O Busscar Urbanuss Pluss, lançado em 1999, foi um marco na história dos ônibus urbanos no Brasil. Ele representava uma evolução em design, conforto e tecnologia, além de trazer refinamentos que o destacaram de seus concorrentes na época.
Com a proposta de ser um modelo premium, o Urbanuss Pluss chegou ao mercado para concorrer diretamente com veículos como o Marcopolo Viale, o Caio Millennium, e mais tarde o Caio Apache Vip.
A inovação e o cuidado da Busscar em criar um produto diferenciado fizeram com que o Urbanuss Pluss fosse muito bem aceito, não só no Brasil, mas também em mercados internacionais.
Design Arrojado e Variações de Produção
O diferencial mais marcante do Busscar Urbanuss Pluss era seu design inovador para a época. Suas linhas arredondadas e harmoniosas o destacavam visualmente dos concorrentes, especialmente em comparação ao Urbanuss, seu “irmão” na linha de ônibus urbanos da Busscar.
O Urbanuss Pluss trazia uma estética mais moderna e refinada, com acabamentos internos e externos que elevavam o padrão de qualidade.
Além de seu design e acabamento mais sofisticado, o Urbanuss Pluss foi o único modelo de uma mesma geração a receber uma quantidade impressionante de variações na carroceria.
As diferentes versões vendidas foram:
- Motor dianteiro curto
- Motor dianteiro convencional
- Motor dianteiro alongado
- Motor traseiro com piso alto
- Motor traseiro com piso baixo
- Motor traseiro trucado (15 metros)
- Articulado com motor traseiro
- Articulado com motor dianteiro
- Articulado com motor central Volvo
- Trolebus convencional
- Trolebus articulado
- Double Decker Turístico
Essa versatilidade fez com que o Urbanuss Pluss atendesse às mais diversas necessidades de operadores, desde linhas urbanas densas até serviços especializados, como aeroportos e sistemas de transporte de massa.
A capacidade de adaptar o modelo a diferentes configurações tornou-o uma opção atrativa para frotas de ônibus em várias regiões do Brasil e em outros países.
O Ônibus Turismo Curitiba foi um dos grandes exemplos da versatilidade do Urbanuss Pluss
Conheça a Loja do Clube do Ônibus
CONHEÇA AGORA NOSSA LOJAConcorrentes do Busscar Urbanuss Pluss
Marcopolo Viale
Um dos principais concorrentes do Busscar Urbanuss Pluss foi o Marcopolo Viale, lançado em 1998. O Viale também apostava em um design diferenciado e moderno, mas com linhas diferentes do seu “irmão” o Marcopolo Torino.
Apesar de oferecer um bom nível de conforto e tecnologia, o Viale não conseguiu acompanhar a versatilidade de configurações oferecidas pelo Urbanuss Pluss. Enquanto o Viale focava em versões com motor traseiro e articulado, o Urbanuss Pluss dominava o mercado com sua ampla gama de opções, que ia desde motores dianteiros até soluções para trolebus.
Ainda assim, a Marcopolo teve seu espaço garantido no mercado com o Viale e permaneceu sendo um concorrente à altura, principalmente pela tradição da Marcopolo e sua forte presença no setor de ônibus urbanos no Brasil e no exterior.
A Competição com o Caio Millennium
Caio Millennium
Outro concorrente de peso para o Urbanuss Pluss foi o Caio Millennium, um modelo que também visava oferecer um design moderno e funcional. Lançado no final dos anos 1990, o Millennium era reconhecido por seu design diferenciado e era a versão “Premium” da linha de ônibus urbanos da CAIO.
No entanto, o Millennium tinha a qualidade de sua carroceria questionável, enquanto o Urbanuss Pluss buscava se destacar pelo refinamento de seu sua carroceria, com qualidade superior de acabamentos na maioria dos componentes.
A Chegada do Caio Apache Vip
Caio Apache Vip
A chegada do Caio Apache Vip em meados dos anos 2000 trouxe um novo desafio para o Urbanuss Pluss.
O Apache Vip tornou-se rapidamente o modelo mais popular da Caio Induscar, focando em simplicidade, custo-benefício e durabilidade.
Ele atendia a uma demanda crescente por ônibus mais acessíveis, tanto em custo de aquisição quanto de manutenção. Enquanto o Apache Vip não buscava competir diretamente no segmento premium, ele foi capaz de abocanhar uma grande parte do mercado ao oferecer uma solução eficaz e econômica para operadores de transporte público.
Nesse contexto, o Urbanuss Pluss manteve sua posição como um modelo de nicho, focado em atender a operadores que buscavam diferenciação através de maior conforto e estética.
Embora o Apache Vip tenha sido um grande sucesso de vendas, o Urbanuss Pluss continuou sendo valorizado por seu público-alvo específico.
O Sucesso e a Expansão Internacional
O sucesso do Busscar Urbanuss Pluss não se restringiu apenas ao Brasil. O modelo foi amplamente exportado para outros países da América Latina, como Chile, Argentina, e Uruguai, onde operou em diversas cidades importantes. Essa aceitação internacional se deu não só pela qualidade e versatilidade do modelo, mas também pela reputação sólida que a Busscar havia construído ao longo dos anos.
Além das exportações, o Urbanuss Pluss também foi escolhido para operar em serviços internos de aeroportos brasileiros, como em Guarulhos, Brasília e Galeão. O conforto oferecido pelo ônibus, combinado com sua capacidade de adaptação para diferentes tipos de serviço, fez dele uma escolha ideal para o transporte de passageiros em aeroportos movimentados, onde o conforto e a eficiência são essenciais.
A Segunda Geração e o Fim de uma Era
Em 2009, a segunda geração do Busscar Urbanuss Pluss foi lançada, trazendo uma reestilização sutil e modernizações que tentavam manter o modelo competitivo em um mercado que se tornava pouco a pouco cada vez mais “padronizado” para opções mais mais baratas e de baixo custo.
No entanto, a Busscar já estava enfrentando sérios problemas financeiros à época, o que dificultou a continuidade do sucesso da segunda geração.
Em 2012, a produção do Urbanuss Pluss foi descontinuada, marcando o fim de uma das carrocerias urbanas mais icônicas da Busscar.
A segunda geração não repetiu o sucesso da primeira, em grande parte devido à falência iminente da empresa, mas o legado do Urbanuss Pluss permaneceu.
Até hoje, muitos desses veículos continuam em operação, seja em linhas urbanas, seja em serviços especiais, como os de aeroportos. Seu impacto no mercado de ônibus urbanos brasileiros e internacionais não pode ser subestimado, tendo sua versatilidade como grande trunfo para a Busscar, mantendo um legado que estará presente na memória de muitas pessoas.
Conheça a Loja do Clube do Ônibus
CONHEÇA AGORA NOSSA LOJAGostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.
Veja nossas categorias: História, Ajuda, Novidades, Ônibus a venda, e muito mais assuntos.
Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube
Pingback: Caio Apache VIP: O Ônibus Urbano Mais Vendido do Brasil
Pingback: Harold Nielson: O Visionário Empresário Criador da Busscar
Pingback: Busscar: Conheça a Lendária Fábrica de Ônibus de Joinville