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Novo Ônibus Elétrico com Recarga de 10 minutos. Volkswagen inicia testes com tecnologia com Nióbio

    ÔNIBUS ELÉTRICO VOLKSWAGEN BATERIAS NIÓBIO

    O protótipo de Ônibus Elétrico Volkswagen com ultra recarga da bateria em 10 minutos, mas com autonomia de 60km será um sucesso?

    Caro leitor, antes de citarmos o ônibus e sua interessante tecnologia vamos entender o que seria o Nióbio:

    O Nióbio (Nb) é um elemento químico com número atômico 41 e massa atômica de aproximadamente 92,9 u. Ele pertence ao grupo dos metais de transição e é caracterizado por sua alta resistência à corrosão, ductilidade, e propriedades supercondutoras.

    Abaixo Imagens da representação do Nióbio in natura, mostrando seu brilho metálico em sua forma bruta e não refinada

    Propriedades Físicas e Químicas:

    • Símbolo: Nb
    • Número atômico: 41
    • Massa atômica: 92,906
    • Ponto de fusão: 2.468 °C
    • Ponto de ebulição: 4.927 °C
    • Densidade: 8,57 g/cm³
    • Estado: Sólido à temperatura ambiente
    • Cor: Cinza metálico

    Aplicações:

    • Ligas metálicas: Principalmente em aços de alta resistência usados em oleodutos, gasodutos, e estruturas automobilísticas, aeronáuticas e espaciais.
    • Supercondutores: Utilizado em ligas de supercondutores para a fabricação de equipamentos de ressonância magnética (MRI) e outras aplicações de alta tecnologia.
    • Aços inoxidáveis: Melhora a resistência à corrosão e a durabilidade.
    • Eletrônicos: Em capacitores e outros componentes eletrônicos devido à sua alta condutividade.

    Origem e Produção:

    O nióbio é extraído principalmente dos minerais Columbita e Pirocloro. Os principais depósitos de Pirocloro são encontrados em rochas ígneas alcalinas e Carbonatitos.

    Maior Produtor:

    O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio, responsável por mais de 90% da produção global. Os principais depósitos estão localizados nos estados de Minas Gerais e Goiás.

    Sobre o Ônibus:

    Novo Protótipo de Ônibus Elétrico com Baterias de Íons de Lítio e Nióbio

    A Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Toshiba deram início aos testes operacionais de um protótipo de ônibus elétrico movido a baterias de íons de lítio com nióbio. A nova tecnologia promete uma recarga ultrarrápida, alcançando carga máxima em apenas 10 minutos.

    ÔNIBUS ELÉTRICO VOLKSWAGEN MOVIDO A BATERIA DE LITIO COM NIÓBIO
    Foto/Divulgação: Volkswagen | ÔNIBUS ELÉTRICO VOLKSWAGEN MOVIDO A BATERIA DE LITIO COM NIÓBIO

    Inovação em Baterias Automotivas

    Esta é a primeira vez que uma bateria com tecnologia de nióbio é utilizada em um veículo comercial automotivo. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira no Brasil em veículos elétricos, lidera este projeto inovador.

    Benefícios da Tecnologia

    A principal vantagem da tecnologia de baterias de nióbio é permitir que os veículos operem 24 horas sem longos períodos de carregamento. Além disso, as baterias terão uma vida útil até três vezes maior que as convencionais.

    Viabilidade Econômica

    O CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus destaca que o projeto está em estágio inicial, e ainda é necessário mais tempo para avaliar a viabilidade econômica. O preço inicial da nova tecnologia será superior ao dos veículos a diesel, que já têm economia de escala. Assim, políticas públicas serão essenciais para o desenvolvimento dessas novas tecnologias.

    Foto/Divulgação: Volkswagen | Ônibus Elétrico em processo de demonstração de Recarga Ultra rápida de 10 minutos

    Investimentos

    A CBMM, que investe aproximadamente R$ 250 milhões anuais em tecnologia, destinou R$ 80 milhões ao programa de baterias em 2023. O total de investimentos para o desenvolvimento da nova tecnologia não foi divulgado.

    Detalhes dos Testes

    O protótipo operará diariamente em um percurso fixo, com recarga no ponto de carregamento no início ou fim do trajeto. Esta operação permitirá a coleta de dados sobre as características da bateria e do veículo, ajudando a identificar ajustes necessários antes da comercialização.

    Monitoramento e Desenvolvimento

    Durante esta fase, todos os componentes do veículo serão monitorados em tempo real para análise e melhoria contínua da tecnologia. A expectativa é que a bateria com tecnologia de nióbio esteja disponível no mercado em 2025.

    A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em colaboração com CBMM e Toshiba, começou a testar um ônibus elétrico equipado com uma bateria de íons de lítio contendo nióbio. Essa inovação permite uma recarga completa em apenas 10 minutos, proporcionando operação contínua de 24 horas. Além disso, a bateria promete uma vida útil até três vezes maior que as convencionais. A tecnologia está em fase experimental e ainda precisa de mais tempo para avaliação econômica e ajustes antes da comercialização.
    Foto/Divulgação: Volkswagen

    Especificações Técnicas

    O protótipo de ônibus, com um chassi de 18 toneladas, possui uma autonomia estimada de 60 quilômetros e um tempo de recarga de 10 minutos utilizando um ponto de carregamento de 300 kW. O veículo é equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um com capacidade útil de até 30 kWh.

    Foto/Divulgação: Volkswagen | Ônibus Elétrico em processo de demonstração de Recarga Ultra rápida de 10 minutos

    Perspectivas Futuras

    A Volkswagen indica que o período de testes será ajustado conforme a evolução da aplicação. Em médio prazo, há planos para expandir a produção, criando uma pequena frota destinada a testes mais abrangentes.

    Esta colaboração entre Volkswagen Caminhões e Ônibus, CBMM e Toshiba representa um passo significativo na inovação tecnológica para veículos elétricos, trazendo avanços em eficiência de carregamento e durabilidade das baterias.

    Ainda sobre as perspectivas futuras: A pergunta que fica é: Os empresários de ônibus que já tem se manifestado com dificuldade de realizar novas compras e operações com veículos à diesel que tem seu custo de aquisição notavelmente inferior ao de um veículo elétrico, terão fôlego para implementar em suas frotas, tecnologias de compra, instalação e manutenção de infraestrutura para migração para a tecnologia dos veículos elétricos?

    A matriz energética brasileira (majoritariamente dependente de sistema hídrico) está realmente preparada para atender uma dosagem maior de cargas em suas redes espalhadas por todo o país?

    Os empresários ou os gestores públicos estarão aptos a desenvolverem pontos de recarga para baixas autonomias de bateria, assim como mostrado nesse protótipo da Volkswagen?

    Obrigado pela visita!

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