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Marcopolo. A História da maior fábrica de Ônibus do Brasil, uma Jornada de Sucesso.

    História da Marcopolo Ônibus a Maior Fábrica de Ônibus do Brasil

    A Marcopolo S.A. é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de ônibus do mundo e a maior do Brasil, com uma trajetória que combina inovação, qualidade e compromisso com o transporte de passageiros.

    Desde sua fundação, a empresa construiu uma história marcada pela expansão global e pelo impacto no mercado de ônibus, consolidando-se como referência para o setor.

    A história da Marcopolo é marcada por uma constante busca por inovação e excelência.

    Nessa matéria do Clube do Ônibus, vamos explorar a jornada cronológica da empresa, destacando cada marco importante na história da empresa e suas contribuições ao desenvolvimento do transporte coletivo.

    Desde sua fundação em um pequeno galpão em Caxias do Sul até sua posição atual como uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, a empresa evoluiu com o objetivo de atender às necessidades de seus clientes e contribuir para o desenvolvimento do transporte coletivo.

    Seu compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e a adaptação às particularidades de cada mercado demonstra a visão de futuro da empresa, que continua a ser uma referência para o setor.


    Customização é o segredo do Sucesso

    A Marcopolo é reconhecida mundialmente por sua capacidade de personalizar e adaptar seus veículos às necessidades específicas de cada cliente.

    Essa tradição de customização é um dos pilares que diferenciam a empresa no competitivo mercado de ônibus, garantindo que cada veículo seja não apenas “um meio de transporte “mais um ônibus” , mas uma solução sob medida para os mais variados contextos e demandas de operação.

    Desde sua fundação, a Marcopolo sempre esteve comprometida em oferecer produtos que vão além do padrão, permitindo que cada cliente possa adaptar o veículo de acordo com suas preferências e exigências operacionais.

    Isso significa que, ao adquirir um ônibus Marcopolo, o cliente não está apenas escolhendo um modelo; ele também pode definir detalhes que atendam exatamente ao perfil dos passageiros e ao tipo de serviço prestado, seja no segmento urbano, rodoviário ou intermunicipal.

    A customização da Marcopolo abrange uma ampla gama de opções internas e externas. No interior, muitos itens a bordo podem ser configurados conforme as necessidades específicas do operador.

    Os assentos, por exemplo, estão disponíveis em diferentes níveis de conforto e reclinação, com materiais e acabamentos variados, permitindo que o cliente opte por modelos mais simples, para trajetos curtos, ou por versões luxuosas, ideais para longas viagens rodoviárias.

    Outros elementos, como sistemas de entretenimento, iluminação, ar-condicionado, Wi-Fi e até opções de segurança avançada, como câmeras e sensores, podem ser adicionados ou adaptados conforme a preferência do cliente.


    Modelos em Produção e o significado dos nomes

    Senior (Micro-ônibus)

    • Significado: O nome “Senior” remete à ideia de experiência e confiabilidade. Este micro-ônibus é projetado para oferecer transporte seguro e confortável para curtas e médias distâncias, geralmente usado em serviços de transporte urbano, escolar e de turismo.

    Torino (Ônibus Urbano)

    • Significado: “Torino” é uma homenagem à cidade italiana de Turim (Torino, em italiano), conhecida como um importante centro industrial e automotivo. O ônibus urbano Torino é um dos mais tradicionais da Marcopolo, reconhecido pela sua durabilidade e popularidade nas frotas urbanas brasileiras.

    Viale (Ônibus Urbano)

    • Significado: “Viale” significa “avenida” em italiano, simbolizando um veículo que transita por vias movimentadas, como as grandes avenidas das cidades. Este modelo é desenvolvido para operações em corredores de alta demanda e serviços de transporte coletivo urbano.

    Attivi (Ônibus Urbano Elétrico)

    • Significado: “Attivi” significa “ativo” em italiano, sugerindo modernidade e dinamismo. Este modelo é uma carroceria conceito para ônibus elétricos, representando o compromisso da Marcopolo com a inovação e a sustentabilidade no transporte coletivo urbano, promovendo soluções de mobilidade mais ecológicas e eficientes.

