A introdução do ônibus articulado no Brasil foi marcada pelo pioneirismo da Scania com o lançamento do chassi B111, uma adaptação inovadora do popular caminhão 111 “Jacaré”.
Esse modelo de ônibus articulado contava com motor frontal e sistemas de articulação integrados tanto no chassi quanto na carroceria, representando um avanço significativo na capacidade e eficiência do transporte público urbano brasileiro.
Um pouco da História do Ônibus Articulado no Brasil
Durante as décadas de 70 e 80, o mercado brasileiro de ônibus articulados foi fortemente dominado por duas marcas suecas: Scania e Volvo. Essa época marcou uma intensa rivalidade entre esses dois gigantes, que se esforçavam para inovar e capturar a maior fatia possível desse segmento em crescimento.
Neste período, a Scania e a Volvo praticamente monopolizavam o mercado de ônibus articulados no Brasil. A Mercedes-Benz, outro nome forte no setor de ônibus, só começou a entrar nesse segmento específico nos anos 90, deixando quase duas décadas de disputa direta entre as duas marcas suecas.
Os Chassis para Ônibus Articulado Scania
A Scania, com seus modelos B111, F112, S112, F113, e S113, todos com motorizações frontais, estabeleceu-se ao longo do tempo como uma grande opção para os frotistas que desejavam veículos de maior porte.
Esses modelos eram conhecidos por sua robustez e capacidade de adaptação a diversas condições de operação, tornando-os escolhas populares para operadores de transporte público em áreas urbanas e interurbanas e rodoviárias.
A Disputa com a Volvo
A Volvo, por sua vez, competia diretamente com a Scania com seus modelos icônicos Volvo B58 e Volvo B10M.
O Volvo B58 foi introduzido na década de 70 e se destacou por sua confiabilidade e desempenho, enquanto o B10M, lançado posteriormente, foi reconhecido por sua robustez, força e conforto para os motoristas e passageiros, já que assim como no caso do B58, tinha seu motor posicionado debaixo do piso do salão de passageiros, ao contrário dos modelos Scania que ofereciam ônibus articulado apenas com motorização frontal.
Ambos os modelos Volvo eram bem adaptados tanto para aplicações urbanas quanto para viagens de média e longa distância, oferecendo uma forte concorrência para os chassis da Scania.
A Volvo com sua fábrica em Curitiba trouxe ao mercado o primeiro ônibus biarticulado do Brasil, feito que a Scania só “copiou” quase quatro décadas depois.
Fatores de Competição Entre Scania e Volvo
A competição entre Scania e Volvo no mercado brasileiro de ônibus articulados foi marcada por uma série de estratégias e inovações que ajudaram a moldar o setor de transporte público. A rivalidade, além de impulsionar o avanço tecnológico, refletiu uma luta contínua para capturar e manter uma posição de liderança no mercado. Vamos aprofundar os fatores que alimentavam essa competição:
Inovação Tecnológica
Scania e Volvo estavam em uma corrida constante para superar uma à outra em termos de inovação tecnológica. Isso não se limitava apenas ao desenvolvimento de motores mais eficientes e sistemas de propulsão avançados, mas também à integração de tecnologias emergentes que melhoravam a experiência geral de transporte:
- Eficiência Energética: Ambas as marcas buscavam maneiras de melhorar a eficiência de combustível de seus veículos através de melhorias aerodinâmicas, sistemas de transmissão mais eficazes e o uso de materiais mais leves.
- Segurança Aprimorada: Introdução de sistemas de segurança avançados, como controle eletrônico de estabilidade, frenagem automática de emergência e sistemas de aviso de colisão, que ajudavam a prevenir acidentes e garantir a segurança dos passageiros.
- Conforto dos Passageiros: Inovações em sistemas de suspensão, isolamento acústico melhorado e designs de interiores mais confortáveis eram regularmente atualizados para melhorar a experiência de viagem.
