O protótipo de Ônibus Elétrico Volkswagen com ultra recarga da bateria em 10 minutos, mas com autonomia de 60km será um sucesso?
Caro leitor, antes de citarmos o ônibus e sua interessante tecnologia vamos entender o que seria o Nióbio:
O Nióbio (Nb) é um elemento químico com número atômico 41 e massa atômica de aproximadamente 92,9 u. Ele pertence ao grupo dos metais de transição e é caracterizado por sua alta resistência à corrosão, ductilidade, e propriedades supercondutoras.
Abaixo Imagens da representação do Nióbio in natura, mostrando seu brilho metálico em sua forma bruta e não refinada
Propriedades Físicas e Químicas:
- Símbolo: Nb
- Número atômico: 41
- Massa atômica: 92,906
- Ponto de fusão: 2.468 °C
- Ponto de ebulição: 4.927 °C
- Densidade: 8,57 g/cm³
- Estado: Sólido à temperatura ambiente
- Cor: Cinza metálico
Aplicações:
- Ligas metálicas: Principalmente em aços de alta resistência usados em oleodutos, gasodutos, e estruturas automobilísticas, aeronáuticas e espaciais.
- Supercondutores: Utilizado em ligas de supercondutores para a fabricação de equipamentos de ressonância magnética (MRI) e outras aplicações de alta tecnologia.
- Aços inoxidáveis: Melhora a resistência à corrosão e a durabilidade.
- Eletrônicos: Em capacitores e outros componentes eletrônicos devido à sua alta condutividade.
Origem e Produção:
O nióbio é extraído principalmente dos minerais Columbita e Pirocloro. Os principais depósitos de Pirocloro são encontrados em rochas ígneas alcalinas e Carbonatitos.
Maior Produtor:
O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio, responsável por mais de 90% da produção global. Os principais depósitos estão localizados nos estados de Minas Gerais e Goiás.
Sobre o Ônibus:
Novo Protótipo de Ônibus Elétrico com Baterias de Íons de Lítio e Nióbio
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Toshiba deram início aos testes operacionais de um protótipo de ônibus elétrico movido a baterias de íons de lítio com nióbio. A nova tecnologia promete uma recarga ultrarrápida, alcançando carga máxima em apenas 10 minutos.
Inovação em Baterias Automotivas
Esta é a primeira vez que uma bateria com tecnologia de nióbio é utilizada em um veículo comercial automotivo. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira no Brasil em veículos elétricos, lidera este projeto inovador.
Benefícios da Tecnologia
A principal vantagem da tecnologia de baterias de nióbio é permitir que os veículos operem 24 horas sem longos períodos de carregamento. Além disso, as baterias terão uma vida útil até três vezes maior que as convencionais.
Viabilidade Econômica
O CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus destaca que o projeto está em estágio inicial, e ainda é necessário mais tempo para avaliar a viabilidade econômica. O preço inicial da nova tecnologia será superior ao dos veículos a diesel, que já têm economia de escala. Assim, políticas públicas serão essenciais para o desenvolvimento dessas novas tecnologias.
Investimentos
A CBMM, que investe aproximadamente R$ 250 milhões anuais em tecnologia, destinou R$ 80 milhões ao programa de baterias em 2023. O total de investimentos para o desenvolvimento da nova tecnologia não foi divulgado.
Detalhes dos Testes
O protótipo operará diariamente em um percurso fixo, com recarga no ponto de carregamento no início ou fim do trajeto. Esta operação permitirá a coleta de dados sobre as características da bateria e do veículo, ajudando a identificar ajustes necessários antes da comercialização.
Monitoramento e Desenvolvimento
Durante esta fase, todos os componentes do veículo serão monitorados em tempo real para análise e melhoria contínua da tecnologia. A expectativa é que a bateria com tecnologia de nióbio esteja disponível no mercado em 2025.
Especificações Técnicas
O protótipo de ônibus, com um chassi de 18 toneladas, possui uma autonomia estimada de 60 quilômetros e um tempo de recarga de 10 minutos utilizando um ponto de carregamento de 300 kW. O veículo é equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um com capacidade útil de até 30 kWh.
Perspectivas Futuras
A Volkswagen indica que o período de testes será ajustado conforme a evolução da aplicação. Em médio prazo, há planos para expandir a produção, criando uma pequena frota destinada a testes mais abrangentes.
Esta colaboração entre Volkswagen Caminhões e Ônibus, CBMM e Toshiba representa um passo significativo na inovação tecnológica para veículos elétricos, trazendo avanços em eficiência de carregamento e durabilidade das baterias.
Ainda sobre as perspectivas futuras: A pergunta que fica é: Os empresários de ônibus que já tem se manifestado com dificuldade de realizar novas compras e operações com veículos à diesel que tem seu custo de aquisição notavelmente inferior ao de um veículo elétrico, terão fôlego para implementar em suas frotas, tecnologias de compra, instalação e manutenção de infraestrutura para migração para a tecnologia dos veículos elétricos?
A matriz energética brasileira (majoritariamente dependente de sistema hídrico) está realmente preparada para atender uma dosagem maior de cargas em suas redes espalhadas por todo o país?
Os empresários ou os gestores públicos estarão aptos a desenvolverem pontos de recarga para baixas autonomias de bateria, assim como mostrado nesse protótipo da Volkswagen?
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