Pular para o conteúdo

Transporte Rodoviário no Brasil. Serviços e Comodidades

    Transporte Rodoviário no Brasil

    O transporte rodoviário de passageiros, ao longo das últimas décadas, tem vivenciado uma revolução tecnológica significativa, com a introdução de ônibus com motores menos poluentes e uma perspectiva de implementação de veículos elétricos para rotas de médias distâncias.

    Essas inovações não apenas contribuem para uma significativa redução do impacto ambiental, mas também melhoram a eficiência energética dos veículos.

    Paralelamente, os Ônibus Double Decker têm sido aprimorados para oferecer níveis superiores de conforto, com serviços cada vez mais sofisticados, onde os Ônibus Leito e os Ônibus Leito Cama têm ganhado cada vez mais relevância para passageiros e frotistas e que transformam a experiência de viagem em uma jornada de luxo e relaxamento.

    Transporte Rodoviário Passageira

    Sofisticação no Transporte Rodoviário

    Ônibus Double Decker

    Os ônibus de dois andares, conhecidos como Double Deckers, têm se destacado não apenas pela capacidade de transportar um maior número de passageiros, mas também por proporcionarem uma viagem de ônibus mais prazerosa para os passageiros que buscam o luxo e conforto oferecidos a bordo.

    Um dos modelos em destaque é o Marcopolo G8, que na linha Paradiso 1800DD, apresenta opções sofisticadas com poltronas leito cama, que reclinam até 180 graus, sistemas de entretenimento e diversas comodidades a bordo, oferecendo conforto comparável ao serviço de primeira classe em um avião.

    Conforto e Comodidades

    Além das poltronas leito cama, os ônibus mais modernos vêm equipados com uma série de comodidades destinadas a melhorar a experiência de viagem. Isso inclui Wi-Fi, sistemas de entretenimento individuais, iluminação ambiente, e até mesmo serviços de bordo que oferecem refeições e bebidas.

    O foco é proporcionar uma experiência que possa rivalizar com a das companhias aéreas.

    Segurança Avançada

    A segurança continua sendo uma prioridade, com a introdução de sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de estabilidade, frenagem automática de emergência e câmeras de visão noturna. Essas tecnologias não só melhoram a segurança nas estradas mas também contribuem para a confiança dos passageiros no serviço de transporte rodoviário.

    Tipos de Ônibus Transporte Rodoviário

    Para viagens intermunicipais, interestaduais e internacionais, os ônibus para transporte rodoviário priorizam conforto e serviços diferenciados. Entre os tipos, destacam-se:

    • Ônibus Convencional: Assentos simples, mas reclinável. Sem serviços adicionais.
    • Ônibus Executivo: Assentos reclináveis, ar-condicionado e sanitário.
    • Ônibus Semi Leito: Comodidades do Serviço executivo, com maior reclinação e apoio para as pernas.
    • Ônibus Leito: Assentos mais largos, que reclinam quase totalmente, ideais para longas distâncias.
    • Ônibus Leito Cama: Máximo conforto, com assentos que se transformam em camas.
    • Tipos de Ônibus_Ônibus Leito Cama por Dentro Marcopolo G8

    Ônibus Leito e Ônibus Leito Cama São Diferentes

    Muitas pessoas confundem Ônibus Leito com o Ônibus Leito Cama, mas eles possuem diferenças importantes que podem impactar no conforto e na experiência da viagem.

    O Ônibus Leito oferece poltronas mais largas, com maior reclinação (em torno de 150°), descanso para pernas e um padrão de conforto elevado, geralmente incluindo mantas e travesseiros.

    Já o Leito Cama é ainda mais exclusivo, com poltronas que reclinam quase 180°, proporcionando uma experiência semelhante a uma cama de verdade, além de espaço individual ainda maior e um acabamento premium.

    Viajar em um ônibus leito é sinônimo de conforto, mas quando falamos do Leito Cama, o nível de sofisticação e privacidade atinge um patamar ainda mais elevado e não chega nem aos pés de um ônibus semi leito por dentro.

    • Ônibus da Gontijo Leito

    Fabricantes de Carrocerias para Transporte Rodoviário

    A indústria brasileira de carrocerias de ônibus é referência mundial, com marcas reconhecidas por produzir quaisquer tipos de ônibus personalizado a gosto do cliente ou com foco no tipo de serviço de cada frotista.

    • Busscar: Joinville (SC)
    • Comil: Erechim (RS)
    • Irizar: Botucatu (SP)
    • Marcopolo: Caxias do Sul (RS) – Duque de Caxias (RJ)
    • Mascarello: Cascavel (PR)
    • COMIL CAMPIONE
    • Tipos de Ônibus_Rodoviário Double Decker Marcopolo G8

    Fabricantes de Chassis para Transporte Rodoviário

    Os chassis são a base mecânica para montagem das carrocerias dos ônibus e seus diversos tipos, que são encomendados pelo operador/cliente. Entre os fabricantes de chassi para transporte rodoviário de passageiros no Brasil estão:

    • Mercedes-Benz: Possui a maior gama de tipos de chassis para ônibus e atende a todas as categorias de serviços.
    • Volkswagen Caminhões e Ônibus: Oferece soluções eficientes para micro ônibus, e rodoviários de médias distâncias.
    • Scania: Reconhecida por seus chassis robustos e econômicos, atualmente tem grande parte das vendas concentradas apenas para transporte rodoviário.
    • Volvo: Destaque em robustez e segurança, oferece gama de chassis para ônibus rodoviários com foco em robustez e economia.
    • Agrale: Líder na produção de chassis para micro ônibus.
    • Iveco: Crescendo no mercado com opções para micro ônibus e ônibus médios com motor dianteiro que podem realizar transporte rodoviário de médias distâncias.

    Serviços não obrigatórios no transporte Rodoviário

    Embora muitas empresas de transporte rodoviário ofereçam uma uma série de comodidades para seus passageiros, alguns serviços adicionais NÃO são obrigatórios, mas podem ser disponibilizados como cortesia dependendo da empresa de transporte:

    Tomadas USB ou Tomadas 110V:

    Boa parte das empresas têm oferecido tomadas USB ou Tomadas 110V para que os passageiros possam carregar seus dispositivos eletrônicos durante a viagem, mas atenção, NÃO são itens obrigatórios em qualquer tipo de serviço do transporte rodoviário brasileiro.

    Sistema de Wi-Fi:

    O Wi-Fi a bordo também NÃO é um serviço obrigatório, mas pode ser encontrado em algumas empresas de transporte. A conectividade à internet durante a viagem permite que os passageiros naveguem na web, trabalhem ou se comuniquem enquanto estão em trânsito.

    Travesseiro e Manta:

    Travesseiros e mantas não são obrigatórios, mas são oferecidos por algumas empresas para aumentar o conforto dos passageiros, especialmente em viagens noturnas para os serviços do tipo leito ou leito cama. Essas cortesias adicionais ajudam os passageiros a descansar melhor, proporcionando uma experiência de viagem mais relaxante.


    Obrigado por sua visita e seja muito bem vindo à página do Clube do Ônibus.

    Compartilhe esse conteúdo sobre transporte rodoviário no Brasil.


    Acompanhe em nossa página Notícias Sobre Ônibus e muito mais assuntos.

    Conheça Nossas Lojas: Loja de Camisetas de Ônibus | Loja de Quadros de Ônibus

    Conheça o canal do Clube do Ônibus no Youtube