A produção do Scania K113 começou em 1988, em um período em que a demanda por ônibus de alta performance e durabilidade estava crescendo significativamente. Este chassi foi projetado para oferecer robustez, potência e conforto, características essenciais para o transporte de passageiros em longas distâncias. A Scania, com sua tradição de engenharia de ponta, incorporou no K113 uma série de inovações tecnológicas que o tornaram um dos modelos mais avançados de sua época.
Características Técnicas
O Scania 113 (K113) era equipado com motor de 11 litros e que era capaz de gerar entre 310 e 360 cavalos de potência, dependendo da versão. Esta potência, combinada com um sistema de suspensão a ar, proporcionava uma viagem mais suave e confortável, mesmo nas estradas mais desafiadoras. Além disso, o K113 contava com uma estrutura reforçada e um sistema de freios avançado, garantindo segurança e confiabilidade.
A Gontijo teve versões do chassi Scania 113 tanto em modelos motor dianteiro, modelos com motor traseiro e tração 4×2, além de ônibus com motor traseiro e tração 6×2.
Nesse Post vamos reviver um exemplar da Gontijo com carroceria Busscar Jum Buss série 10000, em algumas fotos internas para esse modelo que marcou época na história do ônibus.
A grande maioria dos veículos da série já foi vendida e o ônibus utilizado para registro de algumas fotos não encontra-se mais em operação comercial pela empresa mas realiza serviços internos de transporte de funcionários.
Obrigado pela visita!
Veja nossas categorias: História, Ajuda, Novidades, Ônibus a venda, e muito mais assuntos.
Conheça Nosso canal no Youtube