Marcopolo G8 na Gontijo. Um ônibus misterioso apareceu no pátio da Gontijo em Belo Horizonte, e ele pode mudar os rumos da frota da empresa nos próximos anos. O Marcopolo Paradiso G8 1350, montado sobre um chassi a ser revelado, foi avistado na garagem da companhia, reacendendo rumores sobre uma possível reaproximação entre a gigante mineira e a Marcopolo após anos de predomínio das carrocerias Comil e algumas unidades Busscar.
Marcopolo G8 na Gontijo, O Que Há de Especial?
O Marcopolo G8 1350 é uma versão intermediária entre os modelos tradicionais:
✔ Mais espaço que o G8 1200 (modelo de ônibus rodoviário de único piso mais vendido).
✔ Mais leve e ágil que o G8 1600LD (modelo alto com bagageiro extra e cabine do motorista isolada).
Essa configuração é ideal para rotas que exigem maior capacidade de bagagem sem sacrificar aerodinâmica ou consumo de combustível – um equilíbrio que a Gontijo parece estar buscando para otimizar suas operações.
Esta não é apenas uma demonstração de produto, mas um possível reposicionamento estratégico da Marcopolo para reconquistar um cliente-chave no território nacional.



Marcopolo G8 na Gontijo pode se tornar realidade?
Nos últimos anos, a Gontijo vinha priorizando carrocerias da Comil e Busscar, deixando a Marcopolo em segundo plano. No entanto, nem a Comil nem a Busscar possuem um modelo equivalente ao G8 1350, o que pode ter levado a empresa a reavaliar sua estratégia.
A Irizar também oferece um modelo similar (i6S 1350), mas seu custo e posicionamento premium podem ser inviáveis para uma frota massiva como a da Gontijo.
Isso deixa a Marcopolo praticamente sozinha nesse nicho, com um produto que atende uma demanda real do mercado.
O Marcopolo G8 na Gontijo não é o “Nova Geração de Ônibus Scania”
A título de esclarecimento, o modelo visto na garagem da Gontijo em Belo Horizonte tem placa TKD-8C85, diferentemente do ônibus de demonstração da Scania com chassi Euro 6, que tem placa GAV-8G57.
Então tudo indica que temos um outro veículo de demonstração para a empresa mineira, mas por hora sem um modelo de chassi definido, já que alguns indícios apontam uma possível versão de um chassi Scania em parceria com a Volksbus. O que não seria “impossível” já que a própria Volkswagen é a principal acionista global da marca Scania.


Scania e Gontijo Podem Estar Desenvolvendo um novo tipo de chassi
A aparição do Marcopolo G8 na Gontijo pode ser mais do que um teste de carroceria – pode representar o nascimento de um novo chassi Scania desenvolvido em parceria exclusiva com a maior frotista da marca no mundo.
Com mais de mil unidades Scania em operação, a Gontijo não é apenas uma cliente, mas um verdadeiro laboratório sobre rodas para a fabricante sueca.
Há fortes indícios de que esse veículo em teste seja um protótipo de uma nova geração de chassis, projetado para atender às demandas específicas das rotas mais desafiadoras do Brasil – desde as serras de Minas Gerais até os longos corredores de exportação para outros países da América do Sul.
A Scania, que historicamente usa a frota da Gontijo como termômetro para inovações, poderia aplicar nesse modelo tecnologias inéditas de eficiência energética, telemetria avançada e durabilidade, com a transportadora mineira fornecendo dados em tempo real de desempenho em diferentes condições de operação.

O Que Isso Pode Significar ao Mercado?
Possível retorno do Marcopolo G8 na Gontijo – Se aprovado, esse modelo pode abrir caminho para mais encomendas.
Vantagem competitiva da Marcopolo – Enquanto Comil e Busscar não lançarem carrocerias para concorrer diretamente com a Marcopolo, a marca gaúcha poderá trabalhar com tranquilidade esse tipo de nicho de mercado que tem uma tendência maior de aquisição, já que muitas empresas tem trabalhado cada vez mais o setor de encomendas.
Gontijo busca eficiência – O G8 1350 pode ser a solução perfeita para rotas com alta demanda de bagagens, como linhas turísticas e interestaduais.
Marcopolo G8 na Gontijo Desperta Curiosidades
A aparição desse Marcopolo G8 1350 não é por acaso. A Gontijo, conhecida por sua gestão eficiente e frota moderna, parece estar explorando uma solução eficiente para uma necessidade do seu próprio mercado.
Se a parceria com a Marcopolo for retomada, isso pode redefinir as escolhas da empresa nos próximos anos – e deixar os concorrentes preocupados.
Fique de olho: Essa pode ser a primeira de muitas unidades do Marcopolo G8 na Gontijo.
Autor das fotos: Desconhecido | Compartilhe conteúdo com seus amigos.
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