Como é um Ônibus Leito por Dentro

ÔNIBUS LEITO POR DENTRO

Como é um Ônibus Leito por dentro, é uma das maiores dúvidas de quem vai comprar uma passagem, mas ainda não conhece o serviço oferecido por empresas rodoviárias no Brasil.

Estrutura das Poltronas

As poltronas são o destaque principal de um ônibus leito por dentro.
    São projetadas para proporcionar o máximo de conforto, elas possuem uma largura generosa, com cerca de 50 cm, e oferecem um nível de reclinação quase horizontal.

ÔNIBUS LEITO POR DENTRO

Isso permite que os passageiros descansem ou durmam confortavelmente, quase como estivessem em uma cama. Além disso, as poltronas são forradas com materiais acolchoados e muitas vezes revestidas em couro ou tecido macio, aumentando a sensação de luxo e conforto a bordo.

Obrigações de um Ônibus Leito por Dentro

1. Largura do Assento:
      • As poltronas leito possuem uma largura mínima de 50 cm, proporcionando mais espaço e conforto aos passageiros. Esta dimensão permite que os passageiros se acomodem de maneira mais confortável, reduzindo a sensação de cansaço durante viagens longas.
    Ônibus Leito por dentro
    1. Estágios de Reclinação:
      • Estas poltronas oferecem no mínimo 4 estágios de reclinação, permitindo que os passageiros ajustem a inclinação do encosto conforme sua preferência. Essa flexibilidade é essencial para garantir que cada passageiro encontre a posição ideal para descansar.
    1. Reclinação Final do Encosto:
      • O encosto das poltronas leito pode ser reclinado até 50 graus em relação à vertical. Esta inclinação significativa transforma a poltrona quase em uma cama, proporcionando um descanso muito mais efetivo e confortável, especialmente durante viagens noturnas.
    Ônibus Leito por dentro
    Descansa Pernas em Diagonal
    1. Distância entre Poltronas:
      • A distância entre as poltronas deve ser de pelo menos 37 cm, garantindo um espaço adequado para as pernas e facilitando a circulação dentro do ônibus. Este espaçamento é crucial para evitar desconforto e cansaço nas pernas durante viagens prolongadas.
    2. Descansa Pernas:
      • Todas as poltronas leito vêm equipadas com descansa pernas. Este recurso adicional é fundamental para aumentar o conforto dos passageiros, permitindo uma postura mais natural e relaxada durante a viagem.

Serviços e Comodidades

Dentro de um ônibus leito, os passageiros têm acesso a uma variedade de serviços e comodidades que tornam a viagem mais agradável. Entre os itens mais comuns estão:

• Ar Condicionado: Mantém a temperatura interna agradável, independentemente das condições climáticas externas.
    • Sanitário: Sempre presente, garante conveniência durante longas viagens.
    • Água Mineral: A maioria das empresas fornece água mineral gratuita para os passageiros.
    Geladeira Com Água Mineral
    Item obrigatório para os Passageiros
    Ônibus Leito Por Dentro

Serviços NÃO Obrigatórios

Embora os ônibus leito ofereçam uma série de comodidades, alguns serviços adicionais NÃO são obrigatórios, mas podem ser disponibilizados como cortesia dependendo da empresa de transporte:

1. Tomadas USB ou Tomadas 110V:
      • Embora não seja obrigatório, algumas empresas oferecem tomadas USB ou Tomadas 110V para que os passageiros possam carregar seus dispositivos eletrônicos durante a viagem. Esta comodidade é especialmente útil para manter celulares e tablets carregados, proporcionando entretenimento e conectividade durante o trajeto, mas NÃO são itens obrigatórios
    1. Sistema de Wi-Fi:
      • O Wi-Fi a bordo também não é um serviço obrigatório, mas pode ser encontrado em algumas empresas de transporte. A conectividade à internet durante a viagem permite que os passageiros naveguem na web, trabalhem ou se comuniquem enquanto estão em trânsito.
    2. Travesseiro e Manta:
      • Travesseiros e mantas não são obrigatórios, mas são oferecidos por algumas empresas para aumentar o conforto dos passageiros, especialmente em viagens noturnas. Estes itens adicionais ajudam os passageiros a descansar melhor, proporcionando uma experiência de viagem mais relaxante.
    3. Cortinas Separadoras entre as Poltronas:
      • Algumas empresas oferecem cortinas separadoras entre as poltronas, mas isso não é obrigatório. As cortinas podem proporcionar mais privacidade aos passageiros, especialmente em viagens noturnas, criando um ambiente mais reservado e confortável.
    ÔNIBUS LEITO POR DENTRO
    1. Descansa pernas na posição horizontal:
    • O Descansa pernas de um ônibus Leito é obrigatoriamente posicionado em posição inclinada na diagonal como no caso do serviço semi leito.

O descansa pernas na horizontal só se torna obrigatório para o serviço do tipo Leito Cama, onde o custo da viagem normalmente é mais elevado.