Adaptação ao Mercado Local
A capacidade de entender e adaptar-se às necessidades específicas do mercado brasileiro era vital para o sucesso de Scania e Volvo. Eles se esforçavam para oferecer produtos que não apenas atendessem, mas também antecipassem as demandas do mercado:
- Capacidade de Alta: Os ônibus eram projetados para lidar com o grande fluxo de passageiros típico das cidades brasileiras, garantindo que os veículos pudessem operar de maneira eficiente mesmo sob carga total.
- Durabilidade em Condições Variáveis: Dada a variedade de condições rodoviárias no Brasil, de estradas urbanas bem mantidas a rotas mais rústicas, ambos fabricantes se empenhavam em construir veículos robustos que pudessem suportar essas variações sem comprometer a performance ou a confiabilidade.
Os Ônibus Articulados Volvo no Brasil
Os chassis B58 e B10M da Volvo desempenharam papéis fundamentais no desenvolvimento e popularização dos ônibus articulados no Brasil e em outras partes do mundo.
A Volvo, conhecida por sua inovação e qualidade em veículos pesados na Europa, trouxe esses modelos ao mercado com a promessa de durabilidade, eficiência e capacidade adaptativa a diferentes necessidades de transporte público.
Volvo B58
Lançado na década de 1970, o Volvo B58 foi o segundo chassi de ônibus articulado introduzidos no Brasil e o primeiro biarticulado.
Sendo amplamente utilizado por sua robustez e confiabilidade, características que o tornaram ideal para o transporte urbano em cidades com alta demanda por sistemas de transporte coletivo eficientes.
O Volvo B58 era particularmente conhecido por sua capacidade de operar em rotas com tráfego intenso e grandes volumes de passageiros, sendo uma escolha comum para sistemas de transporte público em grandes centros urbanos.
Volvo B10M
O B10M, introduzido no mercado na década de 1980, foi uma evolução do B58, oferecendo ainda mais eficiência e conforto.
Esse modelo se destacou por sua motorização potente e design adaptável, que permitia a configuração tanto para ônibus urbanos quanto para modelos rodoviários.
O B10M foi muito bem recebido no mercado brasileiro e internacional, sendo utilizado não apenas como um ônibus urbano, mas também em aplicações de média e longa distância.
Sucesso e Legado do Ônibus Articulado Volvo no Brasil
O sucesso dos chassis B58 e B10M pode ser atribuído à filosofia da Volvo de priorizar a segurança, a qualidade e o desempenho ambiental.
Esses modelos ajudaram a estabelecer a Volvo como uma marca líder em soluções de transporte público.
A durabilidade e a capacidade de adaptação dos chassis permitiram que operadores de transporte ao redor do mundo maximizassem o retorno sobre o investimento, com veículos capazes de operar por muitos anos sem problemas significativos.
O legado desses chassis continua a influenciar os modelos mais recentes de ônibus articulados, com a Volvo continuando a inovar e a introduzir tecnologias mais limpas e mais eficientes, como os ônibus híbridos e elétricos.
A experiência acumulada com o B58 e o B10M também serviu como base para o desenvolvimento de modelos mais recentes que são adaptados às necessidades atuais de redução de emissões e eficiência energética.
Os chassis B58 e B10M não são apenas parte da história do transporte coletivo, mas também exemplos de como a inovação contínua pode transformar a indústria de transportes, oferecendo soluções que atendem às necessidades de mobilidade urbana de maneira sustentável e eficiente.
A Entrada da Mercedes-Benz nesse mercado
Quando a Mercedes-Benz finalmente entrou no mercado de ônibus articulados nos anos 90, encontrou um cenário altamente competitivo já estabelecido pelas duas marcas suecas.
Sua entrada foi marcada pelo lançamento do chassi O-400UPA com motor traseiro, que buscava combinar a eficiência de combustível com a tecnologia avançada do chassi com motorização traseira, tentando assim quebrar o duopólio de Scania e Volvo.
Em suma, a disputa entre a Scania e a Volvo não apenas moldou o mercado de ônibus articulados no Brasil, mas também impulsionou avanços significativos em termos de tecnologia de transporte público, deixando um legado duradouro que influenciaria futuras inovações no setor.
