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A História do primeiro Ônibus Double Decker urbano do Brasil

    O primeiro Ônibus Double Decker do Brasil não foi com modelo rodoviário. Isso uma inovação marcante ocorreu com a introdução do primeiro ônibus double decker urbano no país. Neste artigo, vamos explorar a história fascinante desse marco de transporte, desde sua concepção até seu impacto nas cidades brasileiras.

    London Bus. Os Ônibus de Londres na Inglaterra

    O conceito de ônibus double decker, também conhecido como “ônibus de dois andares”, é originário de países como o Reino Unido, onde esses veículos são comuns nas ruas movimentadas de cidades como Londres. Com o aumento da urbanização e da demanda por transporte público eficiente, o Brasil começou a considerar a implementação desses ônibus em suas próprias cidades.

    ÔNIBUS INGLESES INSPIRARAM PRIMEIRO ÔNIBUS DOUBLE DECKER NO BRASIL DA CMTC (1)
    Os ônibus Ingleses Inspiraram a criação do Primeiro ônibus Double Decker no Brasil
    Os ônibus Ingleses Inspiraram a criação do Primeiro ônibus Double Decker no Brasil

    Jânio Quadros o Prefeito de uma Cidade Visionária?

    Jânio Quadros, uma figura política de destaque no Brasil, foi prefeito de São Paulo em dois períodos, de 1953 a 1955 e de 1986 a 1988. Durante seu segundo mandato como prefeito, Jânio ficou conhecido por suas iniciativas ousadas e, muitas vezes, controversas.

    Uma dessas iniciativas foi a introdução dos primeiros ônibus urbanos Double Decker no Brasil, inspirada por uma de suas visitas à Inglaterra, onde os famosos ônibus de dois andares eram uma imagem icônica nas ruas de Londres.

    Após se impressionar com a eficiência e a capacidade desses veículos na Inglaterra, Jânio decidiu trazer essa inovação para a capital paulista. Em parceria com a Thamco, uma fabricante brasileira de carrocerias, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) foi incumbida de desenvolver em parceria e operar esses ônibus Double Decker nas ruas de São Paulo.

    A cidade de São Paulo sempre teve ares de desenvolvimento e progresso e sempre teve o pioneirismo como grande marca registradas para sustentar o título de uma das maiores metrópoles do mundo.

    O primeiro ônibus Double Decker do Brasil, foi batizado de Thamco ODA, tendo recebido apelido carinhoso de Fofão.

    O Projeto da Thamco estava tão a frente do seu tempo que só em 1995 a Marcopolo lançava seu primeiro Ônibus Double Decker Rodoviário.

    A CMTC, fundada em 1947, era a principal responsável pelo transporte público da cidade e já tinha uma história de experimentação com diferentes tipos de veículos.

    O ônibus double decker apresentava um design espaçoso e moderno, com capacidade para acomodar um grande número de passageiros em dois andares. Sua altura elevada permitia uma melhor visibilidade para os passageiros, além de proporcionar uma experiência de viagem única e panorâmica.

    ÔNIBUS DOUBLE DECKER URBANO THAMCO SÃO PAULO FOFÃO
    ÔNIBUS DOUBLE DECKER URBANO THAMCO SÃO PAULO FOFÃO
    ÔNIBUS DOUBLE DECKER URBANO THAMCO SÃO PAULO FOFÃO
    ÔNIBUS DOUBLE DECKER URBANO THAMCO SÃO PAULO FOFÃO
    ÔNIBUS DOUBLE DECKER URBANO THAMCO SÃO PAULO FOFÃO
    Primeiro Ônibus Double Decker do Brasil

    No entanto, a operação do lote do primeiro ônibus Double Decker Brasileiro em São Paulo não se mostrou tão bem-sucedida quanto Jânio havia planejado.

    A topografia acidentada da cidade, com suas muitas ladeiras, apresentou um desafio significativo para os veículos de dois andares, que tinham dificuldades em subir inclinações mais íngremes.

