O Clube do Ônibus Mobilidade e Transporte, com o intuito de esclarecer a recente reportagem publicada sobre o processo de aquisição da Universo Transportes sob o título “Piracicabana conclui aquisição da Universo Transportes em negociação turbulenta”, e em observância aos princípios de ética jornalística e transparência informativa, vem por meio desta nota de esclarecimento se retratar perante o Grupo Belarmino.
Em atenção à solicitação formal do Grupo Belarmino, o Clube do Ônibus realizou na mesma data da publicação os ajustes editoriais necessários em sua cobertura inicial sobre a aquisição da Universo Transportes, concentrando-se exclusivamente nos aspectos relativos à operação concluída com a Piracicabana.
Essa atualização preserva a integridade jornalística ao mesmo tempo que atende a legítima solicitação de ajuste feita pelo Grupo Belarmino, demonstrando a nossa disposição para o aprimoramento contínuo.
Contexto e Esclarecimentos Sobre a Venda da Universo Transportes
O referido texto foi publicado com base em informações que constam em posts postados em redes sociais como Facebook e Instagram, áudios de grupos de Whatsapp e narrativas feitas por motoristas, sem uma documentação comprobatória.
E, mesmo tendo o nome citado no texto, o Grupo Belarmino não foi procurado para se posicionar sobre o assunto.
O Grupo Belarmino é uma instituição sólida e com trajetória reconhecida no segmento de transportes de passageiros, com atuação consistente e de longa data, além de participação em relevantes operações do setor. Também é reconhecido no mercado pela seriedade com que trata os assuntos referente a aquisições e, dessa forma, jamais interfere em negociações que estejam em andamento.
Informamos ainda que o Grupo Belarmino se colocou à nossa disposição. Portanto, toda vez que tiver o seu nome citado em textos do Clube do Ônibus, faremos contato por meio de sua assessoria de Imprensa no sentido de buscar as informações corretas para contextualizar, de forma fidedigna, os fatos.
Compromissos Institucionais
O Clube do Ônibus está em constante aprimoramento dos seus processos editoriais, com ênfase na contextualização de negócios complexos.
Neste contexto, faz a publicação de conteúdos analíticos sobre os mecanismos que regem fusões e aquisições e, neste caso, estamos prestando nossa nota de esclarecimento com diálogo transparente com todas as fontes.
Assim sendo, focaremos no aprimoramento do rigor jornalístico, assegurando que futuras coberturas equilibrem agilidade e profundidade.
Considerações Finais
Reafirmamos nosso compromisso com a precisão factual, o respeito às instituições e a sua contribuição para um debate qualificado sobre o mercado de transporte rodoviário.
Este comunicado é emitido em observância aos princípios de transparência e boa-fé jornalística, sem prejuízo de quaisquer direitos ou interpretações legais.