    Viaggio (Ônibus Rodoviário)

    • Significado: “Viaggio” é a palavra italiana para “viagem”, refletindo o propósito desse modelo de ônibus rodoviário, que é projetado para proporcionar conforto e segurança em longas viagens rodoviárias, ideal para trajetos intermunicipais e interestaduais.

    Paradiso (Ônibus Rodoviário)

    • Significado: “Paradiso” evoca a ideia de “paraíso”, remetendo ao conforto e sofisticação que este modelo de ônibus oferece. Geralmente utilizado em viagens longas e luxuosas, o Paradiso é um dos modelos mais completos e confortáveis da Marcopolo.

    Ideale (Ônibus para Fretamento ou Serviços Intermunicipais)

    • Significado: “Ideale” significa “ideal” em italiano, representando um veículo adaptável e prático para diferentes tipos de serviços, como fretamento e linhas intermunicipais. Este modelo é valorizado pela versatilidade e pelo conforto oferecido aos passageiros.

    Fundação e Primeiros Anos (1949-1960)

    A história começou a ser escrita em 6 de agosto de 1949, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Inicialmente, a empresa foi fundada como Nicola & Cia Ltda., um pequeno empreendimento com apenas oito sócios e quinze funcionários. Na época, poucas empresas no Brasil se dedicavam à fabricação de carrocerias para ônibus, e a Nicola & Cia já se destacava por seu empenho em aprimorar o transporte coletivo.

    Nos primeiros anos, a empresa operava em um galpão modesto localizado na esquina das ruas Treze de Maio e Os 18 do Forte, no centro de Caxias do Sul.

    A filosofia da empresa era investir continuamente em aprimoramento, tecnologia e expansão, o que rapidamente levou à produção de carrocerias de aço a partir de 1952. Esse compromisso com a inovação foi essencial para o crescimento e para o reconhecimento da Nicola no mercado de transporte de passageiros.

    Em 1957, o aumento da demanda por suas carrocerias tornou necessária a transferência da produção para o Bairro Planalto, onde a empresa continuou sua trajetória de crescimento.

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    A Década de 1960 e o Surgimento do Nome Marcopolo

    Durante a década de 1960, a empresa passou por uma transformação que a colocaria definitivamente no cenário global. Em 1961, a Nicola assinou seu primeiro contrato de exportação com uma empresa de transportes do Uruguai, marcando o início de sua atuação internacional. Em 1968, durante o VI Salão do Automóvel em São Paulo, a empresa lançou um novo modelo de ônibus com o nome “Marcopolo”, uma homenagem ao explorador italiano Marco Polo, que simbolizava o espírito de descoberta e expansão.

    Esse nome refletia não apenas o desejo da empresa de explorar novos caminhos, mas também representava a sua aspiração de conectar culturas e integrar pessoas por meio do transporte coletivo.

    Em 1971, o sucesso do modelo foi tão grande que a empresa adotou oficialmente o nome Marcopolo S.A.


    Expansão Internacional e Inovação na Década de 1970

    A década de 1970 foi um período de grandes inovações e expansão para a Marcopolo. Em 1970, foi lançado o Marcopolo II, que incluía a opção de um carro-leito luxuoso com até 45 poltronas-camas. Esse modelo de ônibus foi revolucionário para a época e reforçou a imagem da Marcopolo como fabricante de veículos de alta qualidade.

    Outro marco importante ocorreu em 1971, quando a Marcopolo assinou o primeiro Contrato de Transferência de Tecnologia com a Ensamblaje Superior de C.A., na Venezuela, para o fornecimento de carrocerias em sistema CKD, que eram montadas no país. Esse contrato consolidou a Marcopolo como a primeira empresa da indústria automobilística brasileira a vender tecnologia para o setor de ônibus.

