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Retrovisor de Ônibus. A Gontijo abandonou os Chifrudos??

    Retrovisor de Ônibus Gontijo

    Retrovisor de ônibus curto? A Empresa Gontijo de Transportes, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil, provocou uma série de debates após ter uma foto de um novo ônibus da frota esse tipo de espelho retrovisor.

    Vários entusiastas/busólogos discutiram em redes sociais o por que do uso e se isso prejudicaria a estética geral da carroceria, visto que em média geral, a grande maioria dos ônibus rodoviários no Brasil é vendida com os retrovisores chamados de “chifrudos”.

    Alguns Comentários dos busólogos sobre os novos ônibus da Gontijo

    Card de Comentário

    Duvido que a Comil está achando ruim de vender 53 ônibus com a Gontijo e ter que “matar” o design dos ônibus dela para atender ao cliente, fora os que ela vende para a Real Maia com esses retrovisores. Empresa de ônibus e encarroçadora não foram feitas para atender aos gostos de busólogos, os passageiros de dentro do ônibus não vão ficar olhando os retrovisores e as rodas pretas. Tem busólogo que realmente acha que entende mais de ônibus do que uma empresa com tanto tempo de mercado. Por isso a maioria aqui não passa e nunca passará de admiradores de ônibus, não durariam um mês como empresários do ramo.

    — Rafael P.

    Card de Comentário

    Quanta bobagem, se os motoristas preferem usar esse modelo de retrovisor e fecha com a redução de custos para a empresa, tá valendo. Os retrovisores não têm a função de serem bonitos, mas sim funcionais.

    — Diego Lip

    Card de Comentário

    Matou o design da Comil, os engenheiros vão lá estudam, fazem testes de campo de visão com o produto, aí vem a Gontijo e joga tudo isso no lixo, só pra Gontijo que os retrovisores chifrudos não prestam, essa empresa vive no passado, não acompanha as tendências e evoluções do transporte, piso de alumínio, roda preta, retrovisor à moda anos 90, só falta trazer de volta os itinerários de lona pra fechar o pacote do retrocesso.

    — Fernando Campos

    Card de Comentário

    Eu gosto desses retrovisores. Acho mais bonitos que os chifrudos.

    Os ônibus americanos em sua maioria usam esse tipo de retrovisor.

    Em relação a parte técnica, dizem que são menos funcionais que os chifrudos. Acredito que se fossem tão ruins, uma empresa do porte da Gontijo não usaria. Logo ela, que pensa na praticidade operacional tão bem (vide o chão de alumínio na cabine para poder tacar produto forte e limpar rápido).

    Em relação aos motoristas, a reclamação (acredito eu) é mais em relação a costume. Antigamente não tinha carro chifrudo e todo mundo dirigia. Acho que o retrovisor do lado direito não ser avançado talvez o motorista tenha que virar mais o pescoço pra olhar e pode ter algum tipo de ponto cego, mas em ruas estreitas de cidades pequenas dá para ganhar mais ângulo para fazer curvas e evita a bater em marquises.

    Nessa questão funcional, acho que a Busscar tem a melhor solução. O retrovisor mesmo apesar de ser chifrudo, é na linha do parachoque dianteiro.

    — Bruno Rodrigues

    Card de Comentário

    Gontijo e suas bizarrices, ela sempre muda o que é bonito.

    Talvez seja mais funcional, eu entendo.

    Mas não é bonito, convenhamos.

    Igual os G7 da Série 19400 que vieram com janela de Viaggio.

    Sempre inventam algo pra avacalhar o que é bonito.

    — Lucas Costa


    Fotos Novos Ônibus Executivos da Gontijo

    Os polêmicos novos Comil Campione Invictus 1200 da Gontijo deram o que falar, após experimentar a versão com Ônibus Double Decker, a Gontijo resolveu apostar para sua linha de ônibus executivo.

    A Tendência do Retrovisor de Ônibus “Chifrudo” no Mercado

    O retrovisor de ônibus mais avançado foi ainda mais difundido pela indústria de ônibus no final da primeira década dos anos 2000, em especial pela Marcopolo no lançamento de seu modelo “G7” e atualmente, a maioria das fabricantes e empresas de ônibus está adotando retrovisores mais avançados em suas frotas.

    Isso se deve, principalmente, ao maior campo de visão que eles proporcionam e por consequência trazem o apelo de aumento na segurança para os motoristas e passageiros.

    Os retrovisores “chifrudos” são projetados para minimizar pontos cegos, algo essencial em trechos rodoviários ou em conduções em cidades.

    Será que o mercado repensaria suas compras, caso a Gontijo venha a adotar retrovisor de ônibus mais curto em suas próximas renovações de frota?

    O custo mais elevado do retrovisor de ônibus avançado

    É importante analisar que esses espelhos mais avançados trazem um custo adicional considerável, tanto no momento da compra quanto na manutenção. O braço do “retrovisor chifrudo”, é naturalmente mais exposto a danos durante manobras e acaba sendo uma das partes mais suscetíveis a quebras, que resultam em frequentes reposições e geram os famosos “vales” nas empresas aos seus motoristas.

    Retrovisores Curtos e Suas Vantagens

    Operação em áreas restritas

    A escolha da Gontijo de utilizar retrovisor de ônibus mais curtos em seus novos veículos oferece vantagens significativas em operações urbanas e em rodoviárias com espaços limitados.

    Com um menor raio de giro necessário para manobras, esses retrovisores facilitam o acesso e reduzem a chance de colisões laterais ou avarias causadas por estruturas das rodoviárias e também ajudam a reduzir alguns custos operacionais com peças e veículos parados na garagem.


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    A Gontijo poderá Redefinir o Mercado de ônibus?

    A decisão da Gontijo de optar por uso de retrovisor de ônibus mais curto pode ser vista como uma abordagem ousada que desafia o status quo do mercado. Enquanto muitas empresas adotam espelhos maiores e mais caros, a Gontijo prioriza a eficiência operacional e a redução de custos, sugerindo que nem sempre a tendência de mercado que é criado pelas fabricantes nem sempre pode ser a melhor alternativa para operação de uma frota.

    Potencial influência da Gontijo sobre o mercado rodoviário

    Se a Gontijo conseguir demonstrar que essa escolha oferece benefícios reais em termos de custos e operação, outras empresas podem seguir o mesmo caminho. Isso poderia levar a uma reconsideração de como os retrovisores são escolhidos no mercado de transporte rodoviário.

    Exemplos de ônibus com retrovisores mais curtos

    Retrovisor de ônibus rodoviário (1)
    Viação Santa Cruz Retrovisor de Ônibus Curto
    Ônibus da Real Maia com retrovisores mais curtos
    No Paradiso G6, a Marcopolo oferecia a opção de espelho curto, diferentemente da linha G7.

    O retrovisor “chifrudo” é realmente necessário?

    Podemos levantar a questão: será que o investimento em retrovisores mais caros realmente compensa? Empresas que operam em áreas urbanas mais apertadas ou que precisam frequentemente acessar rodoviárias estreitas podem se beneficiar de uma solução mais econômica, como os espelhos curtos, sem comprometer a segurança?

    Se outras empresas começarem a adotar retrovisores curtos após ver os resultados da Gontijo, poderemos estar testemunhando uma mudança “silenciosa” no mercado. Em vez de seguir “cegamente” a tendência de espelhos maiores e mais caros, empresas poderão optar por soluções mais simples e econômicas que atendem às necessidades operacionais.


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    Foto de capa: Eugênio Ilzo da Silva

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