Atenção!

O conteúdo deste site é protegido por direitos autorais e não pode ser copiado.

Pular para o conteúdo

Ônibus Elétrico Higer FE10BR. Testes em linha rodoviária entre Santos e São Paulo. Viação Ultra 10.004

    Ônibus elétrico Higer FE10BR Viação Ultra 1004

    Ônibus Elétrico Higer FE10BR está revolucionando o transporte rodoviário no Brasil. Atualmente em fase de testes pela Viação Ultra na linha rodoviária entre Santos e São Paulo (Metrô Jabaquara), com excelente aceitação por parte dos passageiros e também dos motoristas da empresa.

    Com tecnologia 100% elétrica, o FE10BR combina desempenho, sustentabilidade e conforto, sendo uma solução muito atrativa para operadoras de fretamento e transporte intermunicipal rodoviário, já que o custo de operação pode ser até 6x menor em comparação a um veículo Diesel.


    Tecnologia e Sustentabilidade do Ônibus Elétrico Higer FE10BR

    Zero Emissões e Eficiência Energética

    Ônibus Elétrico Higer FE10BR é totalmente livre de emissões de poluentes e ruídos, contribuindo para a redução da pegada de carbono no transporte rodoviário. Equipado com um motor elétrico DANA TM4 de 350 kW e torque de 3.000 N.m, o veículo oferece desempenho robusto sem comprometer o meio ambiente.

    Bateria e Autonomia

    • Bateria CATL LFP: 385 kWh de capacidade.
    • Autonomia: Até 450 km com uma única carga.
    • Tempo de Recarga: Aproximadamente 2,2 horas em carregadores rápidos (GBT ou CSS2).
    • Freio Regenerativo: Recupera até 30% da energia, aumentando a eficiência.

    Conforto e Acessibilidade no Ônibus Elétrico Higer FE10BR

    Design e Espaço Interno

    • Dimensões: 10,76 m (comprimento) x 3,65 m (largura) x 2,55 m (altura).
    • Capacidade: 41 passageiros + 1 cadeira de acessibilidade motorizada.
    • Poltronas: Revestidas em couro, com distanciamento lateral para maior conforto.

    Recursos de Acessibilidade

    • Cadeira Motorizada: Desce até o solo para embarque seguro de passageiros com mobilidade reduzida.
    • Sistema de Ajoelhamento: Facilita o acesso ao veículo.

    Segurança e Manutenção do Ônibus Elétrico Higer FE10BR

    Sistemas Avançados

    • Freios: Disco com ABS, EBS e ESC para frenagem segura.
    • Pneus: 295/80R22,5, projetados para durabilidade.
    • Câmera de Ré: Melhora a visibilidade do motorista.

    Baixo Custo Operacional

    • Manutenção Reduzida: Até 30% mais econômica que modelos a diesel.
    • Garantia: 5 anos para o motor e 8 anos para a bateria.

    Ônibus Elétrico na Viação Ultra Linha entre Santos e São Paulo

    Atualmente, o Ônibus Elétrico Higer FE10BR está em fase de testes na Viação Ultra, operando na movimentada rota entre Santos e São Paulo. Essa iniciativa demonstra o potencial do veículo para substituir frotas convencionais, oferecendo:

    • Viagens silenciosas e suaves.
    • Redução de custos a longo prazo.
    • Alinhamento com políticas de ESG (Environmental, Social, and Governance).

    Preço do Ônibus Elétrico Higer FE10BR

    O custo de aquisição de um ônibus elétrico como o Higer FE10BR no Brasil atualmente gira em torno de R$ 3 milhões, porém esse valor não é fixo devido a uma série de fatores variáveis. 

    A cotação do dólar e do yuan chinês impacta diretamente no preço final, já que os veículos são importados. Além disso, taxas de importação, impostos como II (Imposto de Importação), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) podem aumentar significativamente o investimento inicial.

    O próprio valor de fabricação na China também sofre ajustes conforme a demanda global por veículos elétricos, custos de matéria-prima e avanços tecnológicos incorporados aos modelos.

    Apesar do alto custo inicial, especialistas destacam que a economia em manutenção e combustível ao longo da vida útil do veículo pode compensar o investimento a médio e longo prazo, especialmente para frotas operadas intensivamente.

    Ônibus Elétrico Higer FE10BR na rodoviária de Santos/SP

    Desafios do Brasil para operação de ônibus elétricos

    Um dos principais entraves para a adoção em larga escala de ônibus elétricos no Brasil é a falta de infraestrutura elétrica adequada para suportar a operação desses veículos. Muitas cidades e terminais rodoviários não possuem sistemas de carregamento rápido ou estações de recarga dimensionadas para frotas elétricas de grande porte. Além disso, a rede de distribuição de energia em várias regiões é antiga e instável, o que pode levar a sobrecargas e interrupções no fornecimento, especialmente quando múltiplos veículos são carregados simultaneamente. Essa limitação inviabiliza a expansão de frotas elétricas, já que as operadoras não podem garantir a recarga eficiente dos ônibus em suas rotinas diárias.

    Outro desafio relacionado é a ausência de padronização e investimento em redes inteligentes (smart grids) capazes de otimizar o consumo energético. Diferentemente de países que já avançaram na transição para o transporte limpo, o Brasil ainda carece de políticas públicas integradas para modernizar sua infraestrutura elétrica. Sem investimentos em subestações dedicadas, pontos de recarga estratégicos e sistemas de armazenamento de energia, a operação contínua de ônibus como o Higer FE10BR fica comprometida.

    Essa deficiência não apenas aumenta os custos operacionais, como também desacelera a adoção de tecnologias sustentáveis no transporte público e rodoviário do país.


    Ônibus Elétricos Higer da China para o Brasil

    Fundada em 1998, a Higer Bus Company é uma das maiores fabricantes de ônibus da China, reconhecida por sua inovação em mobilidade sustentável. Especializada em veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio, a empresa expandiu sua presença para mais de 100 países, incluindo o Brasil, onde modelos como o Higer FE10BR estão sendo testados em operações rodoviárias.

    A Higer tem investido fortemente em tecnologia de baterias e infraestrutura de carregamento, com foco em reduzir custos operacionais e aumentar a autonomia de seus ônibus elétricos. Seus planos incluem a ampliação de parcerias com governos e operadoras de transporte para substituir frotas a diesel, alinhando-se às metas globais de descarbonização. Com modelos como o Higer Azure A13BR, já em operação na cidade de Cascavel/PR, a empresa busca consolidar-se como referência em transporte limpo, combinando eficiência energética, conforto e acessibilidade.

    Ônibus Elétrico Higer Cidade de Cascavel PR (1)

    Um resumo sobre o Ônibus elétrico Higer FE10BR

    Ônibus Elétrico Higer FE10BR, pode ajudar a ser um marco na evolução do transporte rodoviário brasileiro. Com tecnologia de ponta, sustentabilidade e conforto superior, ele se posiciona como a escolha ideal para empresas que buscam eficiência e responsabilidade ambiental. À medida que mais operadoras adotam essa solução, o futuro do transporte limpo e inteligente se torna realidade.


    Compartilhe esse conteúdo sobre o Ônibus elétrico Higer FE10BR
    Acompanhe em nossa página Notícias Sobre Ônibus, muito mais assuntos.


    Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube

    Siga o Clube do Ônibus no Instagram e Facebook


    Visite a Loja de Camisetas do Clube do Ônibus

    Conheça uma Loja de Camisetas e Presentes para toda a Família.