A Busscar tem se destacado no mercado brasileiro de ônibus com o lançamento da família Busscar NB1, que inclui três versões inovadoras: Vissta Buss 345 NB1, Vissta Buss 365 NB1 e o Panorâmico DD NB1.
Esses novos modelos da Busscar, foram projetados com foco na eficiência aerodinâmica, conforto dos passageiros e avanços tecnológicos.
Busscar NB1 | Projetado para Redução de Consumo
Os modelos da família NB1 se beneficiam de um design que reduz o arrasto aerodinâmico. Esse foco em eficiência não só melhora o desempenho dos veículos, como também contribui para uma significativa economia de combustível, reduzindo os custos operacionais para as empresas de transporte.
Especificamente, os modelos de um piso, o Vissta Buss 345 e 365 NB1, e o Novo Busscar Panorâmico DD NB1, apresentam avanços significativos na otimização da aerodinâmica.
Segundo estimativas, a versão de um único piso do NB1 obteve índices apontando para uma redução de 10% no arrasto aerodinâmico, enquanto o modelo de dois andares (Busscar NB1 DD) obteve índices prévios para diminuição de 5% do arrasto, o que se traduz em menor consumo e menor custo operacional para as empresas.
A inovação na redução do coeficiente aerodinâmico é um dos aspectos mais celebrados da família Busscar NB1.
A engenharia por trás desses modelos foi meticulosamente planejada para diminuir o arrasto, o que se traduz diretamente em economia de combustível e melhoria da eficiência energética.
As linhas externas fluídas e modernas trazem uma identidade visual marcante para a família Busscar NB1, que conquistou o prêmio de Internacional de Design na categoria ônibus no iF Design Award em 2024.
O design do modelo inclui elementos como uma frente mais inclinada e ajustes no desenho geral do parachoque dianteiro e instalação de aerofólios na parte superior traseira (para os modelos 345 e 365), permitem uma passagem de ar mais suave, contribuindo assim para um menor consumo de combustível e redução de emissões, alinhando-se com as demandas modernas por veículos mais sustentáveis.
Conforto e Design Interior do Busscar NB1
Poltronas e Conforto para Longas Viagens
Pensando no conforto dos passageiros, o Busscar NB1 oferece toda a gama de poltronas que o mercado necessita em suas operações, desde as poltronas para Ônibus Executivo, Ônibus Semi Leito, Ônibus Leito, até as luxuosas poltronas de Ônibus Leito Cama.
As poltronas foram redesenhadas para maior ergonomia, com apoios de braço rebatíveis em todas as versões e porta-objetos central para facilitar o armazenamento de itens pessoais. Como opcional, o modelo ainda pode incluir apoios extras para a cabeça, oferecendo um conforto adicional em viagens de longa distância.
Além do layout otimizado das poltronas, o Busscar NB1 oferece uma visão panorâmica que enriquece a experiência de viagem. Com a padronização da altura dos salões e um itinerário centralizado, os passageiros podem apreciar o horizonte sem obstruções, proporcionando uma viagem mais agradável e imersiva.
Tecnologia e Inovação
A família NB1 integra tecnologias modernas para segurança e praticidade. Incluem-se faróis de LED, sistemas de manutenção fácil e recursos de conectividade como internet via satélite. Esses recursos garantem que os passageiros tenham uma viagem segura e conectada, enquanto facilitam a operação e manutenção dos veículos.
Grupo CAIO e o Novo Busscar NB1
Desde sua aquisição pelo Grupo Caio Induscar, a Busscar passou por uma transformação significativa, focando em qualidade e inovação. O Legado de Harold Nielson continua presente em grande parte do corpo operacional da fábrica da Busscar, mas agora sob a batuta da CAIO Induscar.
A introdução da família NB1 simboliza esse novo capítulo, com a empresa reposicionando-se como líder em soluções eficientes e sustentáveis para o transporte rodoviário.