Ônibus Articulados em Fabricação no Brasil
Carrocerias Disponíveis
Marcopolo
- Torino: Tradicional e amplamente utilizado, conhecido por sua robustez e confiabilidade.
- Viale Express: Destinado ao transporte rápido, ideal para sistemas BRT (Bus Rapid Transit).
- Attivi (Ônibus Elétrico): Focado na sustentabilidade, este modelo elétrico combina tecnologia avançada com eficiência energética.
CAIO
- Millennium: Popular em muitas cidades brasileiras, adaptado para diversas configurações de transporte.
- E-Millennium (Ônibus Elétrico): Versão elétrica do Millennium, oferece uma solução ecológica para o transporte urbano.
Mascarello
- Gran Metro: Carroceria moderna e eficiente, projetada para grandes volumes de passageiros em rotas urbanas.
Chassis Ônibus Articulado Motor Diesel Euro 6
Mercedes-Benz
- O-500MA (Piso Alto): Adequado para operações que requerem grande capacidade de passageiros.
- O-500MDA (Super Articulado Piso Alto): Para rotas de alta demanda, proporciona máximo aproveitamento de espaço e eficiência.
- O-500UA (Piso Baixo): Facilita o acesso de passageiros, ideal para sistemas com plataformas de embarque niveladas.
- O-500MDA (Super Articulado Piso Baixo): Combina alta capacidade e acesso facilitado, perfeito para ambientes urbanos densos.
Ficha técnica Ônibus Articulados Mercedes Benz
O 500 MA 2938 Euro 6 Ficha técnica
- Categoria: Articulado de piso alto para uso urbano
- Motor: MB OM 460 LA, 381 cv, torque 1.900 Nm
- Suspensão: Pneumática com controle eletrônico (ECAS)
- Freios: Disco, Freio-motor, Top Brake, ABS, EBS
- Capacidade: Até 173 passageiros
- PBT: 29 toneladas
- Dimensões Encarroçado: Até 18,6 m
- Combustível: Tanque 20 L, Arla 32 – 35 L
O 500 UA 2938 Euro 6 Ficha técnica Resumida
- Categoria: Articulado de piso baixo para uso urbano
- Motor: MB OM 460 LA, 381 cv, torque 1.900 Nm
- Suspensão: Pneumática com controle eletrônico (ECAS)
- Freios: Disco, Freio-motor, Top Brake, ABS, EBS
- Capacidade: Até 135 passageiros
- PBT: 29 toneladas
- Dimensões Encarroçado: Até 18,6 m
- Combustível: Tanque 20 L, Arla 32 – 35 L
O 500 UDA 3738 Euro 6 Ficha técnica
- Categoria: Super Articulado de piso baixo para uso urbano
- Motor: MB OM 460 LA, 381 cv, torque 1.900 Nm
- Suspensão: Pneumática com controle eletrônico (ECAS)
- Freios: Disco, Freio-motor, Top Brake, ABS, EBS
- Capacidade: Até 175 passageiros
- PBT: 37 toneladas
- Dimensões Encarroçado: Até 23,0 m
- Combustível: Tanque 20 L, Arla 32 – 35 L
O 500 MDA 3738 Euro 6 Ficha técnica
- Categoria: Super Articulado de piso alto para uso urbano
- Motor: MB OM 460 LA, 381 cv, torque 1.900 Nm
- Suspensão: Pneumática com controle eletrônico (ECAS)
- Freios: Disco, Freio-motor, Top Brake, ABS, EBS
- Capacidade: Até 190 passageiros
- PBT: 37 toneladas
- Dimensões Encarroçado: Até 23,0 m
Scania
- K320 (Piso Alto e Piso Baixo): Oferece flexibilidade para diversas configurações de rotas e é conhecido pela durabilidade e eficiência de combustível.
A nova linha de ônibus urbanos da Scania foi criada para satisfazer as demandas mais rigorosas dos operadores de transporte quanto à segurança, sustentabilidade e rentabilidade.
