O Marcopolo G7 é quase uma unanimidade, a maioria das pessoas envolvidas com ônibus conhece ou já ouviu falar no modelo, que foi responsável por um grande marco na indústria de transporte rodoviário brasileiro.
Representando uma era de inovação e liderança no mercado.
O “G7” (sétima geração de ônibus rodoviários da Marcopolo), foi lançado 2009 como uma evolução significativa de sua geração antecessora, mas na época do lançamento foram introduzidas ao mercado apenas as versões Viaggio 900 e 1050 e os Paradiso 1050 e 1200.
Podemos dizer que praticamente mais de 95% das grandes empresas brasileiras que trabalham com ônibus rodoviários, intermunicipais ou fretamento, tiveram alguma unidade do Marcopolo G7 (Viaggio ou Paradiso), tamanha sua dominância no mercado de ônibus rodoviários e de fretamento no Brasil.
Em meados de 2011 a Marcopolo lançou seus modelos de maior categoria e completa a família do G7 com o lançamento das versões Paradiso 1600LD e Paradiso 1800DD, sendo o grupo Luft o primeiro a adquirir os modelos para suas empresas na época, a Viação Ouro Branco (Paradiso 1600LD) e Viação Garica (Paradiso 1800DD)
Marcopolo G7 Primeira Atualização
Em 2013, o G7 passou pelo seu primeiro Facelift básico, que não só atualizou sua estética, mas também trouxe melhorias em termos de acabamentos internos.
O Destaque frontal ficou para a introdução do DRL no Parachoque ao lado do Farol de Milha.
Lançamento Marcopolo G7 1350
Em 2015 a Marcopolo lança sua versão intermediária entre o 1200 e 1600LD e completa definitivamente a família do Marcopolo G7 com o lançamento do Paradiso 1350.
A característica desse modelo é oferecer bagageiros mais amplos, que proporcionam um maior volume de cargas.
A Planalto Transportes foi a primeira empresa a adquirir o modelo no Brasil.
2018 Lançamento Marcopolo New G7
Mas foi em 2018 que a Marcopolo lançou o New G7, uma atualização mais robusta que refinou ainda mais o design externo e interno, solidificando sua posição como líder de mercado.
Alguns dos destaques frontais do Marcopolo New G7 foram:
- Novo conjunto de faróis
- Alongamento da tira lateral de acabamento dos faróis
- Novos faróis de milha
- Parachoque redesenhado
- Retrovires redesenhados
- Implementação de tiara lateral de acabamento das primeiras janelas do ônibus.
Avanços Tecnológicos do Marcopolo G7
Um dos principais atributos que consolidou o Marcopolo G7 como um ícone na indústria de ônibus foi sua inovação em eficiência. O G7 trouxe avanços significativos em termos de redução de peso, economia de combustível e aerodinâmica, estabelecendo novos padrões na indústria brasileira de ônibus e moldando o futuro do transporte rodoviário.
Economia de Combustível nos Ônibus
A estrutura do Marcopolo G7 foi projetada para ser extremamente leve, sem comprometer a resistência e a segurança.
Utilizando materiais compostos avançados e técnicas de engenharia inovadoras, a Marcopolo conseguiu reduzir significativamente o peso do veículo. Esta redução de peso não apenas melhorou a eficiência do combustível, mas também aumentou a capacidade de carga útil do ônibus, permitindo que ele transportasse mais passageiros ou carga sem sacrificar o desempenho.
A economia de combustível foi uma das áreas que mais beneficiaram os operadores de transporte. Com o preço do combustível sendo uma das maiores despesas no transporte rodoviário, a eficiência aprimorada do G7 traduziu-se em economias consideráveis ao longo do tempo. Esta melhoria foi alcançada através de um design aerodinâmico refinado e da utilização de motores mais eficientes, que juntos reduziram o consumo de combustível de forma significativa.
Avanços Aerodinâmicos do Ônibus Marcopolo G7
A aerodinâmica do Marcopolo G7 foi outro ponto de destaque. A Marcopolo investiu em pesquisa e desenvolvimento extensivo para criar um design que minimizasse a resistência ao ar, maximizando a eficiência do combustível e melhorando a estabilidade do veículo em altas velocidades. O design aerodinâmico do G7 não só melhorou o desempenho do combustível, mas também reduziu o ruído do vento, contribuindo para uma viagem mais tranquila e confortável.
Os avanços aerodinâmicos introduzidos pelo G7 foram considerados revolucionários para a época e estabeleceram um novo marco na indústria de ônibus. Essas melhorias não apenas elevaram o padrão em termos de design e funcionalidade, mas também demonstraram o compromisso da Marcopolo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
A Marcopolo dominou o Mercado entre 2010 e 2016
Um dos períodos mais significativos para o Marcopolo G7 foi entre 2010 e 2016, um intervalo em que a Marcopolo experimentou uma dominação quase completa do mercado brasileiro de ônibus.
Esse sucesso foi parcialmente atribuído à falência da Busscar em 2012, que era um dos seus principais concorrentes.
Além disso, a Comil, outra fabricante tradicional de carrocerias no Brasil, não dispunha de um modelo que pudesse competir diretamente com o G7 em termos de características e popularidade.
A falência da Busscar deixou um vácuo no mercado, que foi prontamente preenchido pelo Paradiso G7.
A Marcopolo aproveitou a oportunidade para solidificar sua presença, oferecendo inovações em segurança, conforto e design que atendiam às crescentes demandas dos operadores de transporte e do público viajante.
Além disso, o New G7 introduziu melhorias significativas, como sistema de faróis e faróis de milha em Led, sistema de entretenimento mais avançado, melhor isolamento acústico e opções de personalização que permitiam aos operadores ajustar o veículo para atender às especificidades de suas rotas e serviços.
Legado Continuado no Marcopolo G8
O legado do Marcopolo G7 é notável. Mesmo após o término de sua produção em 2024, ele continua a ser uma referência no mercado de ônibus.
A Marcopolo, através da atualização da sua linha de ônibus rodoviários com o lançamento do Marcopolo G8, demonstrou o compromisso com a inovação e com a melhoria contínua que moldou significativamente a indústria de transporte rodoviário no Brasil.
Mas é bom lembrar que o Marcopolo G7 não apenas elevou o padrão para o design e a funcionalidade dos ônibus, mas também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de novas práticas na indústria, empurrando o mercado em direção a soluções mais ecológicas e eficientes.
Obrigado pela visita!
Veja nossas categorias: História, Ajuda, Novidades, Ônibus a venda, e muito mais assuntos.
Conheça nosso canal do Youtube
Pingback: Retrovisor de Ônibus. A Gontijo abandonou os Chifrudos??
Pingback: Marcopolo. A História da maior fábrica de Ônibus do Brasil
Pingback: Eucatur Ônibus Passagens. Frota Double Decker Ampliada