A história dos Ônibus Busscar representa um capítulo fundamental na evolução do transporte rodoviário no Brasil. Fundada em 1946 em Joinville (SC) pelo visionário Harold Nielson, a empresa se consolidou como sinônimo de inovação e qualidade, marcando época com designs arrojados e soluções técnicas pioneiras.
Atualmente comandada pelo Grupo CAIO, a Busscar se mantém como uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil e com sua nova linha de Ônibus Busscar NB1, almeja expressivos números de venda para os próximos anos.
Ônibus Busscar Modelos Rodoviários em Produção
Para os modelos rodoviários a Busscar conta com os seguintes modelos em produção:
- Busscar Panorâmico DD NB1
- Busscar Vissta Buss DD
- Busscar Vissta Buss 400 Low Driver (LD)
- Busscar Vissta Buss NB1 365
- Busscar Vissta Buss 360
Os modelos da família de Ônibus Busscar NB1 se beneficiam de um design que reduz o arrasto aerodinâmico. Esse foco em eficiência não só melhora o desempenho dos veículos, como também contribui para uma significativa economia de combustível, reduzindo os custos operacionais para as empresas de transporte.
Especificamente, os modelos de um piso, o Vissta Buss 345 e 365 NB1, e o Novo Busscar Panorâmico DD NB1, apresentam avanços significativos na otimização da aerodinâmica.
Segundo estimativas, a versão de um único piso do NB1 obteve índices apontando para uma redução de 10% no arrasto aerodinâmico, enquanto o modelo de dois andares (Busscar NB1 DD) obteve índices prévios para diminuição de 5% do arrasto, o que se traduz em menor consumo e menor custo operacional para as empresas.
Ônibus Busscar Modelos Intermunicipais em Produção
- Vissta Buss NB1 345 (Carroceria para motor Traseiro)
- Vissta Buss 340 (Carroceria para motor Traseiro)
- El Buss 340 (Carroceria para motor Dianteiro)
A Busscar desenvolveu suas linhas intermunicipais com configurações específicas para diferentes necessidades operacionais: os modelos Vissta Buss 340 e Vissta Buss 345 NB1 foram projetados para chassis com motor traseiro, sendo a nomenclatura numérica (340 e 345) uma referência direta à altura total da carroceria em centímetros – 340cm e 345cm, respectivamente.
Já o El Buss 340, com sua estrutura voltada para chassis de motor dianteiro, mantém a lógica de nomenclatura pela altura (3,40 m), mas se diferencia pelo layout mecânico e aplicação em rotas que demandam maior versatibilidade.
A Distinção entre as Linhas Vissta Buss e El Buss: Projeto e Nível de Acabamento
A Busscar estabeleceu uma clara diferenciação entre suas linhas Vissta Buss e El Buss, indo além da simples posição do motor (traseiro ou dianteiro).
Enquanto a linha Vissta Buss (340, 345 NB1) foi desenvolvida como opção mais sofisticada, com elementos de design diferenciados e maior variedade de opcionais, a linha El Buss 340 apresenta acabamentos mais simplificados, refletindo seu posicionamento como solução econômica e funcional.
Principais diferenças:
- Design exterior: O Vissta Buss adotava faróis e lanternas com design mais elaborado, muitas vezes com detalhes cromados, enquanto o El Buss utilizava conjuntos ópticos mais convencionais e de manutenção simplificada.
- Público-alvo: O Vissta Buss atende a empresas com operações em rotas de maior valor agregado, enquanto o El Buss era voltado para linhas intermunicipais com demanda por soluções robustas e de menor custo operacional.
Essa segmentação permite à Busscar atender desde operadoras que buscavam diferenciação no mercado até aquelas com necessidades mais utilitárias, sempre mantendo a qualidade estrutural característica da marca.
Os Ônibus intermunicipais Busscar 345 ou 340, disputam mercado com o Marcopolo Viaggio 1050 ou o Comil Campione 3.25/3.45.
Ônibus Busscar Fretamento e Intermunicipais
- El Buss 340
- El Buss 320L
- El Buss 320
- El Buss FT
A Linha El Buss para Fretamento e Rotas Curtas: Soluções Estratégicas da Busscar
A Busscar desenvolveu sua linha El Buss com foco em versatilidade, atendendo desde o fretamento executivo até linhas intermunicipais de curta distância.
Diferente de concorrentes como Marcopolo e Comil, que adotam carrocerias mais estreitas (2,55m) em modelos compactos, a Busscar manteve a largura padrão rodoviária de 2,60m em toda sua gama, incluindo as versões mais baixas (320 e FT), garantindo maior espaço interno e padronização na frota das operadoras.
Hierarquia dos Ônibus Busscar para Fretamento
El Buss 340
- Altura: 3,40m (bagageiros amplos)
- Diferenciais:
- Faróis e lanternas com design atualizado
- Maior variedade de opcionais de conforto

- Público-alvo: Fretamento premium e linhas intermunicipais com maior demanda por bagagem
El Buss 320L
- Altura: 3,20m (bagageiros reduzidos, porém estratégicos)
- Diferenciais:
- Conjuntos ópticos Full LED (modernidade e segurança)
- Lanternas traseiras com assinatura luminosa
- Carenagem lateral superior no beiral da carroceria.
- Espelhos retrovisores com braços avançados como na linha Vissta Buss.

- Público-alvo: Linhas intermunicipais, Fretamento corporativo e turístico
El Buss 320
- Altura: 3,20m (foco em eficiência)
- Diferenciais:
- Equilíbrio entre custo e recursos
- Manutenção simplificada
- Público-alvo: Linhas regulares com média ocupação

El Buss FT (Fretamento)
- Altura: 3,20m (estrutura simplificada)
- Diferenciais:
- Conjuntos ópticos básicos (custos reduzidos)
- Peso menor (economia de combustível)
- Componentes de alta durabilidade
- Público-alvo: Empresários que priorizam custo-benefício em frotas de fretamento ou linhas econômicas, o Grupo Comporte de Nenê Constantino, por enquanto é um dos maiores investidores dos novos modelos Busscar, em especial com modelos adquiridos para a Viação Piracicabana.

Carroceria Busscar Largura Padrão 2,60m é um Diferencial?
Ao manter a largura padrão rodoviária mesmo nos modelos compactos, a Busscar oferece:
Padronização da frota (facilidade na reposição de peças)
Conforto lateral (assentos mais largos em comparação a concorrentes)
Estabilidade em rodovias (melhor distribuição de peso)
Ônibus Busscar El Buss em Resumo
A linha de Ônibus Busscar El Buss mostra que a fabricante busca equilibrar customização e padronização.
Enquanto o FT atende ao mercado mais sensível a custos, os modelos 320L e 340 agregam tecnologia e conforto, sempre mantendo a robustez e o DNA rodoviário da marca.
Para operadoras, essa variedade significa poder escolher o veículo ideal para cada tipo de demanda sem abrir mão da qualidade estrutural que consagrou a Busscar.
Curiosidade: A sigla “FT” (Fretamento) reforça o posicionamento do modelo como solução entry-level, mas sem perder a essência durável que caracteriza a marca.
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