    Além disso, a abundância de árvores ao longo das vias públicas se tornou um obstáculo constante, resultando em frequentes colisões com galhos e outros objetos, o que comprometeu a operação segura e eficiente desses ônibus.

    Apesar do fracasso operacional, essa tentativa de modernizar o transporte público de São Paulo se tornou uma curiosidade histórica e um reflexo do estilo de governança de Jânio Quadros, que buscava sempre soluções inovadoras, mesmo que nem sempre praticáveis.

    A CMTC, que operou até 1993, passou por diversas fases ao longo de sua existência, mas essa tentativa de implementar os ônibus Double Decker ficou marcada como uma das iniciativas mais memoráveis e desafiadoras da empresa.

    O projeto, embora não tenha durado, simboliza o espírito visionário e experimental de Jânio Quadros, que via na modernização do transporte uma maneira de impulsionar o desenvolvimento urbano, ainda que nem todas as ideias fossem viáveis para o contexto específico de São Paulo.

    No entanto, com o tempo, as autoridades de transporte e urbanismo conseguiram superar esses obstáculos, implementando medidas para garantir a segurança e a acessibilidade dos ônibus double decker em áreas urbanas.

    Thamco ODA com apelido de Fofão

    O Primeiro Ônibus Double Decker do Brasil
    Thamco ODA – Scania K112CL
    Apelidado de Fofão

    A Maior empresa Pública de ônibus do Brasil CMTC

    A Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) foi a maior empresa pública de ônibus do Brasil e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do transporte público em São Paulo.

    Fundada em 1947, a CMTC foi criada com o objetivo de organizar e melhorar o transporte coletivo na capital paulista, que, na época, enfrentava sérios desafios de mobilidade devido ao crescimento populacional e à expansão urbana acelerada.

    A CMTC começou suas operações absorvendo diversas pequenas empresas privadas que operavam na cidade, consolidando suas rotas e criando um sistema de transporte mais coeso e eficiente. Com o tempo, a empresa expandiu sua frota, que incluía não apenas ônibus, mas também bondes e, mais tarde, trólebus, buscando sempre oferecer um serviço que pudesse atender à crescente demanda da população paulistana.

    Durante as décadas de 1950 e 1960, a CMTC foi pioneira em várias inovações no transporte público, como a expansão da rede de trólebus, que funcionavam com energia elétrica e eram vistos como uma solução mais ecológica em comparação aos ônibus a diesel.

    A empresa também investiu em garagens e terminais para melhorar a logística e a manutenção da frota, garantindo que os veículos estivessem sempre em boas condições de operação.

    Nos anos 1980, sob a administração de prefeitos como Jânio Quadros, a CMTC passou por um período de renovação e experimentação, que incluiu a tentativa de operar os primeiro ônibus Double Decker urbano no Brasil.

    No entanto, apesar das iniciativas inovadoras, a CMTC também enfrentou desafios significativos, como a dificuldade de gestão de uma frota cada vez maior e os problemas financeiros que acompanharam o aumento dos custos operacionais.

    A CMTC manteve sua posição como a principal operadora de transporte público em São Paulo até o início dos anos 1990. Em 1993, devido a uma série de dificuldades financeiras e operacionais, a empresa foi desativada e suas operações foram progressivamente transferidas para o setor privado. A desativação da CMTC marcou o fim de uma era para o transporte público em São Paulo, mas seu legado perdura como um símbolo da tentativa de criar um sistema de transporte coletivo eficiente e acessível em uma das maiores metrópoles do mundo

    Thamco ODA Double Decker
    O primeiro ônibus Double Decker do Brasil

    O primeiro ônibus double decker urbano do Brasil representa não apenas uma conquista tecnológica, mas também um marco na evolução do transporte público no país.

    Sua introdução não apenas ofereceu uma solução prática para o aumento da demanda por transporte nas cidades, mas também inspirou uma nova visão de mobilidade urbana, promovendo o conforto, a eficiência e a sustentabilidade no transporte de passageiros.

    Assista ao vídeo com detalhes do primeiro ônibus Double Decker do Brasil

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