Viajar com Criança. Quem pode e documentos necessários na hora do Embarque

VIAJAR COM CRIANÇA

Viajar com criança em meios de transporte: Normas, Documentos e Segurança

Viajar com criança (menores de idade) é uma responsabilidade que exige atenção a diversos aspectos legais e de segurança. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece diretrizes claras sobre o embarque de menores em viagens, seja de ônibus, avião, trem, navio, em território nacional ou internacional. Este artigo tem o objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre essas normas, visando a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes durante suas viagens.

VIAJAR COM CRIANÇA

Normas para Viajar com Criança

As normas para viajar com criança variam conforme a faixa etária e o tipo de viagem (nacional ou internacional). Entender essas regras é essencial para evitar transtornos e garantir que as crianças estejam protegidas durante o trajeto.

1. Viagens Nacionais:
      • Menores de 12 anos: Devem estar acompanhados por um dos pais, avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, sendo necessário apresentar documento que comprove o parentesco. Caso a criança viaje desacompanhada ou com terceiros que não sejam parentes próximos, é indispensável obter uma autorização judicial.
      • Adolescentes entre 12 e 16 anos: Podem viajar desacompanhados dentro do território nacional, desde que apresentem um documento oficial com foto, como RG ou passaporte.
      • Adolescentes entre 16 e 18 anos: Podem viajar desacompanhados sem necessidade de autorização dos pais ou responsáveis, apenas com a apresentação de um documento oficial com foto.
    2. Viagens Internacionais:
      • Para viagens internacionais, as regras são mais rigorosas. Crianças e adolescentes necessitam de passaporte válido e, dependendo do caso, uma autorização de viagem assinada pelos pais ou responsáveis, com firma reconhecida em cartório, é necessária. Essa autorização é requerida quando a criança ou adolescente viaja desacompanhado ou acompanhado por apenas um dos pais.

Viajar com Criança Documentos Necessários

Para garantir uma viagem tranquila, é fundamental estar atento aos documentos exigidos:

• Certidão de Nascimento ou RG: Utilizado para comprovar a idade e o parentesco da criança. Esses documentos são essenciais especialmente para menores de 12 anos.
    • Autorização Judicial: Este documento é necessário para menores de 12 anos que estejam viajando desacompanhados ou com pessoas que não sejam parentes próximos. A autorização judicial deve ser solicitada no Juizado da Infância e Juventude e envolve a presença dos pais ou responsáveis legais.
    • Documentos dos Acompanhantes: O acompanhante deve apresentar um documento oficial com foto e, quando necessário, um documento que comprove o parentesco com a criança, como certidão de nascimento ou RG.

Processo de Obtenção de Autorização Judicial

A autorização judicial é um documento que garante a legalidade para viajar com criança que esteja desacompanhada ou acompanhada por terceiros não parentes. O processo para obtê-la pode variar conforme a localidade, mas geralmente segue os seguintes passos:

1. Solicitação: Os pais ou responsáveis legais devem comparecer ao Juizado da Infância e Juventude para solicitar a autorização.
    2. Documentação: É necessário apresentar documentos pessoais dos pais ou responsáveis, assim como do menor, comprovando a necessidade da autorização.
    3. Avaliação: O pedido é avaliado pelo juiz, que verifica se todas as condições de segurança e legalidade estão atendidas.
    4. Emissão: Uma vez aprovado, o documento é emitido e deve ser apresentado no momento do embarque.
    Procure sempre deixar os documentos de fácil acesso na hora de viajar com uma criança

Regras Gerais e Dicas de Segurança

Além das normas específicas, algumas orientações gerais são importantes para garantir a tranquilidade e segurança de todos na hora de viajar com criança, como:

• Informar-se sobre as Regras da Empresa de Transporte: As empresas de transporte podem ter regulamentos adicionais, por isso é aconselhável verificar as políticas específicas da companhia escolhida.
    • Manter os Documentos em Mãos: Tenha sempre os documentos necessários em mãos para evitar contratempos no momento do embarque.
    • Orientar a Criança: Caso a criança ou adolescente viaje desacompanhado, oriente-o sobre como proceder em situações de emergência e a importância de manter contato com os responsáveis.

Conscientização da Sociedade

A conscientização sobre as normas e a importância de seguir as diretrizes estabelecidas pelo ECA é crucial para a segurança das crianças e adolescentes. Pais, responsáveis e sociedade em geral devem estar cientes de que essas regras não são meras formalidades, mas sim medidas de proteção.

Viajar com criança pode ser uma experiência enriquecedoras para todos, proporcionando aprendizado e diversão. Contudo, a segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Seguir as normas legais, estar bem informado e preparar-se adequadamente são passos essenciais para garantir que a viagem seja uma experiência positiva e segura para todos.