    Em 1974, A Marcopolo recria seu conceito de ônibus rodoviário e lança seu modelo “padrão” chamado de Marcopolo III. EM 1978 lança seu primeiro ônibus rodoviário articulado produzido no Brasil, que foi concebido dentro da família “Marcopolo III”.

    Nessa mesma década iniciou a produção de trólebus urbanos movidos a eletricidade, voltados para o transporte urbano.

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    Marcopolo Ana Rech e as Décadas de 1980 e 1990 para a marca

    A década de 1980 marcou a inauguração da Unidade Ana Rech, em Caxias do Sul.

    A Unidade Ana Rech, da Marcopolo, localizada em Caxias do Sul, representa um marco na capacidade de produção e inovação da empresa no setor de transporte.

    Inaugurada com o objetivo de expandir a produção e atender à crescente demanda por veículos de transporte rodoviário e urbano, a unidade é uma das maiores e mais modernas fábricas de ônibus da América Latina.

    Projetada para incorporar tecnologias avançadas de manufatura, a planta é equipada com linhas de montagem automatizadas e processos otimizados que garantem a alta qualidade e a eficiência na produção de ônibus.

    Na mesma década de “80” a Marcopolo trouxe ao mercado o lançamento da Geração 4, com criação de novos modelos presentes no catálogo da empresa até os dias de hoje, como Viaggio, Paradiso Urbano Torino e Micro Sênior.

    Essa nova linha de ônibus trouxe inovações significativas para o mercado, consolidando a posição da Marcopolo como líder de mercado.

    Na década seguinte, em 1991, a Marcopolo inaugurou a Escola de Formação Profissional, reforçando seu compromisso com a qualificação e o desenvolvimento de mão de obra especializada.

    Em 1992 foi dado início à Geração 5 de ônibus da Marca, a famosa linha “GV”. Em 1995, a empresa lançou o Paradiso 1800 Double Decker, o primeiro ônibus brasileiro de dois andares, que rapidamente se tornou um sucesso no mercado.

    Outro marco importante foi a criação da Volare em 1998, unidade de negócios dedicada ao desenvolvimento de miniônibus, o que diversificou a atuação da Marcopolo e a tornou uma referência também no segmento de veículos menores.

    Galeria de Imagens Décadas de 80 e 90
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    Expansão Global, Sucessos com o Marcopolo G6 e Marcopolo G7 (2000-2010)

    A partir dos anos 2000, a Marcopolo intensificou sua expansão global, inaugurando plantas de produção em diferentes partes do mundo. Entre elas, destacam-se unidades em México, Egito, África do Sul, Argentina e Índia (em parceria com a Tata Motors).

    Esse movimento de internacionalização permitiu à empresa atender melhor aos mercados locais, adaptando seus modelos às necessidades específicas de cada região.

    Em 2005, a Marcopolo fundou o Banco Moneo S.A., uma instituição financeira focada no financiamento de produtos da própria marca, facilitando a aquisição de seus ônibus por parte dos clientes. No mesmo período, a empresa lançou a Geração VI de ônibus, que incluía modelos ainda mais modernos e eficientes para o transporte urbano e rodoviário.

    Durante esse tempo, a Marcopolo recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, como o título de Fabricante de Ônibus do Ano na Europa, em 2003, e a inclusão entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina em 2004.

    O ano de 2009, marcou um momento de grande inovação para o mercado de ônibus rodoviários no Brasil e no mundo. A Marcopolo lançava sua linha de ônibus batizado de “G7” e revolucionou o mercado de transporte rodoviário com uma geração com design e tecnologia que influenciaria a estética e a funcionalidade dos ônibus por mais de uma década.

    O projeto do Marcopolo G7 representava uma evolução significativa em comparação à geração anterior, oferecendo um visual moderno e aerodinâmico, melhorando a eficiência do consumo de combustível e proporcionando maior conforto aos passageiros.

    O sucesso da linha G7 foi impulsionado por seu design arrojado e pela integração de novas tecnologia, além da crise enfrentada pela Busscar a partir de 2008

    A Marcopolo investiu em melhorias no espaço interno, poltronas com novos tipos de materias, sistemas de ar-condicionado mais eficientes e um isolamento acústico aprimorado. Esses avanços contribuíram para uma viagem mais agradável, reduzindo o cansaço dos passageiros em viagens de longa distância.

