Agora é Oficial. O Expresso Maringá será incorporado à Penha

INCORPORAÇÃO DO EXPRESSO MARINGÁ PELA PENHA

Em postagem nas redes sociais tanto da Penha, quanto do Expresso Maringá foi realizado o seguinte comunicado:

“Nossa jornada agora é compartilhada, trazendo o melhor de duas empresas renomadas para transformar cada viagem em uma experiência incomparável.

INCORPORAÇÃO DO EXPRESSO MARINGÁ PELA PENHA
    Arte com ônibus da Penha no lugar do Expresso Maringá

A Empresa Nossa Senhora da Penha que já pertenceu ao Grupo Itapemirim e atualmente pertence ao Grupo Comporte), tem sua sede na cidade de Curitiba/PR e interliga os três estados do Sul com atuações também entre o Sul e Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro)

Ao longo dos últimos anos, vem recebendo grandes investimentos ao longo dos últimos anos, tanto em tecnologia, quanto em renovação de frota constante e tem se transformado em uma grandes potências do transporte de passageiros no Sul do Brasil.

Ônibus da Penha, ainda com a pintura do Expresso Maringá
    Ônibus da Penha já foram vistos com a pintura do Expresso Maringá

A incorporação de empresas por outras, como no caso do Expresso Maringá pela Penha, também conhecida como fusões e aquisições (M&A – Mergers and Acquisitions), é uma estratégia comum no mundo corporativo e pode ter um impacto significativo tanto para a sociedade quanto para as empresas envolvidas.

Incorporação de empresas e seus impactos na Sociedade

Vantagens das Incorporações:

1. Economias de Escala: As empresas incorporadas frequentemente conseguem operar de maneira mais eficiente devido a economias de escala. Isso pode resultar em produtos e serviços mais baratos para os consumidores.
    2. Inovação: Grandes empresas com mais recursos podem investir mais em pesquisa e desenvolvimento, levando a inovações tecnológicas e melhorias nos produtos e serviços oferecidos ao mercado.
    3. Criação de Empregos: Embora as incorporações possam inicialmente levar a cortes de empregos devido a sobreposições de funções, a longo prazo, o crescimento e a expansão das empresas podem criar novos empregos.
    4. Estabilidade Econômica: Empresas maiores e financeiramente mais fortes podem oferecer maior estabilidade econômica, reduzindo o risco de falência e suas consequências negativas para a sociedade.

Desvantagens das incorporações:

Redução da Diversidade: A absorção de empresas menores por grandes conglomerados pode levar a uma menor diversidade de produtos e serviços no mercado.

Impacto Social: Mudanças nas políticas corporativas podem afetar negativamente as comunidades locais, especialmente se houver fechamento de postos de trabalho.

Benefícios Financeiros para a Empresa Incorporadora

1. Aumento de Market Share: A incorporação de outra empresa pode aumentar significativamente a participação de mercado, permitindo à empresa incorporadora dominar mais segmentos do mercado.
    2. Sinergias: As sinergias resultantes das incorporações, como a combinação de recursos e capacidades, podem levar a uma maior eficiência operacional e redução de custos.
    3. Diversificação: Adquirir empresas em diferentes setores ou mercados geográficos pode ajudar a diversificar os riscos e estabilizar a receita.
    4. Vantagem Competitiva: Ao eliminar ou reduzir a concorrência, a empresa incorporadora pode fortalecer sua posição competitiva e aumentar sua capacidade de definir preços.
    5. Expansão Rápida: A aquisição ou incorporação de uma empresa existente permite à incorporadora uma expansão rápida, ao contrário do crescimento orgânico, que pode ser mais lento e incerto.

Exclusão de Marcas do Mercado

Quando uma empresa incorpora outra e decide eliminar a marca incorporada, isso pode ter várias implicações:

1. Unificação da Marca: Pode simplificar a comunicação de marketing e fortalecer a identidade da marca principal, tornando-a mais reconhecível e confiável.
    2. Redução de Custos: Manter múltiplas marcas pode ser caro e ineficiente. A consolidação pode reduzir custos de marketing e administração.
    3. Foco Estratégico: A eliminação de marcas pode permitir que a empresa se concentre em suas principais ofertas, melhorando a qualidade e a inovação.

Por outro lado, a exclusão de marcas também pode resultar na perda de lealdade de clientes e na alienação de segmentos específicos do mercado que estavam mais ligados à marca extinta, mas que tendem a se acostumar com a nova marca a médio prazo.

Obrigado por sua visita.

Conheça Nosso canal no Youtube

Siga-nos nas redes sociais Instagram e Facebook

1 comentário em “Agora é Oficial. O Expresso Maringá será incorporado à Penha”