Equipada com uma ampla variedade de opções de trens de força, essa geração oferece uma redução de até 13% no consumo de combustível, além de emitir baixos níveis de poluentes e produzir menos ruído. Assim, ela alia mobilidade sustentável a uma economia operacional eficiente.
Chassis Ônibus Articulados com Motores Elétricos
BYD
D11A (Piso Alto): Chassis elétrico que proporciona uma operação limpa e silenciosa, ideal para centros urbanos.
D11B (Piso Baixo): Versão de piso baixo, facilita o embarque e desembarque, promovendo a inclusão.
Esses chassis de ônibus articulado foram desenvolvidos especificamente para projetos de BRT (Bus Rapid Transit), com até 23 metros de comprimento, e oferece várias características avançadas para melhorar a eficiência e o conforto.
O projeto do chassi inclui suspensão pneumática em todos os eixos, motores elétricos BYD integrados nas rodas do 2º e 3º eixos, e um chassi tubular de alta resistência, dispensando alongamentos para carrocerias até 23 metros.
Equipado com freios a disco com ABS/EBS e capacidade de frenagem regenerativa, aumenta a segurança e a autonomia do veículo. O ajuste da coluna de direção é regulável, otimizando a ergonomia para o motorista. Os chassis BYD tem previsão de até 250 km de autonomia, com 5 anos de garantia no trem de força e são certificados pelas normas ISO 9001/2015 e ISO 14001/2015.
Volvo
BZRT (Articulado e Biarticulado): Opções de ônibus articulado elétrico e também a versão biarticulado.
O Volvo BZRT elétrico é o modelo de chassi para ônibus articulado ou biarticulado de última geração que destaca a evolução da eletromobilidade da Volvo.
Disponível com comprimento de até 21.600 mm para ônibus articulado, ou 27.600 mm para ônibus biarticulados, este ônibus oferece capacidades de peso bruto de 32.500 a 34.000 kg para articulados e até 47.000 kg para biarticulados.
O modelo conta com um ambiente de condução avançado, incluindo painel digital e controles ergonomicamente posicionados, garantindo conforto e segurança para o motorista. O trem de força totalmente elétrico da Volvo inclui dois motores EPT802 que fornecem uma potência combinada de 400 kW e são alimentados por uma bateria de alta capacidade que varia de 540 kWh a 720 kWh, dependendo do modelo. O ônibus também suporta vários métodos de carregamento, com uma potência máxima de carregamento de até 450 kW.
Adicionalmente, o BZRT está equipado com uma série de tecnologias de segurança, como sistemas de assistência ao motorista e monitoramento de estabilidade, além de um sistema de gerenciamento térmico para otimizar o desempenho da bateria. A suspensão a ar controlada eletronicamente e os freios avançados garantem uma viagem suave e segura.
Ônibus Articulado Elétrico da Mercedes Benz
O ônibus articulado elétrico eO500UA, desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil, está previsto para chegar ao mercado em 2026. Este modelo representa uma expansão significativa na oferta de soluções de eletromobilidade da empresa para o Brasil e América Latina.
O veículo está atualmente em fase de testes no Campo de Provas em Iracemápolis, São Paulo, e também está sendo desenvolvido em conjunto com a Daimler Buses na Alemanha.
O eO500UA foi apresentado durante a LatBus 2024, o maior evento do setor de ônibus na América Latina, que ocorreu em São Paulo.
Segundo Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, o ônibus é uma versão mais avançada do eO500U, já em circulação em São Paulo.
O novo modelo é articulado de piso baixo, adequado para carrocerias de 18 metros, ideal para grandes capitais. Ele se diferencia pelo motor elétrico central, ao contrário do motor nas rodas do modelo menor, e usa baterias NMC3 de última geração, com autonomia de até 250 km transportando 120 passageiros.
Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, enfatiza que as entregas começarão em 2026, mas a empresa já está preparada para auxiliar os clientes na adoção do eO500UA e do eO500U em suas frotas.
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