primeira versão, trazia mais potência ao modelo, por conta do sistema turboalimentado.
Os motores acoplados ao Jumbocruiser eram projetados para oferecer um equilíbrio robusto entre potência e eficiência em um veículo de tamanho considerável como um Ônibus Double Decker articulado.
Ficha técnica para as unidades da primeira versão
- Designação: Neoplan Omnibus N 138 Jumbo
- Tipo de veículo: Ônibus de 4 eixos, fechado, tipo articulado
- Número de assentos (incluindo o do motorista): Até 170, incluindo o do motorista
- Peso próprio: 21400 kg
- Peso total permitido: 28000 kg
- Fonte de energia/modo de operação do motor/cilindros: Diesel, quatro tempos, 12 cilindros
- Cilindrada em cm³/volume total em litros: 20,910 litros
- Maior potência do motor em kW a RPM: 294 kW a 2300 RPM
- Silenciador/Tratamento dos gases de escape: 96 dB (norma de emissões)
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