A Busscar NB1 tem se estabelecido como uma escolha ideal para operadoras que valorizam a eficiência, o conforto e a inovação. Cada modelo da linha NB1 é um testemunho do compromisso da Busscar com a excelência e o futuro do transporte coletivo.
O Grupo Caio Induscar, atual proprietário da Busscar, encomendou o desenvolvimento do novo projeto NB1, refletindo seu compromisso com a inovação e a preocupação em ter um produto diferenciado na disputa de mercado com seus concorrentes diretos: Marcopolo, Comil e Irizar.
Os modelos NB1, incluindo o Vissta Buss 345, o Vissta Buss 365 e o Ônibus Double Decker Panorâmico DD NB1, destacam-se pela redução do coeficiente aerodinâmico, um elemento crítico para a eficiência energética dos veículos.
O design aerodinâmico avançado diminui o arrasto, permitindo uma significativa economia de combustível.
Isso não apenas reduz custos operacionais mas também apoia iniciativas de redução de emissões, alinhando-se com as metas ambientais do grupo e do setor.
Vendas do Busscar NB1 para o Grupo Comporte
As vendas significativas do modelo Busscar NB1 para o Grupo Comporte, especialmente para a Viação Piracicabana, representam um marco importante para a Busscar.
Esse volume de vendas não apenas solidifica a relação entre a Busscar e um dos principais grupos de transporte do Brasil, mas também serve como uma validação da qualidade e do desempenho dos ônibus Busscar em um mercado competitivo.
Além disso, essas vendas ajudam a fortalecer a imagem da Busscar no setor, promovendo sua visibilidade e atraindo potenciais novos clientes.
Essa movimentação é estratégica para o crescimento e a expansão contínua da Busscar no mercado nacional e possivelmente internacional.
Simulação de Economia de 3% no Consumo
Cálculo da redução de consumo:
Estudos sugerem que, para veículos pesados como ônibus, uma redução de 10% no coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) como no caso nos ônibus de único piso da linha NB1, poderia resultar em uma economia de combustível na faixa de 2% a 5% em condições de rodagem em rodovias, perante o modelo antecessor da marca.
Esses dados podem variar bastante, de acordo com o tipo de operação, topografia e peso do veículo, mas levando em conta uma simulação dentro dessa margem, e uma distância média percorrida de 25.000 quilômetros por mês, conseguimos chegar nos seguintes dados de redução de gasto de combustível:
Detalhes da Simulação Busscar NB1:
- Preço do Diesel: R$ 6,20 por litro
- Distância mensal percorrida: 25.000 km
- Consumo médio de combustível:: 4,5 km por litro
Cálculo Sem Economia de Combustível:
- Consumo mensal de combustível: 5.556 litros (25.000 km / 4,5 km/L)
- Custo mensal de combustível sem melhorias: R$ 34.444,44 (5.556 litros * R$ 6,20)
Cálculo com Economia de 3%:
- Consumo de combustível com economia de 3%: 5.390 litros (5.556 litros * 97%)
- Custo mensal de combustível com economia de 3%: R$ 33.411,11 (5.390 litros * R$ 6,20)
Resultado:
Com a economia de 3% em consumo de combustível devido às melhorias aerodinâmicas, o custo mensal de combustível seria reduzido para R$ 33.411,11, proporcionando uma economia mensal de R$ 1.033,33.
Essa redução nos custos de combustível ao longo de um ano pode ser significativa para operadores de transporte, aumentando a atratividade dos ônibus Busscar NB1 em termos de custo-benefício.
Obrigado por sua visita e seja muito bem vindo à página do Clube do Ônibus.
Compartilhe esse conteúdo.
Acompanhe em nossa página Notícias Sobre Ônibus e muito mais assuntos.
Conheça Nossas Lojas: Loja de Camisetas de Ônibus | Loja de Quadros de Ônibus
Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube