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Rodoviária da Barra Funda, História e Destinos em quase 35 anos de operação

    Ônibus da Gueirino Seiscento chegando na Rodoviária da Barra Funda

    A Rodoviária da Barra Funda, oficialmente conhecida como Terminal Rodoviário da Barra Funda, é um dos principais terminais de transporte rodoviário de São Paulo. Inaugurada em 20 de dezembro de 1989, sua criação foi motivada pela necessidade de descongestionar o Terminal Rodoviário do Tietê e melhorar a infraestrutura de transporte na cidade. Este terminal se tornou um ponto crucial para a mobilidade urbana e interurbana, beneficiando milhões de passageiros ao longo dos anos.

    ônibus da Viação Cometa na rodoviária da Barra Funda
    Ônibus CMA Flecha Azul Scania K113 da Viação Cometa na rodoviária da Barra Funda

    Contexto Histórico e Razões para a Implantação

    Antes da inauguração da Rodoviária da Barra Funda, a cidade de São Paulo enfrentava um grande desafio em termos de transporte rodoviário. O Terminal Rodoviário do Tietê, inaugurado em 1982, já apresentava sinais de saturação devido ao intenso fluxo de passageiros. Este congestionamento era resultado do crescimento populacional e do aumento do número de viagens intermunicipais e interestaduais, refletindo a expansão econômica e demográfica do Brasil nos anos 1980.

    Estrutura do Complexo da rodoviária da Barra funda, que integra linhas urbanas de ônibus, linhas rodoviárias, sistema de trens e metrô.

    Diante desse cenário, a Prefeitura de São Paulo, juntamente com o governo estadual, identificou a necessidade de criar um novo terminal para aliviar a pressão sobre o Tietê e distribuir melhor o fluxo de passageiros. A escolha da Barra Funda para abrigar o novo terminal se deu por diversos fatores estratégicos, incluindo a proximidade com importantes vias de acesso e a disponibilidade de um espaço adequado para a construção de uma infraestrutura moderna e eficiente.

    Ônibus próximo à rodoviária da Barra Funda
    Ônibus próximo à rodoviária da Barra Funda

    Ao longo dos anos, diversas linhas que partiam da rodoviária do Tietê começaram a serem realocadas na rodoviária da Barra Funda, a exemplo do Expresso de Prata com suas linhas para o Centro Oeste Paulista, como Bauru, Marília e adjacências.

    Expresso de Prata, antes da Barra Funda
    Expresso de Prata em operação na rodoviária do Tietê, antes da transferência das suas linhas para a rodoviária da Barra Funda

    Benefícios da Implantação

    A implantação da Rodoviária da Barra Funda trouxe diversos benefícios para a cidade de São Paulo e para os usuários do transporte rodoviário:

    1. Descongestionamento do Terminal Tietê: A criação de um novo terminal ajudou a redistribuir o fluxo de passageiros, reduzindo a superlotação e melhorando a qualidade do serviço oferecido no Terminal Tietê.
    2. Descongestionamento da Área Central e da Marginal do Rio Tietê: A nova rodoviária ajudou a diminuir o tráfego intenso na região central da cidade e na Marginal do Rio Tietê, uma das principais vias de São Paulo, contribuindo para uma melhor fluidez do trânsito e menor tempo de deslocamento.
    3. Melhoria da Mobilidade Urbana: Localizada próxima à estação de metrô Barra Funda e a importantes vias de acesso, a nova rodoviária facilitou a integração dos diferentes modais de transporte, como metrô, ônibus urbanos e interurbanos, e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A rodoviária é integrada à rede de trens e metrô da região metropolitana de São Paulo, permitindo conexões rápidas e eficientes para diversas partes da cidade e da região metropolitana.
    4. Infraestrutura Moderna: O terminal foi projetado para atender a uma grande demanda de passageiros, com instalações modernas, áreas de espera confortáveis, serviços de alimentação, comércio e um ambiente seguro e acessível para todos os usuários.
    5. Desenvolvimento Regional: A presença da rodoviária incentivou o desenvolvimento da região da Barra Funda, promovendo a valorização imobiliária e atraindo investimentos em comércio e serviços.
    6. Posição Estratégica: A Rodoviária da Barra Funda, por ter uma posição estratégica próxima à rodovia Castelo Branco, faz conexões importantes com diversos destinos, além do interior do estado de São Paulo. Cidades como Sorocaba, Bauru e Marília são alguns dos principais destinos atendidos.

    Principais cidades atendidas saindo da Rodoviária da Barra Funda:

    • Sorocaba, Jundiaí, Itapetininga (Cometa)
    • São José do Rio Preto (Cometa, Itamarati)
    • Londrina, Maringá, Apucarana, Cianorte (Garcia)
    • Foz do Iguaçu (Brasil Sul / Pluma)
    • Campo Grande (Motta/Guerino Seiscento)
    • Ponta Grossa, Marechal Cândido Rondon (Expresso Nordeste)
    • Presidente Prudente, Rosana (Andorinha)
    • Rio de Janeiro (Auto Viação Catarinense)
    • Porto Velho (Gontijo /Eucatur)
    • Jaú, Botucatu (Santa Cruz)
    • Itararé (Transpen)
    • Jales, Santa Fé do Sul (Itamarati)
    • Marília, Buru, Tupã (Prata/Piracicabana)
    • Santo Antônio da Platina (Princesa do Norte)
    • São Miguel D’oeste (Princesa dos Campos)
    • Registro (Valle Sul Serviços)
    • Araçatuba (Reunidas Paulista)
    • Três Lagoas (Reunidas Paulista / Guerino Seiscento)
    • Salto, Itupeva, Itu, Cerquilho (Vale do Tietê)

    Principais empresas que operam atualmente no Terminal Rodoviário da Barra Funda:

    • Viação Cometa
    • Expresso de Prata/Piracicabana
    • Viação Garcia
    • Brasil Sul
    • Empresa Andorinha de Transportes
    • Princesa do Norte
    • Transpen
    • Viação Santa Cruz
    • Expresso Itamarati
    • Guerino Seiscento
    • Princesa dos Campos
    • Expresso Nordeste
    • Reunidas Paulista
    • Vale do Tietê
    • Auto Viação Catarinense
    • Eucatur
    • Autobuses Cruceña (Ônibus Internacional Para Bolívia)
    Ônibus da Viação Garcia chegando na Rodoviária da Barra Funda
    Marcopolo G8 da Viação Garcia chegando na Rodoviária da Barra Funda

    Empresas Extintas

    A rodoviária da Barra Funda também já presenciou muitas empresas se despedindo de suas plataformas, no momento que foram sendo incorporadas por outras empresas, tais como:

    • Intersul
    • Transul
    • Expresso Regional
    • Viação Ouro Branco
    • Princesa do Ivaí
    • Breda Sorocaba
    • Transfada
    Extinta Breda Sorocaba
    Extinta Viação Ouro Branco
    Ônibus Expresso Regional

    Ônibus Transul e Intersul
    Extintas Transul e Intersul

    Conclusão

    A inauguração da Rodoviária da Barra Funda representou um marco significativo na história do transporte rodoviário de São Paulo. Sua implantação não apenas aliviou a pressão sobre o Terminal Tietê, mas também trouxe inúmeros benefícios em termos de mobilidade urbana, desenvolvimento regional e qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Ao longo dos anos, o terminal se consolidou como um ponto estratégico para o transporte interurbano e interestadual, refletindo a importância de uma infraestrutura moderna e bem planejada para o crescimento e desenvolvimento sustentável das grandes cidades.

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