Pular para o conteúdo

A História do Chassi para Ônibus Scania K113 e Seu Sucesso com a Cometa

    SCANIA 113 VIAÇÃO COMETA

    O chassi para ônibus rodoviários Scania 113 (ou K113) é um dos marcos mais importantes na história do transporte rodoviário brasileiro. Produzido pela sueca Scania, este chassi conquistou um lugar de destaque nas frotas de diversas empresas de transporte, mas seu legado é especialmente associado à Viação Cometa, onde se tornou uma verdadeira lenda das estradas.

    CMA FLECHA AZUL SCANIA K113CL

    O Início da Produção do Scania 113 para ônibus rodoviários.

    A produção do Scania K113 começou em 1988, em um período em que a demanda por ônibus de alta performance e durabilidade estava crescendo significativamente. Este chassi foi projetado para oferecer robustez, potência e conforto, características essenciais para o transporte de passageiros em longas distâncias. A Scania, com sua tradição de engenharia de ponta, incorporou no K113 uma série de inovações tecnológicas que o tornaram um dos modelos mais avançados de sua época.

    Ônibus Boi Bandido da Gontijo | Busscar Jum Buss 360 com chassi Scania K113TL (Versão de 362cv com câmbio de 8 marchas)

    Características Técnicas

    O Scania 113 (K113) veio equipado com um motor de 11 litros, capaz de gerar entre 310 e 360 cavalos de potência, dependendo da versão. Esta potência, combinada com um sistema de suspensão a ar, proporcionava uma viagem mais suave e confortável, mesmo nas estradas mais desafiadoras. Além disso, o K113 contava com uma estrutura reforçada e um sistema de freios avançado, garantindo segurança e confiabilidade.

    PAINEL DO SCANIA 113 DA VIAÇÃO COMETA | CMA FLECHA AZUL

    A Adoção pela Viação Cometa

    A Viação Cometa, uma das maiores e mais tradicionais empresas de transporte rodoviário do Brasil, foi uma das principais operadoras a adotar o Scania 113 em sua frota. Fundada em 1948, a Cometa sempre foi conhecida por seus ônibus modernos e velozes. A introdução do K113 em sua frota foi mais um passo em parceria com a Scania para manter essa reputação.

    ÔNIBUS SCANIA 113 VIAÇÃO COMETA | CARROCERIA CMA FLECHA AZUL

    A Lendária Carroceria Flecha Azul

    Um dos aspectos mais icônicos do sucesso do Scania K113 foi sua combinação com a carroceria Flecha Azul, fabricada pela própria Cometa em suas oficinas. A construção de toda carroceria em alumínio, aliada ao desempenho robusto do chassi K113, resultou em um veículo veloz e econômico e que rapidamente se tornou um ícone nas estradas brasileiras.

    ÔNIBUS SCANIA 113 VIAÇÃO COMETA | CARROCERIA CMA FLECHA AZUL

    Sucesso e Legado

    O sucesso do Scania 113 com a carroceria Flecha Azul foi imediato. A combinação desses dois elementos criou um padrão de excelência no transporte rodoviário, que rapidamente se espalhou para outras empresas. O K113 tornou-se um símbolo de durabilidade e eficiência, sendo utilizado por diversas outras operadoras em suas frotas.

    Durante os anos 1990, a Viação Cometa ampliou significativamente sua frota de K113, tornando-se a maior operadora deste chassi no Brasil. A confiabilidade do K113 foi testada nas estradas mais difíceis, e o chassi sempre se destacou por sua performance consistente e manutenção relativamente simples.

    Fim da Produção

    A produção do Scania K113 foi encerrada em 1999, após mais de uma década de sucesso nas estradas. No entanto, seu legado perdura até hoje. Muitos dos ônibus equipados com o chassi K113 ainda estão em operação, atestando a durabilidade e a qualidade do projeto. Além disso, a memória do Flecha Azul continua viva na mente dos entusiastas de transporte e nos registros históricos da Viação Cometa.

    O PREFIXO 7455 FOI O ÚLTIMO ÔNIBUS CMA FLECHA AZUL PRODUZIDO PELA COMETA, MARCANDO O FIM DE UMA ERA O VEÍCULO ENCONTRA-SE PRESERVADO NO MUSEU DA COMETA EM SÃO PAULO

    Obrigado pela visita!

    Veja nossas categorias: HistóriaAjudaNovidadesÔnibus a venda, e muito mais assuntos.

    Conheça Nosso canal no Youtube

    Siga-nos nas redes sociais Instagram e Facebook

    Marcações:

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Sair da versão mobile