Transporte de Animais em Ônibus Rodoviários ANTT

Caro amigo(a) viajante. O Transporte de animais em ônibus rodoviário ANTT, requer atenção às normas internas de cada empresa, para garantir a segurança e o conforto de todos os passageiros.

Há algum tempo a maioria das grandes empresas de transporte rodoviário, começou a adotar normas claras sobre como proceder com o transporte de animais, visando minimizar transtornos e promover uma viagem tranquila para todos.

Transporte de Animais em ônibus rodoviário ANTT
    A Caixa correta para transporte faz toda a diferença para tranquilidade de tutores, além de segurança e comodidade do Pet

Fique Ligado

Como Viajar de Ônibus com Cachorro
    Cuidaos com Transporte de Animais em Ônibus Rodoviário ANTT
    Ilustração de passageiro rejeitando o transporte de animais para a viagem de ônibus

Dica Importante

ANTES de planejar a viagem, consulte se a empresa que opera a linha em que você deseja viajar, aceita o embarque de animais de estimação.

Requisitos Gerais
    Transporte de Animais em ônibus rodoviário ANTT

1. Carteira de Vacinação: A carteira de vacinação do animal deve estar em dia, com destaque para a vacina antirrábica, que deve ter sido aplicada há pelo menos 30 dias e no máximo um ano antes da viagem.
    2. Atestado Sanitário: É obrigatório apresentar um atestado sanitário emitido por um médico veterinário, comprovando que o animal está apto para viajar. Este documento deve ser emitido até 10 dias antes da viagem.
    3. Transporte Adequado: O animal deve ser transportado em uma caixa de transporte adequada ao seu tamanho e que ofereça ventilação e segurança. A caixa deve ser resistente e permitir que o animal fique de pé e se movimente. De acordo com a prática geral de mercado, a caixa de transporte deve ter dimensões máximas de 41 cm de comprimento, 36 cm de largura e 33 cm de altura.
    Transporte de Animais em ônibus rodoviário ANTT
    Comunicar a empresa com Antecedência, comprar uma passagem para o tutor e uma para o animal e realizar acomodação do Pet de forma Adequada são algumas das Recomendações para Realização de Transporte de Animais em Ônibus.

Procedimentos Durante a Viagem

Posição da Caixa de Transporte: A caixa de transporte deve ser colocada em um local seguro, o motorista poderá orientar o acondicionamento da caixa no chão, próximo aos pés do tutor, para que em caso de freadas bruscas, a caixa não venha a cair da poltrona e não machuque o animal.

Mas com a passagem comprada para o bichinho, o tutor pode fazer a escolha de levar a caixa em cima da poltrona. ATENÇÃO: Não é permitido que o animal fique solto dentro do ônibus.

Transporte de Animais

Dicas para uma Viagem Tranquila

Para garantir uma viagem tranquila com seu animal de estimação, considere as seguintes dicas:

1. Acostume o Animal à Caixa de Transporte: Antes da viagem, acostume seu animal a permanecer na caixa de transporte. Isso pode ser feito deixando a caixa aberta em casa e incentivando o animal a entrar e sair livremente.
    2. Faça uma Boa Preparação: Leve água, comida, brinquedos e itens de conforto do animal. Uma manta ou peça de roupa com o cheiro do tutor pode ajudar a acalmar o animal durante a viagem.
    3. Escolha o Melhor Horário: Sempre que possível, escolha horários de viagem que sejam mais tranquilos e que possam coincidir com os períodos de descanso do animal. Viagens noturnas podem ser uma boa opção, pois muitos animais tendem a dormir durante a noite.
    4. Considere Medicamentos para Ansiedade: Se o animal tiver histórico de ansiedade em viagens, consulte um veterinário sobre a possibilidade de administrar medicamentos específicos que possam ajudar a manter o animal calmo durante a viagem.
    Transporte de Animais em ônibus rodoviário ANTT
    Gostou do que leu? Compartilhe com Quem Você Ama!

Seguindo essas recomendações, você e seu animalzinho têm grandes chances de desfrutar de uma excelente viagem. Obrigado pela visita!

Conheça nosso canal do Youtube