    Em 2013, a Marcopolo realizou um leve facelift na linha G7, atualizando ainda mais seu design e tecnologia.

    Mais tarde, em 2019, a linha foi rebatizada para New G7, mantendo as características que a tornaram um sucesso e aprimorando ainda mais suas funcionalidades.

    Galeria de Imagens Décadas de 2000 e 2010
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    Evolução Recente e a Nova Geração G8 (2011-2020)

    Nos anos seguintes, a empresa continuou a lançar modelos inovadores, como o Viale BRT em 2011, um ônibus articulado desenvolvido para atender sistemas de transporte rápido. Em 2015, para comemorar seus 66 anos, a Marcopolo atingiu a marca de 400 mil unidades produzidas, um feito impressionante que reforçou sua posição como líder de mercado.

    Em 2021, a empresa lançou a Geração G8, consolidando-se ainda mais no mercado com modelos sofisticados, seguros e confortáveis. Esta geração trouxe inovações tecnológicas significativas, como sistemas de segurança aprimorados e design ergonômico, tornando os ônibus da Marcopolo ainda mais atraentes para operadores de transporte e passageiros.

    Galeria de Imagens Marcopolo G8 em Alta Resolução
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    A Presença Global da Marcopolo e sua Influência no Transporte Coletivo

    Hoje, a Marcopolo possui uma ampla rede de unidades fabris em diversos países. Além das plantas no Brasil e na América Latina, a empresa possui operações na África do Sul, onde fabrica ônibus urbanos e rodoviários adaptados para as condições locais.

    Na Índia, a parceria com a Tata Motors levou ao desenvolvimento de modelos adaptados ao mercado indiano, que demandava ônibus econômicos e resistentes. No Egito e no México, a Marcopolo tem fábricas voltadas para a produção de ônibus urbanos e intermunicipais, alinhados às exigências desses mercados.

    Essa presença global permite à Marcopolo adaptar sua produção conforme as demandas locais, fortalecendo sua posição como fornecedora de soluções de transporte em mercados variados e consolidando-se como uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo.

    Ônibus Marcopolo China
    Ônibus Marcopolo Índia (Tata Motors)
    Ônibus Marcopolo Índia (Tata Motors)

    Espaço Memória Marcopolo: Preservando a História e o Legado

    A Marcopolo também preserva sua história através do Espaço Memória Marcopolo – Valter Gomes Pinto, que possui um vasto acervo com mais de 120 mil itens, incluindo fotografias, documentos, gravações, troféus e muito mais.

    Esse espaço serve como um tributo ao impacto da empresa no setor de transporte e à sua importância para o desenvolvimento de Caxias do Sul. Além de preservar a memória, o espaço também funciona como um banco de dados, oferecendo informações que subsidiam decisões e ações da empresa no presente e no futuro.


    Aquisição da Ciferal e da Neobus

    A Marcopolo expandiu sua presença no mercado de transporte coletivo no Brasil e reforçou seu portfólio com a aquisição das marcas Ciferal e Neobus.

    A compra da Ciferal, realizada em 2001, permitiu que a Marcopolo aumentasse sua capacidade de produção e ampliou sua participação no mercado de ônibus urbanos.

    A Ciferal já era uma marca conhecida no Brasil, com uma longa tradição em carrocerias robustas e funcionais, e a aquisição possibilitou uma sinergia significativa com a Marcopolo, além de manter a produção voltada ao transporte urbano.

    Mais tarde, em 2016, a Marcopolo adquiriu a Neobus, outra marca de destaque no segmento de ônibus urbanos e rodoviários.

    Com essa aquisição, a Marcopolo buscou fortalecer sua atuação no mercado de transporte de massa e expandir sua oferta de veículos acessíveis e de qualidade. A Neobus trouxe ao portfólio da Marcopolo uma linha de produtos competitiva, reconhecida pela inovação e pelo design moderno.

    Essas aquisições consolidaram a posição da Marcopolo como líder no mercado brasileiro de ônibus e fortaleceram sua presença em diferentes segmentos, permitindo à empresa oferecer um portfólio ainda mais diversificado e atender a uma ampla gama de necessidades de transporte coletivo.


    Resume da cronologia da Marcopolo ao longo do tempo

    • 1949: Fundada em 6 de agosto em Caxias do Sul, RS, como Nicola & Cia Ltda. Iniciou com oito sócios e quinze funcionários, sendo uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias de ônibus.
    • 1952: Produção das primeiras carrocerias de aço.
    • 1957: Transferência para o Bairro Planalto devido ao aumento da produção.
    • 1961: Primeiro contrato de exportação com uma empresa de transportes do Uruguai.
    • 1968: Lançamento do ônibus Marcopolo no VI Salão do Automóvel em São Paulo. A marca “Marcopolo” homenageia o navegador italiano Marco Polo.
    • 1970: Lançamento do Marcopolo II, um carro-leito luxuoso com até 45 lugares.
    • 1971: O sucesso do ônibus Marcopolo levou a empresa a adotar o nome Marcopolo S.A. Assinado o 1º contrato de transferência de tecnologia com a Venezuela.
    • 1972: Recebimento do Prêmio Distinção Indústria pelo sucesso do Micro-ônibus Marcopolo Jr.
    • 1974: Lançamento do rodoviário “padrão” Marcopolo III e participação no projeto BRT de Curitiba.
    • 1977: Paulo Bellini é eleito presidente do Conselho de Administração.
    • 1978: Lançamento do Marcopolo III Articulado, o primeiro ônibus rodoviário intermunicipal articulado do Brasil.
    • 1979: Início da produção de trólebus para transporte urbano.
    • 1981: Inauguração da Unidade Ana Rech em Caxias do Sul.
    • 1983: Lançamento da Geração IV, com os modelos Viaggio, Paradiso, Strada, Urbano Torino e Micro Sênior.
    • 1988: Criação da Fundação Marcopolo.
    • 1991: Inauguração da Escola de Formação Profissional Marcopolo.
    • 1992: Lançamento da Geração V, com os modelos Viaggio 850, Viaggio 1000, Paradiso 1150 e Paradiso 1450.
    • 1995: Lançamento do Paradiso 1800 Double Decker, o primeiro ônibus rodoviário de dois andares da marca.
    • 1998: Lançamento do miniônibus Volare, que em 2001 se tornou uma unidade de negócios focada em miniônibus.
    • 2000: Lançamento da Geração 6. Recebimento do Prêmio AutoData e do Prêmio Destaque no Marketing.
    • 2001: Aquisição da Ciferal e sua planta em Duque de Caxias/RJ
    • 2003: A Fábrica eleita Fabricante de Ônibus do Ano na Europa.
    • 2005: Criação do Banco Moneo S.A., para financiamento de produtos Marcopolo.
    • 2006: Parceria com a Tata Motors, marcando a expansão internacional.
    • 2007: Produção do ônibus de número 200 mil.
    • 2008: Lançamento do programa “Envolver”, de inclusão para pessoas com deficiência.
    • 2009: Lançamento da Geração 7, com modelos como Paradiso 1200 e Viaggio 1050.
    • 2011: Lançamento do Viale BRT.
    • 2012: Lançamento do modelo Audace para linhas curtas e médias.
    • 2013: Lançamento do novo Torino e facelift da Geração 7
    • 2015: Lançamento de cinco novos modelos, entre eles o Paradiso 1350 e Torino Express. A produção ultrapassa as 400 mil unidades.
    • 2016: Aquisição da Neobus e sua planta em Caxias do Sul.
    • 2018: Lançamento do Marcopolo New G7
    • 2020: Lançamento do Marcopolo Parts e da plataforma Biosafe para a retomada segura do transporte.
    • 2021: Lançamento da Geração G8 e da Marcopolo Collection.

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